Cuidados com Ouvido, Nariz e Garganta da Criança


OUVIDO DA CRIANÇA:

  1. Não  usar  cotonete. (O cotonete empurra a cera no conduto auditivo provocando diminuição da audição temporária). Ou mesmo, ferindo o conduto ocasionando otite externa.
  2. O certo é usar de vez em quando a ponta da toalha para remoção do cerume (O excesso de cera sai espontaneamente pelo conduto).
  3. Observar se seu filho pede para aumentar o volume da TV, sendo que você escuta normalmente, ou você observa que ao diminuir o volume ele não escuta, ou mesmo ao perguntar algo ele sempre pergunta: o que?
  4. Obs.:  Ele pode estar desenvolvendo uma patologia auditiva.
  5. Não se deve colocar aparelhos sonoros em alto volume, como também usar walkman. Eles podem prejudicar sua audição. 
  6. Orientar seu filho a não colocar objetos nos ouvidos. se tiver colocado não manipule, procure o otorrino.
  7. Pode ocorrer após sindrome gripal dor no ouvido, ou mesmo supurar, isto significa otite média aguda, leve ao otorrinolaringologista para fazer diagnóstico.
  8. Ao supurar o ouvido coloque algodão para evitar que a mosca coloque os ovos e piore a infecção.
  9. Quem tem ouvido perfurado, tem que evitar mergulhar. Ocorrendo, a supuração é certa.
  10. Existe pessoas que tem dor no ouvido constantemente, e não tem doença no ouvido, são pessoas que tem ausência de dentes, próteses mal adaptadas etc. Esta dor é provocada devido a disfunção de articulação temporo mandibular que irradia para o ouvido.

CUIDADOS COM O NARIZ:

  1. Quando tiver que usar medicamentos para desobstruir (vasoconstrictores) não usar mais que quatro dias.
  2. Se notar mal cheiro no nariz e ou secreção amarela ou verde fétida, leve imediatamente ao otorrino, ela pode ter corpo estranho no nariz e estar com sinusite.
  3. A  criança alérgica espirra, coça o nariz e tem coriza (parece um resfriado) deve-se evitar: ventilador, bichos de pelúcia, carpete, cortina, cheiros fortes, pêlo de gato e cachorro, mofo, lã, fumaça, penas etc. deve-se praticar uma atividade física.
  4. Nunca fume dentro de casa, além de está prejudicando a saúde de sua família você está dando um mal exemplo para seu filho, que gosta de seguir o exemplo dos pais.
  5. Roncar não é normal, sendo adulto ou criança, se sua criança ronca, ela pode Ter adenóide e/ou hipertrofia das amígdalas ou mesmo alergia. Leve a um otorrino para fazer o diagnóstico.
  6. Se sua criança para de respirar quando dorme (apnéia do sono) tem um sono muito agitado acompanhado de deformidade da arcada dentaria e/ou do tórax leve ao otorrinolaringologista esta criança precisará de cirurgia.

Na criança ocorre episódios de sangramento nasal, que na maioria das vezes é devido a manipulação do nariz, e/ou introdução do dedo dentro da narina provocando ferimento na mucosa nasal. A maioria destes casos estão associados a fragilidade capilar secundário a deficiência de certas vitaminas. O otorrino pode cessar o sangramento através de cauterização nasal + a reposição das vitaminas.

O Sangramento nasal é preocupante quando é de grande quantidade e quando está associado a obstrução nasal. Pode significar a presença de um tumor nasal. Todos os casos de sangramento nasal deve ser avaliado pelo otorrinolaringologista.

CUIDADOS COM A GARGANTA

  1. Rouquidão na maioria das vezes é devido o mal uso da voz e/ou inflamação das cordas vocais. Que melhoram em poucos dias. Quando a rouquidão tem mais de 15 dias, já pode existir uma patologia instalada nas cordas vocais. Ex.: Pólipos, papilomas, hemangiomas, nódulos etc. Que é diagnosticado através da vídeo laringoscopia.
  2. Se  você é fumante e está rouco procure imediatamente um otorrino. Câncer de laringe no estágio inicial tem cura.
  3. Na Garganta pode criar massas com mal cheiro, isto é devido aos buracos existentes nas amígdalas, onde entram restos de alimentos criando as massa. Deve-se sempre após as refeições fazer gargarejos com água filtrada.
  4. Dor na garganta ao tomar gelado é um sinal de faringite. Deve-se procurar o otorrino para tratamento que normalmente é feito através de cauterização e antiflamatórios.
  5. Crises de amigdalite, com febre e prostração etc. Ocorrendo 5 episódios ao ano, pode significar indicação para cirurgia, mas antes deve tentar usar medicamentos para melhorar a resistência do organismo e evitar a cirurgia.
  6. Não deixe a criança chupar o dedo ou usar chupeta, além de ser fonte de infecção, leva uma deformidade da arcada dentária (Palato em ogiva) provocando desvio septal, secundário ao levantamento do palato.