O secretário Walter Pinheiro assumiu, nesta sexta-feira (03), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia (2009), Walter Pinheiro foi eleito senador, em 2010, com 3.630.944 votos. Na tarde desta sexta, o secretário Walter Pinheiro conversou com gestores da Secretaria da Educação e disse que todos os esforços serão empreendidos para ampliar a qualidade da educação pública na Bahia, principal marco do governo Rui Costa, por meio do programa Educar para Transformar.
“Eu fiquei impressionado como o governador Rui Costa se joga nos detalhes da Educação. Em todas as conversas que tive com o governador, ele sempre fala que visita uma escola nas cidades aonde vai. Ele conta, de maneira emocional, que é nestas visitas o maior aprendizado que ele colhe para a Educação. E este foi o ponto mais interessante que me motivou a vir para cá”, afirmou, destacando a disposição para contribuir. “Estou com uma disposição danada de fazer. O tempo é curto, mas nada que a gente não possa programar, somar e tentar fazer tudo o que tiver ao nosso alcance pela Educação”, afirma.
O secretário disse que a escola é um ambiente de transformação e precisa estar mais integrada com a comunidade. “Eu acredito que a escola tem que ter esse apelo, de ser um lugar aonde o estudante vai se encontrar e descobrir sua capacidade. A escola é o melhor ambiente para a construção da cidadania, é aonde o indivíduo se socializa e interage. A escola tem que ser atraente e agradável e estar mais aberta, promovendo a integração com a comunidade do seu entorno”, acrescenta.
Tanto na Câmara Federal como no Senado, Walter Pinheiro assegurou investimentos para as escolas técnicas, sendo um dos responsáveis pela revogação da 2208 que pretendia extinguir estas instituições de ensino no país. Além de garantir recursos para as ETs ele também foi o relator das cinco universidades implantadas na Bahia (Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade da Lusofonia).
Walter Pinheiro tem defendido o Pacto Federativo e acredita que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos, impulsionado pelo Educar para Transformar, visando alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, é fundamental para fortalecer as políticas públicas de educação nas diferentes ciclos da educação básica. “Vamos fazer este diálogo da Educação com os municípios da Bahia e estreitar a parceria com as universidades estaduais que têm uma produção acadêmica valiosa e podem contribuir, com o acumulado histórico, com a educação básica”, afirmou, ao acrescentar o processo de escuta, diálogo e trabalho em equipe com os servidores da Educação. “É importante também escutar para dentro. Ninguém mais do que os servidores, professores, gestores e estudantes, podem ajudar do que as pessoas que estão na Secretaria da Educação”, ressalta.
Da área de Tecnologia da Informação, Walter Pinheiro, esteve à frente no Senado das discussões e elaboração do Marco Civil da Internet e, enquanto secretário da Educação vislumbra ampliar o uso de ferramentas virtuais de Tecnologia da Informação na Educação, como o uso de softwares livres. “Eu me dediquei muito nesta área da pesquisa, fiz parte da Comissão de Ciência e Tecnologia o tempo todo e esta é uma das minhas prioridades, sempre dialogando com outras secretarias”.
4 comentários
04 de Jun / 2016 às 15h27
Curiosidade as vezes é falta de educação, mas quem pergunta quer saber, já dizia os mais antigos. Por que será que o competente Senador Walter Pinheiro, ao meu ver, um dos melhores Senadores do Brasil, e sem dúvida, o melhor Senador da Bahia, entre os três, que se encontram no momento, se afastou de Senado Federal? Ele, que: recentemente, e que é um homem de caráter, deixou o PT, por não aguentar tantas aberrações, extremismos e radicalismos, sem lógica e sem rumo, sem falara na corrupção, aos olhos do povo brasileiro. Será que é pelo constrangimento em não votar contra o impedimento da Presidente Dilma Rousseff, sua ex-companheira de partido há muito tempo, que não tem outra saída, pois o Governo do PT acabou para os olhos da nação, por ter cometido muitas faltas, e uma delas, inclusive, por ter colocado junto com o PMDB e PP, uma quadrilha para saquear a Petrobras, como ficou comprovado na Operação LAVA JATO. É lamentável, meu caro David Lima, a saída do Senado, do Senador Walter Pinheiro. Será que o meu raciocínio está correto? Essa pergunta é para você, meu caro professor Davi Lima, um exemplo de Líder Comunitário, em Juazeiro da Bahia, que não falta esse grito livre e democrático, de Independência ou Morte, que Dom Pedro esqueceu de dar. Por falar em você, meu caro David Lima, que o nosso ACORDADINHO, o chama carinhosamente de Tio David, quero saber de você também, com a minha modesta ousadia, perguntar: se as muriçocas já diminuíram ai em Juazeiro, com tanto fumacê político? Se não me responder, eu vou chamar você de meu avô, e me tornar primo do ACORDADINHO, seu sobrinho.
04 de Jun / 2016 às 15h30
Curiosidade as vezes é falta de educação, mas quem pergunta quer saber, já dizia os mais antigos. Por que será que o competente Senador Walter Pinheiro, ao meu ver, um dos melhores Senadores do Brasil, e sem dúvida, o melhor Senador da Bahia, entre os três, que se encontram no momento, se afastou de Senado Federal? Ele, que: recentemente, e que é um homem de caráter, deixou o PT, por não aguentar tantas aberrações, extremismos e radicalismos, sem lógica e sem rumo, sem falar na corrupção, aos olhos do povo brasileiro. Será que é pelo constrangimento em não votar contra o impedimento da Presidente Dilma Rousseff, sua ex-companheira de partido há muito tempo, que não tem outra saída, pois o Governo do PT acabou para os olhos da nação, por ter cometido muitas faltas, e uma delas, inclusive, por ter colocado junto com o PMDB e PP, uma quadrilha para saquear a Petrobras, como ficou comprovado na Operação LAVA JATO. É lamentável, meu caro David Lima, a saída do Senado, do Senador Walter Pinheiro. Será que o meu raciocínio está correto? Essa pergunta é para você, meu caro professor Davi Lima, um exemplo de Líder Comunitário, em Juazeiro da Bahia, que não falta esse grito livre e democrático, de Independência ou Morte, que Dom Pedro esqueceu de dar. Por falar em você, meu caro David Lima, que o nosso ACORDADINHO, o chama carinhosamente de Tio David, quero saber de você também, com a minha modesta ousadia, perguntar: se as muriçocas já diminuíram ai em Juazeiro, com tanto fumacê político? Se não me responder, eu vou chamar você de meu avô, e me tornar primo do ACORDADINHO, seu sobrinho.
04 de Jun / 2016 às 19h15
Senador volte para seu cargo,eu tenho vergonha de um dia ter trabalhado para a secretaria de educação como professor do PST. Nunca recebi meu salário de professor,mando e-mail e ninguém me retorna.Pague os professores contratados. Esse governador não tem compromisso nenhum com a educação,tudo balela...QUERO MEU DINHEIRO...ME PAGUEM BANDO DE ...
05 de Jun / 2016 às 07h07
Pra noticia ficar 10 só faltou informar quem foi o suplente que assumiu no senado ou ele vai acumular?!