Após muita luta política, a sede própria da Federação das Indústrias da Bahia será implantada em Juazeiro. No sábado (14), o edital para construção da Unidade Integrada do Norte foi publicado pela FIEB. A obra, que será erguida numa área de 60 mil/m² no Distrito Industrial do São Francisco, está orçada em R$ 20 milhões. “É avanço na educação profissional, especialmente da nossa juventude”, comemora o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Carlos Neiva.
Concluído o processo licitatório, o prédio da FIEB em Juazeiro deve ficar pronto em 16 meses, para agregar Senai, Sesi, CIEB e IEL. Em fevereiro deste ano na capital baiana, Neiva, ao lado do deputado estadual Zó (PC do B), renovara junto ao presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, a solicitação da unidade fixa para o município. “Argumentamos que nossa demanda por capacitação e qualificação de mão-obra aumentou bastante nos últimos anos”, relembra Neiva.
O secretário ainda recordou que a vinda da unidade integrada da FIEB para Juazeiro teve a contribuição decisiva do ex-presidente da Federação, Carlos Gilberto Farias (falecido em 2014, vítima de câncer), diretor da empresa Agrovale em Juazeiro. “Mesmo com mandato curto de seis meses, Carlos Gilberto pavimentou a estrada para a implantação dessa unidade fixa da FIEB. Era um visionário”, sublinhou o titular do Desenvolvimento e Turismo.
Centro de Excelência em Fruticultura
Outra entidade com edital na praça para construir um centro de formação técnica e profissional em Juazeiro é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Centro de Excelência em Fruticultura da Senar, que também terá endereço no Distrito Industrial, tem valor estimado em R$ 8,3 milhões. O edital foi lançado em março deste ano. A expectativa é que, além dos cursos presenciais e à distância, o Centro de Fruticultura juazeirense abrigue uma faculdade de tecnologia.
Por Claus Oliveira/Sedetur
2 comentários
17 de May / 2016 às 14h14
60 mil/m²? Ou seja:60 mil a cada metro quadrado? É isso mesmo? Acho que o certo é uma área de 60 mil metros quadrado e não "por metro quadrado"
17 de May / 2016 às 16h52
Gostaria de saber se daqui até outubro se o Prefeito vaqueiro vai virar Prefeito Tatu, terminar de furar mais buraco em toda cidade.Cuidado com Gedel