VEJA O VÍDEO:
O economista Carlos Alberto (Cacá) enviou mensagem ao Blog denunciando a degradação da estrutura do monumento Nêgo D`água, instalado no leito do rio São Francisco, imediações do bairro Angari. Na mensagem, Carlos Alberto também propõe a concessão de um título de cidadania juazeirense e explica as razões da sugestão. Confira:
Geraldo,
Amigo, na verdade a intenção é levar a sociedade a uma reflexão; o tamanho do patrimônio imaterial que está ali. Imagem que roda o mundo, trazendo benefícios e olhares, com todos os requisitos possíveis para ser enquadrado como Cidadão, só que Imaterial. (questões filosóficas).
A Câmara de vereadores de Juazeiro, acredito que é o que há de mais ridículo, subserviente, irrelevante, e, pelos seus atos, é reconhecida como tal, apesar de ter nela, vereador votado por mim: votei no Tiano.
O Ministério da Cultura foi criado por José Sarney e através do Decreto n 3.551 de 04 de agosto de 2000, assinado por Fernando Henrique Cardoso, permite que estados e municípios criem suas Leis pertinentes a Cultura, Patrimônios, Patrimônios Materiais, Imateriais, etc.
Para o texto não ficar longo, acredito que o exemplo da Prefeitura de Belo Horizonte: criou uma Lei que define Patrimônio Cultural Imaterial Vivo(se existem os vivos existem os não vivos), e nomeia pessoas de relevância, sambistas, quituteiras, artesãos, como tal. Aqui seria Bebela; e Walter Dourado que já faleceu? Ficaria esquecido?
Em Gramado/RS, existe a Casa de Papai Noel, com a cama de Papai Noel, a cozinha de Papai Noel, os pratos de Papai Noel, a cadeira de Papai Noel: tornou-se Cidadão Riograndense e Gramadense. . .
Pensar que isso cabe na cabeça da Câmara de Vereadores de Juazeiro, é querer demais... Ela é o que é. O Nego presta serviços que somados todos os títulos dado por esta Câmara não alcançaria o Nego D'Agua; no sol, desprezado, abandonado, mas, trabalhando...
Vou pedir ao Ledo Ivo prá tomar conta do Nego dele, nego genuinamente brasileiro e sanfranciscano.
Abraços fraternos Geraldo, tenha uma boa semana e sucesso nas suas coisas...
Carlos Alberto - Cacá
Como prometido, Cacá encaminhou mensagem ao autor do monumento, o artista plástico Lêdo Ivo que também comentou o caso. Confira:
Geraldo José,
Eu recebi junto com você a petição feita por Cacá com os argumentos muito bem substanciados e as fotos do monumento Nêgo D`Água. De fato eu já estava a par da degrada situação da obra e já tinha comunicado à Prefeitura de Juazeiro desta situação que, inclusive, foi bem na época que foram restauradas as obras de Jota Mildes. Quis acreditar que seria feita alguma intervenção de urgência na obra, o que não foi feito. Compartilho a atenção de Cacá com esta obra e fico feliz em ver que você também se preocupa.
Atenciosamente,
Lêdo Ivo
2 comentários
30 de May / 2016 às 13h00
Vai procurar o que fazer, de mizinha e Joseph. Teu tempo e dessa raça do atraso já passou. Juazeiro não quer a volta da ... antiga
31 de May / 2016 às 12h41
Já tava na hora desse monumento da besteira cair mesmo. Aproveita e afoga logo aquela Iemanjá do outro lado.