O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade e da secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS, Lindsai Amaral, participou nesta quinta-feira (05), de mais uma ação do ‘Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10’.
Eles visitaram a família do aluno Douglas de Souza, de 14 anos, da Escola Educandário João XXIII, no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro. De acordo com a gestora da unidade, Cristiana Coelho, desde o ano passado que o aluno tem faltado as aulas, mas este ano piorou muito. “Nós fazemos um acompanhamento junto a família, mas mesmo assim não estávamos conseguindo traze-lo de volta. Esta iniciativa do prefeito e do secretário é maravilhosa, acredito que depois dessa visita, Douglas voltará a frequentar as aulas”, afirmou a gestora.
O prefeito, o secretário e a gestora tiveram uma longa conversa com o aluno e a mãe, a dona de casa, Maria Alice para entender o que estava provocando a ausência do jovem na escola, e de alguma maneira incentivar o retorno do estudante. “O objetivo da nossa visita, uma das ações do Projeto ‘Juazeiro Educação Nota 10’, é conversar com a família ou responsável para entender qual o motivo que o aluno está faltando às aulas, e dessa maneira buscar alternativas para trazê-lo de volta à escola. Esta é a segunda visita que faço aos alunos faltosos da Rede, e a nossa expectativa é conseguir alcançar a nossa meta, que é reduzir ainda mais a evasão escolar no nosso município”, ressaltou o prefeito Isaac.
O secretário da SEDUC destacou que a taxa de evasão escolar na Rede Municipal de Ensino, nas séries regulares era de 6.2% e foi reduzida para 2.1%, nos últimos 7 anos. “O desafio agora demanda uma ação conjunta família-escola-sociedade para que o direito à Educação seja garantido efetivamente a meninos como o Douglas”, evidenciou Clériston.
No relato da mãe do aluno ficou claro as dificuldades de ordem socioeconômicas enfrentadas pela família. “Apesar da falta de dinheiro aqui em casa, nunca deixei de cuidar dos nove filhos que eu tenho. O Douglas é o mais novo, e sempre converso com ele sobre a importância de estudar. Este ano ele só quer saber de empinar pipa na rua, e tenho chamado a atenção todos os dias para ir para a escola, mas muitas vezes ele não me obedece. Achei uma maravilha essa atitude do prefeito, secretário e da diretora de aparecer aqui em casa e conversar com ele. Acho que meu filho não vai decepcionar vocês”, acredita Maria Alice.
Com certa timidez, Douglas ouviu a todos com muita atenção, respondeu às perguntas que eram feitas e ao final se comprometeu em voltar para a escola. “Gosto da minha escola, mas o que eu mais gosto de fazer é jogar bola no Mais Educação. Eu sei que preciso me dedicar aos estudos, e prometo que vou voltar para a escola hoje mesmo”, garantiu o aluno, segurando a foto dele com o professor do Mais Educação.
Antes da visita a casa do aluno, o prefeito Isaac passou na Escola Educandário João XXIII e cumprimentou todos os alunos, que já estavam em aula. Participaram da visita a superintendente de Gestão da SEDUC, Lucinete Alves, a madrinha do Comitê do Educação Nota 10, Denise Simone e professores.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
4 comentários
06 de May / 2016 às 11h45
estou pasmo até que ponto chegamos em Juazeiro espero que a promotoria tome nota de mais uma manobra louca desse governo. Entrar no leito familiar para colocar como programa envolvendo crianças acho um absurdo isso já esta ultrapassando os limites, espero que alguém de consciência plena converse com esse governo e mostre o disparate que ele está cometendo. Nota zero
06 de May / 2016 às 16h49
Verdade, Jaja ele vai se complicar mais ainda, o que é Seu perifeito, não quer largar o osso?
06 de May / 2016 às 17h50
ahhhhhhhhhh o que ano eleitoral não faz!!!! Acorda eleitor de Juazeiro! Larga de ser trouxa!
06 de May / 2016 às 21h14
Estou a vomitar , por estazinha, quem é mesmo??????????de Petrolina?? Nem vou em Petrolina, e essa aqui se achando, fez o q forasteira/?? Nossa cidade precisa é amor fraterno. Vasa pra lá de volta.