Blitzes educativas, passeios ciclísticos e motociclísticos, seminários para motoristas de ônibus e instrutores de autoescolas, distribuição de materiais educativos e fórum com órgãos parceiros marcaram a programação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), neste mês de maio, quando todo o mundo se uniu para refletir sobre o número alarmante de acidentes de trânsito, através do "Maio Amarelo".
O encerramento das atividades aconteceu neste final de semana, na cidade de Irecê, centro-norte baiano e na capital, Salvador. Em Irecê, as ações educativas fizeram parte das comemorações pelos 83 anos de emancipação da cidade, reunindo motociclistas de todas as regiões do país, no 5º Forrock Cidade. Entre as atrações estavam o robô do Detran, com 2,5 m de altura, que chamou a atenção de adultos e crianças para a prevenção de acidentes.
O engenheiro mecânico, Roberto Bandeira, 58 anos, que deixou Salvador para participar do festival em Irecê acompanhado de 25 motociclistas, relatou que há poucos dias havia perdido um casal de amigos em um acidente de carro, em Brasília-DF. “A esposa de um amigo estava dirigindo e falando ao celular, isso causou a morte deles. As pessoas precisam saber dos riscos que este tipo de atitude representa”, alertou.
De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, com o "Maio Amarelo“ as pessoas puderam aprender que o trânsito é responsabilidade de todos, e que as ações devem ser permanentes, até que se consiga evitar a violência nas vias. "Em um mês em que as atenções estão voltadas para o movimento de atenção pela vida, o Detran-BA está em Irecê mostrando para a população uma prévia do trabalho que será realizado durante o São João na cidade. O nosso objetivo este ano é reduzir pela metade o número de vítimas de acidentes nas estradas baianas durante os festejos juninos”, destacou. Na terça-feira (31), o órgão divulga o relatório final das ações do movimento.
0 comentários