A Caravana da Saúde de Juazeiro, conta com mais um parceiro, o carro móvel do Banco de Olhos que veio para reforçar a prestação de serviços essenciais à população com consultas oftalmológicas. Até o momento, apenas os alunos das escolas municipais tinham acesso a especialidade, registrando nesses cinco meses mais de 900 consultas as crianças. Nesta quarta-feira, 11, cerca de 570 pessoas foram atendidas no bairro Alagadiço na décima oitava edição do programa já totalizando 8.700 atendimentos.
Neste primeiro dia, a unidade móvel do Banco de Olhos atendeu mais de 60 pessoas. Dona Clarice Barbosa Amorim, de 85 anos, foi uma delas. “Meu exame apresentou glaucoma, mas graças a Deus já sai daqui com a receita. Fui muito bem atendida”, disse a aposentada. Com a ampliação dos serviços na Caravana, a expectativa da Secretaria de Saúde (Sesau) é que a demanda dos Postos de Saúde sejam sanadas mais rápido. “Nosso objetivo é zerar o maior número de especialidades médicas das unidades, levando mais serviço à população com qualidade e agilidade”, explicou a secretária municipal, Tatiane Malta.
Os moradores da comunidade foram atendidos por especialistas nas áreas de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, psicologia, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses. Além dos atendimentos médicos, o público presente participou de atividade e palestra dentro da programação da Semana do Bebê 2016, com a diretora de Humanização da Sesau, Carla Lorena Pesqueira. O pedreiro, José Roberto, de 48 anos, participou da brincadeira e falou da importância do cuidado com a gestante. “Apesar de ser uma descontração, é um assunto importante. O homem também deve ajudar a sua esposa na gestação e após o parto”, disse.
A enfermeira da unidade do Alagadiço, Ruana Morais, destacou que com o atendimento, a demanda do posto foi praticamente zerada. “Hoje tivemos mais de dez especialidades atendendo aos usuários do posto, conseguindo dar uma resposta à comunidade”, ressaltou a enfermeira. Além da parceria com o Banco de Olhos, o programa conta com o apoio da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre. “O Banco de Olhos vem para colaborar com o atendimento da Caravana. Nossa meta é ampliar ainda mais os serviços com novos parceiros e levar diversas especialidades médicas a toda população de Juazeiro”, concluiu o prefeito Isaac Carvalho. A próxima edição da Caravana da Saúde será no distrito de Goiabeira/Salitre, na próxima quarta-feira (18), das 8 às 14h.
Daniela Duarte/SESAU
0 comentários