Abraham Lincoln expressou: "Não se pode fortalecer o fraco, enfraquecendo o forte. Não se pode trazer prosperidade, desencorajando a iniciativa. Não se pode ajudar o recebedor de salário, prejudicando o pagador do salário. "
Estas palavras são hoje bem atuais para nossa região, especialmente para Petrolina e cidades pernambucanas deste Sertão. Nossa região sertaneja vive uma situação política, que se assemelha ao grande início do progresso nesta região, como na fase do Governador Nilo Coelho.
Foi naquele momento que a irrigação fez a diferença. A união de Nilo Coelho e seus irmãos, Osvaldo, José, Adalberto, Paulo, Geraldo, Augusto, contagiou toda comunidade e novos grandes líderes surgiram. O foco sempre foi melhorar a qualidade de vida desta população. Um grande passo foi a ação na educação dado pelo Deputado Estadual Geraldo Coelho, com a criação da primeira faculdade de administração do interior do Nordeste, FACAPE (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina). Como reflexo desta fase, Dr. Osvaldo Coelho capitaneou a sustentabilidade deste crescimento, ao pensar e concluir a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Estas ações sempre foram supra partidárias.
Agora vivemos um grande momento, temos um Senador da República, Dr. Fernando Bezerra, o Ministro de Minas e Energia, Dr. Fernando Filho, Quarto Deputados Federais, Adalberto Cavalcante, Guilherme Coelho, Gonzaga Patriota e Creuza Pereira (primeira Deputada Federal pelo Estado de Pernambuco – Salgueiro-PE), três Deputados Estaduais, Miguel Coelho, Lucas Ramos e Odacir Amorim. Temos também um grande Prefeito, dinâmico, criativo e influente nacionalmente, Dr. Júlio Lóssio, que é do mesmo partido do Presidente da República, Michel Temer.
É, pois, necessário que todos estes grandes nomes, mantenham a dimensão das suas responsabilidades e compromisso supra partidário com o Brasil, Pernambuco e em especial com Petrolina e cidades do Sertão Pernambucano.
Esperamos ver todos, desprovidos de vaidades pessoais e juntos, trazerem projetos e ações que beneficiem a nossa comunidade, justificando assim, o espaço que estão ocupando. Desta maneira deixarão marcado um novo momento de crescimento em todas estas cidades do sub-médio São Francisco, que trará mais oportunidades de empregos e fará com que, espaços para novos empreendimentos surjam e com isto a população terá orgulho destes ilustres sertanejos que entrarão para a história da política brasileira. A partir desta fase, poderemos eleger no futuro novos: governador, senador, deputados, pois a densidade dos votos desta região poderá ter grande influência decisória no estado de Pernambuco.
Precisamos ver nossos representantes com um projeto com a participação de todos para o novo crescimento do sub-médio São Francisco.
Prof. Dr. José Carlos de Moura
Professor da UNIVASF
Neurocirurgião do Hospital Universitário e Hospital Neurocárdio
7 comentários
27 de May / 2016 às 06h11
Meus parabéns Grande Professor. Ótimo texto, palavras sábias!
27 de May / 2016 às 06h35
A hora da capital Petrolina, linda e amada. O resto é resto.
27 de May / 2016 às 08h25
Concordo plenamente com as vossas palavras,meu caro Dr. José Carlos de Moura, tem o meu apoio nas suas palavras, só não posso admitir, (quem sou eu para proibir), que político nenhum possa receber propinas de empreiteiras, para super faturarem as obras, e é isso que estamos vendo hoje dia, conforme os noticiários divulgados pela Imprensa Brasileira, sobre a Operação LAVA JATO, que cada dia que passa novos fatos vem à tona, e outras Operações Semelhantes a LAVA JATO, onde a corrupção dos políticos estão presentes, principalmente entre os políticos mais poderosos da nação, inclusive político de Petrolina está sendo citado pela imprensa, se é verdade eu não posso afirmar o envolvimento de ninguém, não sou Procurador da República e nem Juiz Federal, estou longe dessas funções importantes. O progresso para a nação, penso eu, fica mais barato sem a corrupção das empreiteiras e dos políticos.
27 de May / 2016 às 10h16
Esse senhor vindo de Olinda onde seus pais foram exemplo de luta e labuta honesta através de seu comércio, aqui chegou e desde quando chegou, tem sido um exemplo de vida exemplar, e mais: se apaixonou por nossa região e nunca mais quis voltar... Fiz poema! Obrigado, Dr. José Carlos, pela sua imprescindível atuação como médico e grande figura humana que é! Tomara que todos eles leiam seu texto.
27 de May / 2016 às 10h28
Subtraindo o ufanismo momentâneo, a camada da população que mais precisa do poder público, em nada vai ser alcançada o que vemos na visão e na realidade é apenas um poder politico, individualista e restrito. Não há nem como imaginar um movimento coletivo social, isso já existe no vale ao longo dos ultimos cem anos, a gama da população que realmente necessita ser alcançada nasce, sofre e padece no subemprego, na sub-moradia e na vida as margens da realização como ser humano. Isso é real, o que precisamos é eleger políticos com uma visão coletiva e plural da sociedade, trabalhar para meia duzia de famílias já estabelecidas, que mérito há de excepcional? É apenas multiplicar a concentração de riquezas.
27 de May / 2016 às 10h30
Antes que eu me esqueça, junte-se a isso a vaidade pessoal aliada a ganância monetária, eis aí a qualidade dos nossos políticos.
27 de May / 2016 às 12h10
Diante do novo cenário político, que todos se fortalecem acreditando na confiança mútua e no fazer, fazendo. Ao Dr. José Carlos, meu verdadeiro apreço. Um profissional de primeira grandeza, que vem cuidando de membros da minha família. E sob seus cuidados viveu, também, o meu pai até o chamado do Pai Eterno. Um forte abraço. Parabéns ao Vale do São Francisco pelos grandes profissionais que dignificam a nossa NAÇÃO!