Juazeiro prepara uma grande festa para o próximo dia 26 – uma quinta-feira feriado de Corpus Christi – quando a cidade receberá o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O comboio trazendo a chama que representa o símbolo olímpico chegará à cidade as 10 horas da manhã. O ponto de partida acontecerá na Rodovia Lomanto Júnior, nas proximidades da UPA, quando o primeiro condutor dará início ao cortejo esportivo.
A Comissão Organizadora do Revezamento no município também divulgou os nomes dos condutores escolhidos pela cidade por suas imensas contribuições ao esporte local. São histórias de superação que inspiram os novos atletas juazeirenses, como é o caso da paratleta da natação, Amariles da Silva Alho Cristiane Oliveira, que tem várias vitórias nos 10 metros costas em campeonatos regionais e nacionais, medalha de prata no parapanamericano do México em 1999, e em 2015, ouro e prata no campeonato Norte Nordeste.
"É uma emoção tão maravilhosa participar desse momento histórico que me sinto como se fosse competir nas paraolimpíadas", atestou Amariles. Primeiro faixa-preta de judô de Juazeiro e o primeiro faixa-coral da Região Norte da Bahia, com 44 anos de dedicação ao judô, o professor Paulo Afonso será outro representante do esporte juazeirense no Revezamento. "Uma honra que levarei comigo pelo resto da vida", afirmou o mestre.
Francisco da Silva Cardoso, o Cardozinho – folclórico corredor de rua que divulga a cultura do vaqueiro nas competições que participa – é outro que tem uma história de superação através do esporte. "Tive um tumor no fígado em 2000 e as corridas me salvaram", ressaltou esse senhor de 75 anos, que em 15 anos conquistou 85 medalhas e 75 troféus em corridas pelo Brasil.
Pentacampeão da Travessia Mar Grande-Salvador, o maior nadador da história do município e um dos principais nomes da natação baiana em águas abertas, Lourival Quirino é outro ilustre nome do esporte local que não podia ficar de fora. "Será uma festa maravilhosa e inesquecível. Não tenho nem palavras para descrever a felicidade de representar minha cidade nesse Revezamento que faz parte maior evento esportivo do mundo", disse Quirino.
A lista com outros nomes de condutores juazeirenses, escolhidos pelos patrocinadores, pode ser consultada nos sites da Coca-Cola, do Bradesco e da Nissan.
Definido o roteiro do Revezamento da Tocha em Juazeiro
O Revezamento seguirá o seguinte roteiro: Rodovia Lomanto Júnior (passando pelas entradas dos bairros Castelo Branco, Alto do Cruzeiro e Lomanto Júnior), Avenida Adolfo Viana, Orla 1, Bairro Santo Antônio, até a chegada na Orla 2, nas proximidades do Vaporzinho (ver mapa).
Para realizar esse grande evento com o menor impacto possível na circulação urbana, e com o objetivo de garantir à população seu acesso aos locais por onde o Revezamento da Tocha vai passar, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte – CSTT divulgará ainda nesta semana as alterações que serão realizadas visando o melhor ordenamento do trânsito.
O encerramento do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em Juazeiro acontecerá na Orla 2 da cidade. Tanto alguns trechos do roteiro quanto a culminância, contarão com apresentações culturais envolvendo escolas da rede municipal de ensino, grupos e artistas locais.
O superintendente de eventos da Prefeitura de Juazeiro, Samuel Morais, informa que está sendo preparada uma grande estrutura para que a cidade realize uma das mais bonitas festas. "A chama olímpica representa a paz e a união dos povos. E é com esse sentimento que o povo de Juazeiro irá às ruas saudar esse momento que ficará marcado em nossa história. Já está tudo planejado para fazermos bonito e mostrarmos a nossa alegria e a nossa cultura para todo o mundo", concluiu Morais.
Ascom/Juazeiro
9 comentários
16 de May / 2016 às 17h25
Atletas merecedores ,
16 de May / 2016 às 18h15
Eu fico pensando juazeiro faz propaganda enganosa , so Senhor do Bonfim e Petrolina pernoitara a tocha olimpica.
16 de May / 2016 às 18h17
Eu fico pensando juazeiro faz propaganda enganosa , so Senhor do Bonfim e Petrolina VAI PERMANECER a tocha olimpica.
16 de May / 2016 às 21h19
esta tocha vai custar quanto para o bolso dos juazeirense pelos que se fala o custo e muito alto para o município
16 de May / 2016 às 21h31
esta tocha vai custar quanto para o bolso do juazeirense pelos que se fala o custo e muito alto para o município onde falta remédio nos pontos de saúde e a população sofrendo muito
16 de May / 2016 às 23h51
Eita povinho que critica tudo. Povo pessimista
17 de May / 2016 às 00h49
por que nao passa pela ba 210?
17 de May / 2016 às 13h09
PREFEITURA REVANCHISTA. TIRANDO LORETA, NINGUEM DESTA RELAÇÃO TEM UMA FOLHA CORRIDA DE SERVIÇOS PRESTADOS AO DESPORTO DE JUAZEIRO MAIOR DO QUE O NEGRÃO DO EDSON. EU DUVIDO!
17 de May / 2016 às 13h12
Pra criticar tem muitos! Nossa cidade é linda e merece sim um evento como esse. Escolheram muito bem os representantes para conduzir a tocha Olímpia. Parabéns Juazeiro mostre a sua beleza pelo mundo e a alegria do seu povo. Vem tocha vem. Gente me apontem uma cidade perfeita no Brasil e no mundo, porque ainda não conheço.