Remanso faz jus ao nome: Tranquila e calma, muito pouco é manchete, salvo pelas estripulias de seus gestores, que nem sempre se comportam, na gestão da coisa pública, como deveriam.
As ruas andam agitadas. Os grupos de conversa no WhatsApp e nas páginas de redes sociais tem um assunto que bate recorde: O decreto 1578/2016 do prefeito criando vinte e cinco novas multas, sempre em valores com três dígitos, para quem descumprir determinações do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Remanso.
Tem multa para quem estende sua ligação dentro de casa sem avisar o SAAE, tem multa para o “desperdício” de água e taxa diferenciadas para religações e ligações: se a rua for calçada é 260 reais, se for asfalto 300 e se for terra 160.
Tem multa de todos os tipos e formas e até um novo escritório, onde funcionou até bem pouco tempo a sede do PMDB e que é de propriedade do vice-prefeito.
Não conseguimos localizar o vice-prefeito, que segundo informações na prefeitura, estaria “despachando no SAAE”. O prefeito, na sua clínica, justifica o aumento de forma simples: “Herdei uma autarquia como SAAE completamente falida. Conseguimos manter em funcionamento, com dificuldade, mas com a crise foi necessária esta regulamentação para coibir as ligações clandestinas”.
O “herdei” do prefeito é dito com mágoa e de imediato tenta reformular. Afinal a herança foi do prefeito anterior que ele apoia para sucedê-lo: “Não disse herdei, a verdade é que o crescimento da cidade criou dificuldades para Zé Filho (o prefeito que o antecedeu e que quer ser seu sucessor), que não teve dinheiro para fazer ampliação da rede, aí sobrou para nossa gestão”.
Nas ruas o sentimento é outro: “Não tem água o dia inteiro. Cai de pouquinho à noite e logo vai embora” – Reclama Eurundina Passos na Quadra X. “Falta de manhã, de tarde e de noite; Quero é ver o SAAE vir aqui cobrar multa” – ameaça José Luiz Pereira, morador da Área Industrial e dispara dois sonoros palavrões.
Enquanto isso o facebook, o whatsapp e todas as redes fervilham. O grupo “SAAE vende vento e cobra caro”, já chegou ao limite e o seu administrador, que não quer se identificar, diz que o grupo já gerou dois ou três filhotes: “Tem o grupo “SAAE, tô sabendo pra onde o dinheiro vai! ” e o “SAAE: Banho só de vento” e outros”.
Um funcionário da empresa terceirizada, responsável pelos cortes e fiscalização das novas multas, explica que “não é bem assim”: “Dr. Antonio Moura já determinou que os cortes e as multas só aconteçam depois dele identificar as pessoas. Não vai ter multa desse jeito que as pessoas estão dizendo”.
Algumas multas do Decreto 1578/2016: Multa IX, se você deixar de efetuar manutenção na caixa de esgoto: 150 reais. Iniciar projeto (?) sem comunicar ao SAAE: 300 reais. Não precisa nem ligar. È só iniciar! Essa é a multa XIII. Tem multa para todo gosto.
Por Manoel Leão
4 comentários
24 de May / 2016 às 05h32
Geraldo, como leitora assidua de seu Blog, fico triste e chateada, pois bem, este Senhor Manoel Leão, sempre com materias parcial, aliás, um profissional de imprensa que se destaca, a seu exemplo, escreve com responsabilidade, com a intenção de satisfazer o ego do PCDO B do Isaac Carvalho, na tentativa de defender o Sr Marcos Palmeira tambem do PCDO B de Remanso, a quem nele irei votar nas eleições que se aproxima, Remanso, minha terra, não vive tamanha agitações, este Senhor não reside em Remanso, não conhece Remanso, não existe nenhuma especie de agitação em Remanso, conforme suas intenções, é sabido que o Prefeito atual, não goza de bom conceito com a população, agora, querer incendiar Remanso, tocar terror usando na imprensa o nome e o conceito da População de Remanso? Respeite Remanso e seu povo Forasteiro. Ex Jorge Koury, Ex de Sobradinho...agora Isaac Carvalho..e a serviço (hoje) do PCDO B?
24 de May / 2016 às 07h00
Todos farinha do mesmo saco. Brigam pela viúva e depois ficam amigos. Médicos, advogados, pedreiros, fazendeiros so querem entrar na prefeitura para desviar a merenda das crianças na escola para comprar carros de luxo. Aqui não eh diferente de São Paulo
24 de May / 2016 às 07h01
Todos farinha do mesmo saco. Brigam pela viúva e depois ficam amigos. Médicos, advogados, pedreiros, fazendeiros so querem entrar na prefeitura para desviar a merenda das crianças na escola para comprar carros de luxo. Aqui não eh diferente de São Paulo
24 de May / 2016 às 10h20
Estou em remanso a trabalho moro a quatro anos aq e sei o quanto o lugar é bom pra se viver.tranquilo pessoas boas de boa fe. Agora politicamente.vereadores secretariado e prefeito ou povo fraco. nao existe inauguraçao de obras .nem um progeto da camara em beneficio do povo.prefeito passa mais tempo na sua clinica do q na prefeitura. triste a situacao dos municipes. so resta agora o bode.por q o mel e o peixe acabou. e os bezerroes estao por ai andando de carro novo. a custa do herario publico.