Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Caititu, interior de Petrolina, tiveram um encontro diferente e marcante, a visita da pesquisadora e escritora francesa, Veronique Bulteau, que produziu um livro, há mais de vinte anos, sobre o Sertão Nordestino a partir da visão da comunidade de Caititu.
A pesquisadora visitou a comunidade acompanhada da coordenadora pedagógica da Seduc, Joelma Reis e a Professora Mestre em teoria da literatura, Elizabet Moreira. O objetivo da visita era entregar o resultado da pesquisa, o livro “Para uma antropologia do sertão: ecologia e sociologia do cotidiano” e reencontrar a comunidade que a acolheu durante o tempo que ficou na cidade, isso em 1992.
“Uma das coisas mais encantadoras na obra de Veronique é que o livro dela aborda uma visão positiva do Nordeste. Alguém de fora que enxerga a beleza e alegria de viver do Sertanejo, " disse a professora Elizabet Moreira, que traduziu o livro da pesquisadora para português.
Veronique Bulteau destacou a importância da colaboração dos moradores “a forma acolhedora e amorosa com que a comunidade me recebeu foi fundamental para que a pesquisa tenha dado certo. Esse não é um trabalho só meu, mas de todos nós”. Veronique conversou com os alunos do período da manhã e da tarde e reencontrou com moradores e amigos, que já não via há décadas, desde que retornou à França.
Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
1 comentário
15 de May / 2016 às 10h02
SEMANA PASSADA ASSISTI UMA CENA NAQUELE CARTÓRIO QUE VENHO INFORMANDO QUE PRECISA COLOCAR O CORRIMÃO NA RAMPA DE ACESSIBILIDADE. O CARTÓRIO FICA AO LADO DO FÓRUM DE DONA PETROLINA. SE AQUELE CIDADÃO SENDO APOIADO POR 2 PESSOAS TIVESSE CAÍDO, EU TERIA FOTOGRAFADO NA HORA E ENVIAVA AQUI PARA O BLOG... NÃO QUERIA, MAS, ACHO QUE VOU ENVIAR UM EMAIL DIRETO AO GESTOR MUNICIPAL SOBRE ESSE ASSUNTO, POIS POR AQUI, PARECE QUE NÃO SERÁ RESOLVIDO...!!! AGUARDEM... VOLTAREI PARA DEIXAR O TEOR DO EMAIL.