O deputado estadual Zó (PCdoB), presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), acompanhado do também deputado Bira Coroa (PT), esteve nesta quarta-feira (1) em Feira de Santana. A visita a região foi motivada pela disputa territorial que envolve os municípios de Feira e São Gonçalo.
No último dia 25, durante reunião da comissão ficou agendada uma ida ao local para conversar com a população e os representantes das duas prefeituras. Recepcionado pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, na oportunidade, Zó expôs a situação atual das discussões promovidas pelo colegiado e solicitou uma posição do executivo feirense sobre o assunto. "Como a decisão envolve com a vida de muitas pessoas, é interessante termos um posicionamento de todos que fazem parte do poder público e que representam a população", avaliou o deputado.
O conflito se deu na região da Boa Hora onde estão localizados o Condomínio Parque Viver e o Loteamento Jardim Aliança, que atualmente pertencem ao município de São Gonçalo. A resolução do impasse é importante, pois as duas cidades dependem de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse é uma transferência constitucional feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual, tudo baseado em estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda na ocasião e acompanhado pelo deputado estadual Zé Neto (PT), Zó esteve nas comunidades e loteamentos afetados. "Essa parte é extremamente importante pois podemos escutar a população e saber dela qual a melhor decisão. Como sempre digo, é através do diálogo que chegamos a escolhas corretas", afirmou Zó. Todas as informações passadas pela comunidade serão levadas para o conhecimento dos demais parlamentares, membros do colegiado e paralelo com o trabalho dos técnicos do IBGE e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e assim, a decisão será tomada.
Ascom/Deputado Estadual Zó
3 comentários
02 de Jun / 2016 às 16h22
NOBRE DEPUTADO AQUI PERTINHO ESTAMOS PRECISANDO DO SEU EMPENHO: ESPERAMOS ANCIOSAMENTE QUE A DUPLICAÇAÕ E ILUMINAÇÃO DO TRECHO INSTITUTO FEDERAL VIA MERCADO DO PRODUTOR EM JUAZEIRO ACONTEÇA COM URGENCIA.
02 de Jun / 2016 às 18h29
Estar na hora de fazer a redivisão territorial dos municípios da da Bahia, sem politicagem, com isenção, com estudos perfeitos, corretos e transparentes do IBGE, com a presença dos interessados, porque está deixando a desejar, tem muito gente reclamando de algumas equipes do IBGE, fazendo politicagem, para satisfazer alguns espertos Prefeitos. A coisa tem que ser limpa e imparcial. Aos poucos o Prefeito de Buritirama está entrando no município de Pilão Arcado. Buritirama foi desmembrada de Barra, e não de Pilão Arcado. O município de Itaguaçú também está entrando no município de Sento Sé. Itaguaçú foi desmembrado de Xique Xique, e não de Sento Sé. Seria bom que o Deputado Zó visse isso.
02 de Jun / 2016 às 19h16
Eu acho que esse Deputado chamado Zó nunca mais vai querer ver um policial da Forca Nacional,o policial deu uma dura nele no dia da tocha olimpica em Juazeiro que ele nunca vai esquecer, querendo entrar no lugar a onde não é chamando