A passagem da Tocha Olímpica em Juazeiro, nesta quinta-feira (26) foi marcada por uma grande festa com a participação das famílias, estudantes das escolas municipais, professores, atletas, autoridades e pessoas que queriam ver de perto o maior símbolo das Olimpíadas Rio 2016. Na concentração, entrada do bairro Castelo Branco, a fanfarra da Escola Terrezinha Ferreira realizou apresentação para um grande público, que aguardava ansioso pela chegada da tocha. Passava das 10h da manhã, quando o comboio que trazia o símbolo chegou a Juazeiro. As três alunas vencedoras do concurso de redação ‘O Brasil e os Jogos Olímpicos’, do Colégio da Polícia Militar – CPM foram a primeiras a receber a tocha que seguiu em direção ao Centro da cidade.
O prefeito Isaac Carvalho acompanhou todo o percurso correndo ao lado dos condutores, que a cada 200 metros eram substituídos. Quando chegou às proximidades do Shopping Águas Center, a platéia ovacionou o nadador juazeirense, campeão da Copa Brasil 2015 e penta campeão da Travessia Mar Grande Salvador, Lourival Quirino, que conduziu a tocha no trecho da Avenida Adolfo Viana. “Muito grande a emoção, estava contando os dias para este momento. Estou muito feliz”, afirmou emocionado o atleta. Muita emoção também, na Adolfo Viana, quando a condutora Sandra Nascimento passou a tocha olímpica para Amariles Cristiane, para-atleta juazeirense.
A tocha seguiu em direção a Orla da cidade, e por onde passava os alunos, professores e pais das escolas da Rede Municipal de Juazeiro vibravam e realizavam apresentações de fanfarras, coreografias olímpicas, quadrilha junina e percussão. “Durante mais de um mês, os alunos se prepararam para este grande momento. Quero agradecer a toda equipe da SEDUC , aos pais, professores e gestores por terem participado desta festa linda”, ressaltou o secretário de Educação e Esporte, Clériston Andrade. O condutor e atleta de 66 anos, João Constantino recebeu a tocha na Orla I. “É uma emoção única, uma energia maravilhosa tomou conta do meu corpo, parecia que eu estava flutuando. E quando observei a minha família toda vibrando comigo fiquei mais emocionado ainda”, relatou João.
Já passava das 11h horas, quando a Tocha Olímpica chegou à Orla 2, conduzida pelo maratonista e trabalhador rural, Francisco da Silva Cardoso, o Cardozinho. O prefeito Isaac Carvalho recebeu no palco, o atleta com a tocha. “É um momento histórico para a nossa cidade. Montamos toda uma estrutura, as escolas municipais se prepararam para esta grande festa e a população de Juazeiro fez bonito, recebeu o símbolo olímpico com muita animação. Hoje além de comemorar a chegada da tocha, estamos feliz também com a notícia do CAGED, Juazeiro é a cidade que mais gerou emprego com carteira assinada do Brasil”, comemorou o prefeito.
O superintendente de eventos da Prefeitura, Samuel Moraes agradeceu a todas as instituições envolvidas no evento. “Contamos com uma equipe comprometida, que vestiu a camisa e realizou uma festa linda do esporte mundial. Quero agradecer em especial a equipe da Seduc, a Guarda Municipal, a Companhia de Trânsito e Transporte, Policia Militar, Policia Rodoviária Federal e a população que fez este momento ficar para a história da nossa cidade”, finalizou Samuel.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
1 comentário
27 de May / 2016 às 08h15
Geraldo, me responda aê, a secretaria de Educação pode obrigar a presença de alunos da rede pública nesse evento aí sob ameaça de tirar três pontos? Porque eu soube que isso aconteceu no Paulo VI, quem não foi pra ser figurante vai perder ponto. Acho um absurdo a prefeitura querer inflar o número de pessoas num evento obrigando alunos a comparecerem.