Nos debates realizados na sessão ordinária desta segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, os vereadores José Carlos Medeiros (PSDB) e Valdeci Alves (PMDB) citaram a crítica realidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
“Falta tudo no atendimento nos postos de saúde, até nas farmácias populares está faltando medicamento. Há uma criança de 11 meses, que o avô está pedindo apoio nos meios de comunicação pedindo clemência, para que seja montado o quarto específico para atender as necessidades da criança. A Secretaria de saúde não está cumprindo uma ordem judicial que determina isso. A criança precisa de uma UTI, de aparelhos específicos, mas a secretaria não quer cumprir o mandado, porque a secretária só faz o que quer. Não cumprem a ordem judicial, a família está desesperada e nada tem sido feito. A criança já recebeu alta, mas só pode voltar se tiver com tudo pronto para recebê-la”, declara Neguinha.
Além disso, Medeiros declarou ser falta de vontade o péssimo atendimento disponibilizado à população. “Recebi a visita de uma jovem que está fazendo tratamento contra câncer na Apami,em Petrolina. A jovem tem que fazer procedimentos considerados simples, diante do tratamento que ela já faz, mas, por questão de burocracia, não tem conseguido fazer. Ela me procurou para solicitar que lutasse junto com ela. Indiquei que ela buscasse a Polícia Federal porque só assim esse governo respeita os direitos do cidadão juazeirense. Esse governo está matando a saúde, assim como a infraestrutura desse município”, finalizou Medeiros.
Por Laiza Campos Ascom CMJ Fotos Joselito Tavares
16 comentários
17 de May / 2016 às 08h41
Já vi administrações ruins neste país, mas essa é pra entrar na história. Chega a ser irônico, o prefeito que mais inaugurou hospitais tem a saúde como um dos seus problemas. Do tempo que moro aqui já fechou: Clise, Santa Casa, acabou o convênio com a Promatre, tem problemas com a Sote, dentre outros. No Governo Isaac não teve um Secretário de Saúde que fizesse alguma coisa.
17 de May / 2016 às 09h15
O MINISTRO DA SAÚDE DISSE ONTEM QUE O SUS NAO SUPORTA TODO MUNDO,ENTÃO A SITUAÇÃO SÓ VAI PIORAR. DEPOIS QUERO VER ESSES DOIS RECLAMANDO
17 de May / 2016 às 09h54
Interessante, muito interessante esses ilustres vereadores do PMDB e PSDB, Valdeci e José Carlos, reclamar da saúde de Juazeiro dizendo que falta medicamentos, será que esses dois edis não estão sabendo que o Ministro da Saúde do governo interino Michel Temer já disse que não haverá mais verba pra nada, isso mesmo "nadica" de nada e que em 2017 haverá um corte monstruoso na verbas do referido ministério, pois está está tramitação uma PEC que reduzirá drasticamente o montante a ser repassado aos estados e municípios e que estes não mais terão a obrigatoriedade de gastar o que lhe for repassado podendo com isso repassar verba da saúde para outras secretarias. Acho melhor edis, Valdeci e José Carlos se informarem melhor com seus respectivo patrão "Michel Temer" sobre isso para não subirem na tribuna da câmara e proferir "abobrinhas".
17 de May / 2016 às 10h09
Micael, acho que você está mal informado muito mal informado mesmo... A Clise não fechou, mas foi transformada em Hospital da Mulher e também da Criança. A Santa Casa está fechada a muitos anos, mais ou menos uns 10 anos, ali Micael funcionava a policlínica com consultórios médicos atendendo o POVO. Pelo que eu saiba o convênio com a Promatre não acabou, continua o mesmo. Quanto a SOTE posso lhe dizer que a opção de extinguir atendimento ao SUS foi exclusivamente do Dr. Roberto presidente, sócio, dono majoritário desse referido hospital, pois as despesas são altas e o SUS(Ministério da Saúde) paga é um valor irrisório, quem me deu essas informações Micael foi o próprio Dr. Roberto. Quanto aos secretários de saúde que passaram pela secretária acho que eles fizeram até muito pois quantas UBS foram reformadas e climatizadas? A Caravana da Saúde hoje é uma realidade. D minha humildade parte posso lhe garantir que nunca deixei de ser atendido em momento algum em consultas e exames clínicos e outros também , Ah! nem eu e nenhum membro da minha humilde família. Posso lhe garantir que possuo recurso para consultas e exames particular mas que prefiro o atendimento pelo SUS de Juazeiro que é ótimo, só não é melhor por falta de verba do Ministério da Saúde. Portanto Sr. Micael procure se informar melhor para depois proferir algum comentário nos Blogs da nossa região. Em Tempo: Informo-lhe que não sou funcionário público municipal, nem estadual e muito menos federal. Sou apenas um cidadão brasileiro que não gosta de críticas destrutivas quando não é verdade.
17 de May / 2016 às 10h14
AH, SE TODOS DESTRATADOS POR ESSES TAIS DESSA ÁREA VIESSEM AO BLOG DO POVO FAZER SUAS QUEIXAS DOS MAUS TRATOS RECEBIDOS... E NÃO ENTENDA AQUI SOMENTE DO SETOR PÚBLICO, MAS, TAMBÉM DO TAL SISTEMA PRIVADO...!!! AS PESSOAS DEVEM PROCURAR SEUS DIREITOS NO MP QUE SEMPRE ACIONA OS CITADOS E QUEM SABE PODE ATÉ ABRIR UM PROCESSINHO PARA FICAREM RESPONDENDO... TOMA JEITO JUAZEIRO...!!
17 de May / 2016 às 11h19
VEREADORES FAÇAM UMA VISITA AO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL EM petrolina e vejam o processo com 114 paginas que tramita em favor da saúde de juazeiro
17 de May / 2016 às 11h21
VEREADORES FAÇAM UMA VISITA AO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL EM petrolina e vejam o processo com 114 paginas que tramita em favor da saúde de juazeiro
17 de May / 2016 às 11h51
Caros edis,peçam aos deputados Joào Gualberto e Adolfo Viana para dar uma maozinha na saúde de Juazeiro,ou êles jâ pagaram a conta. Casa Nova cidade do Viana o povo tá morrendo a mingua. Qual a sugestão de vcs para saúde só criticar nào resolve,vcs ganha prq?
17 de May / 2016 às 14h11
ééé seu Medeiros, e a coisa vai piorar, vai ficar muito, muito pior, porque a turma que O SENHOR APÓIA está a favor de f... o SUS...pobres de nós que não temos plano de saúde nem podemos correr pra o sírio libanes, né mesmo?!?
17 de May / 2016 às 14h22
O atendimento pelo SUS de Juazeiro é ótimo? Foi isso que escreveu? Onde você está, em Alice no país das maravilhas. A conta outra!!! Tenho exame de ultrason que ha dois anos se arrasta no postinho de saúde, até exames laboratoriais é uma eternidade. E vem alguém elogiar o SUS, ainda com pretexto d que toda a família é bem assistida, o que você me diz de uma consulta solicitada pelo médico para autorizar um ginecologista para minha filha que até hoje aguardo com paciência e esperança? Parece não estarmos tratando da mesma cidade...
17 de May / 2016 às 14h30
Tentei ficar calado, mas não deu. Que chegue logo i o dia de dá ADEUS a esse Prefeitinho q detonou a nossa cidade. Só fala no shopin , onde um pão do tamanho de uma unha custa 5,00 reais. Ali é pra rico, pra Secretário daí pra lá. E chega de andar provendo gente lá no espaço., se não vão chamar lá de palanque. Fora .
17 de May / 2016 às 14h31
Tentei ficar calado, mas não deu. Que chegue logo i o dia de dá ADEUS a esse Prefeitinho q detonou a nossa cidade. Só fala no shopin , onde um pão do tamanho de uma unha custa 5,00 reais. Ali é pra rico, pra Secretário daí pra lá. E chega de andar provendo gente lá no espaço., se não vão chamar lá de palanque. Fora .
17 de May / 2016 às 15h10
Josy... Eu e vários outros moradores de Juazeiro não temos culpa que a UBS do seu bairro não lhe presta um bom atendimento e deixa seus exames e consulta engavetados e não marcam para você sua ultrassom seus exames laboratoriais e nem a consulta para ginecologista marcaram, o seu problema vem da sua UBS que tem alguém que não gosta de você e engaveta suas guias. Mas vou lhe ajudar... Encontre comigo 2ª feira dia 23 as 7hs da manhã no 1º andar da secretária de saúde. Vou marcar essas guias pra você e lhe ensinar as malandragens para ter um SUS porreta! Não se esqueça tá.... dia 23 as 7hs
17 de May / 2016 às 18h06
O engraçado o q os vereadores tem feito pela saúde pq relatar q estar morta e nao diz o q fizeram para evitar chegar a esse ponto o q precisa e fazer a profilaxia ou tentar combater a epidemia tem q procura medidas pra ajudar a população ao invés de estar criticar .Tenham ideias ou o ideal de contribuir pra melhoria. Nao estou a defender politicos e nem acusar mais a favor da população onde pessoas precisam de ressonância e nao estar prestando o serviço o município ha 2 meses pq nao tenta fazer proposta da secretária de saúde fazer convenios com.outros serviços pq nem todos tem condições de pagar um exame de 950 reais e qdo se solicita um exame desse de alta complexidade o paciente necessita de diagnóstico rapido. Precisamos e de soluçao pq todos sabemos o caos q estar a saúde pq só quem necessita da atençao básica sabe da dificuldade. Senhores vereadores vamos buscar melhoria pq a saúde estar ruim no Brasil todo e aqui nao e diferente pq nao tentar buscar e criar projetos que realmente ajude a população pq dizer q estar morta e nao tentar fazer manobras de ressuscitação realmente vai há obito!!!
17 de May / 2016 às 20h45
O Povo Quer Falar vc é bem informado! Quanto você ganha da prefeitura para divulgar "o lado bom das coisas"? Chegue na UPA agora e veja se é atendido? Muitas UBS foram inauguradas, mas consiga marcar um exame complexo? O que adianta climatizar e deixa faltar até luva cirúrgica? Quantos médicos especialistas a administração perdeu? Dr.ª Karine, Dr. Joroastro, etc. A agente de saúde de meu bairro nem conheço. Conheço pessoas que saíram da prefeitura a mais de 1, 2, 3 anos e ainda não receberam suas rescisões. Agora, pare de puxar o saco. Veja a realidade de seu município (que está um caos).
18 de May / 2016 às 07h48
Quando a mae ou alguma pessoa querida desses que falam bonito em defesa da saude de Juazeiro, precisar ou ate mesmo morrer a mingua precisando de atendimento, ai quero ver se nao mudam o argumento!!!