As comunidades de Alfavaca e Baraúna e circunvizinhas, no Salitre, interior de Juazeiro, receberam no último final de semana, ações do projeto “Carrapicho Virtual”. O projeto é uma iniciativa da comunicadora salitreira Érica Daiane Costa, que a partir da educomunicação busca despertar o protagonismo juvenil dos/das jovens em comunidades do Vale Salitre, além de levar entretenimento através do “cinema popular”. A atividade é uma realização da BrazilFoundantion, Instituto Cultural Pólen e conta com o apoio da União das Associações do Vale Salitre – UAVS.
Oficinas de educomunicação são realizadas com as/os jovens das comunidades rurais e nesse espaço de troca de conhecimento e experiências é debatido o que é educomunicação e como ela pode contribuir na construção do olhar crítico de cada cidadão e cidadã. Também é discutido como a educomunicação possibilita transformar os/as jovens em um comunicador ou comunicadora popular, utilizando a mídia como um elemento para empoderar a juventude. A primeira comunidade a receber a oficina foi a Alfavaca, no último sábado (07), onde 17 jovens participaram do debate e de atividades práticas, com a elaboração de matérias em audiovisual e texto, com temas ligados a realidade da comunidade na qual estão inseridos/as.
O jovem João Victor, morador da comunidade de Alfavaca, pontua o momento prático como muito importante: "eu achei muito interessante fazer notícia, o que afeta a comunidade, o que é bom... eu quero sempre tá participando e incentivando meus amigos a participarem". Já a jovem Manuela Silva, moradora da comunidade de Angico, acredita que a oficina foi “uma oportunidade da gente como jovem levar voz através da comunicação, é mostrar que a gente tem o trabalho de fazer aquilo que ainda não foi feito, e com essa oportunidade poder contribuir com nossas comunidades”. Manuela dedicou o seu dia de domingo (8) para participar da oficina de educomunicação, que aconteceu na comunidade de Baraúna e reuniu 20 adolescentes. O jovem Luís Eduardo foi também um deles e destaca que a oficina possibilita um espaço de aprendizado que é pouco oferecido na escola e deseja continuar realizando ações de educomunicação.
Cinema Popular
Enquanto os jovens participavam das oficinas a população das comunidades aguardava o cair da noite para ocupar as cadeiras e bancos colocados no terreiro, para assistir ao filme nacional “Tapete Vermelho”, que aborda a importância de acreditar e lutar pelos seus sonhos, bem como instiga a discussão sobre pertencimento e identidade, além de pautar o poder da mídia na sociedade. O longa-metragem retrata costumes e tradições presentes nas comunidades do interior, como a prática das rezadeiras, roda de violas, entre outras, elementos que aproximava a realidade dos/as espectadoras/as das imagens que surgiam na parede da escola na comunidade de Alfavaca, “arrancando” risadas de aproximadamente 70 pessoas, na noite de sábado. Na comunidade de Baraúna a magia do cinema levou na noite do domingo mais de 80 pessoas para o terreiro da associação, onde assistiram ao filme e uma apresentação do grupo P1 Rappers.
Toda a ação do projeto “Carrapicho Virtual” conta com o apoio das moradoras e moradores das comunidades envolvidas nessa fase do projeto. A próxima atividade do projeto vai acontecer no dia 14, na comunidade de Curral Novo.
Agência Chocalho
0 comentários