Evento chega na cidade que mais cresce no Nordeste para mudar vidas e dar forma a ideias inovadoras
Nos dias 3, 4 e 5 de junho, Petrolina, a maior cidade do sertão pernambucano, recebe seu segundo Startup Weekend, um dos principais eventos de empreendedorismo do mundo. Organizado pela comunidade empreendedora local Carranca Valley, o SW é conhecido por conectar pessoas para que aprendam um pouco do mindset do empreendedorismo tecnológico e gerar oportunidades para muitos empreendedores, designers e desenvolvedores que acreditam ter uma boa ideia na cabeça, mas que ainda assim precisam de um networking mais amplo, consultoria e complemento de ideias compartilhadas.
Startup é uma instituição humana com ideias inovadoras e muito promissoras, as equipes trabalham num ambiente que é possível atender as necessidades de clientes sem perder a qualidade, aumentando a lucratividade e mantendo a receita. Baseia-se, claramente, num método de investigação científica. Você cria uma hipótese, pesquisa, comprova, se necessário modifica, define o problema e busca uma solução para ele.
O Startup Weekend Petrolina vai acontecer no Auditório da Biblioteca da Univasf, em Petrolina, segundo Carlos Henrique, um dos organizadores, é extremamente relevante para a região. "É um importante marco para o fomento do empreendedorismo de base tecnológica no sertão pernambucano”. O evento busca unir jovens universitários, profissionais liberais e empresários, dando oportunidade aos que anseiam por capacitação, instrução e suporte para desenvolverem suas ideias e projetos. O mesmo completa: “O ramo de agronegócio, que possui forte atuação em Petrolina, pode especialmente se beneficiar da metodologia de inovação, elemento abundante na cultura de startups e que promove aos negócios maior competitividade”.
Com uma média de dez novos negócios criados a cada edição, o Startup Weekend quer trazer cada vez mais serviços que prometem inovar o mercado, além de proporcionar um ambiente de networking extremamente qualificado. Dentre as ideias que se tornaram lucrativas em poucos dias está o Easy Taxi: idealizada em 2011, a companhia participou do Startup Weekend Rio de Janeiro e recebeu o apoio do co-fundador do site Peixe Urbano. A plataforma, onde o próprio passageiro chama um táxi pelo celular ou internet, hoje é referência no segmento.
O evento conta com patrocínios do Porto Digital, Sebrae Petrolina, dentre outros, e tem como alguns apoiadores o IF Sertão, UNIVASF e Faculdade Maurício de Nassau. No Brasil, além de Petrolina, cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, João Pessoa, Brasília, Vitória, Foz do Iguaçu, Campinas, Serra Talhada e Sorocaba então entre as mais de mil cidades espalhadas pelo mundo que sediam o SW.
Como funciona o Startup Weekend
O evento, que dura 54 horas, começa com a apresentação de ideias empreendedoras e a seleção por votação, feita pelos próprios participantes. As mais populares viram grupos de trabalho, formados pela pessoa que propôs a ideia mais os demais participantes que não tiveram votos suficientes, mas que tenham se identificado com a proposta. A partir daí se inicia a modelagem dos novos negócios e o desenvolvimento dos protótipos, e a ideia começa a tomar forma.
Durante todo o percurso os participantes contam com o apoio dos mentores: um grupo composto por profissionais com experiência em empreendedorismo. Com eles, os grupos desenham o modelo de negócio, validam soluções, desenvolvem os projetos e iniciam os novos empreendimentos. A terceira e última etapa é a apresentações das ideias, assim como a premiação dos melhores modelos de empreendedorismo. Diante de possíveis investidores e empreendedores locais experientes, os participantes terão a oportunidade de mostrar seu projeto inovador e garantir um patrocínio para torná-la realidade.
Ascom
0 comentários