Escolhido e eleito pelo então prefeito José Clementino Carvalho Filho (Zé Filho PSD), o atual prefeito de Remanso, Celso Silva e Souza (Dr. Celso – PT), logo no começo do segundo ano de mandato, apesar da pressão contrária, resolveu que não iria pagar pelos erros de seu criador. O processo 0002040-10.20.2014.805.0208, do Tribunal de Justiça da Bahia, o primeiro de muitos, mostra isso claramente. É uma denúncia de Dr. Celso contra Zé Filho pelo desvio de quase 5 milhões de reais entre 2009/2012 do FEAS, Fundo Estadual de Assistência Social.
Zé Filho, prefeito, recebeu esse dinheiro para atender às demandas dos que recorriam ao Executivo Municipal, aqueles mais carentes que necessitam de comida, casa, acompanhamento médico e psíquico, creches para os filhos pequenos, erradicação de trabalho infantil e combate à pobreza; provavelmente, porque nenhum tostão chegou aos destinatários, ele simplesmente "esqueceu" de prestar contas.
Entre ser responsabilizado pelo Tribunal ou entregar o criador, Celso não hesitou: Na denúncia, apresentada em 26 de novembro de 2014, depois que "a municipalidade teve seu nome incluído nos cadastros restritivos do Governo Estadual", ele narra os fatos ao Juiz, ressaltando que a cobrança começou logo no início da administração e ele não teve como atender, "logicamente, não foi apresentada", afinal "a atual administração não possui registro documental algum" da aplicação deste dinheiro.
Convocado, o Secretário de Igualdade e Assistência Social de Remanso, Pedro Alves da Costa, assinou em termo a denúncia: ""Constatamos a inexistência dos documentos alusivos ao Plano de Ação, co-financiamento para os programas, serviços ou benefícios relacionados ao desenvolvimento de política de assistência social no município".
Marlon Alberto Weichert, Procurador da República, mestre em Direito Constitucional, não tem dúvidas: "Todo e qualquer ato de improbidade implica perda de função pública e suspensão de direitos políticos" e essa é a razão para a movimentação das últimas semanas de Zé Filho: O processo voltou para o Ministério Público que deve dar o parecer ainda este mês e julgado, a candidatura iria por água abaixo
Nem o prefeito Celso, nem Zé Filho, nem o advogado contratado pelo prefeito, Wallace Ramon Café e Silva, falam sobre este processo. O que se sabe é que nenhuma das justificativas apresentadas por Zé Filho foi acatada.
Informações Manoel Leão
8 comentários
04 de May / 2016 às 19h41
E muito justo, justissimo. Remanso tem que optar por outra via politica. Moro a dois anos em remanso nunca vi politicos tao desinteressados pelos anseios do povo,saude abandonada lixo por toda parte.a camara de vereadores inoperante e o mercado de mel e peixe falido.CULPA DESSE CARA Q TA AI DE NOME ZE FILHO. MELHOR SERIA SE ELE FOSSSE FILHO DE OUTRA,OUTRA REALIDADE. ACORDA REMANSO.
04 de May / 2016 às 21h10
Contra Dilma não há nada de roubo. Os prefeitos cheios de processos de corrupção e nada de perder o cargo.
04 de May / 2016 às 21h40
rsrsrsrs, Ze Filho foi eleito pelo POVO de Remanso 3(tres) vezes e fez seu sucessor que, diga-se de passagem uma lastima, Remanso parou, agora, todo forasteiro quer que Ze Filho faça da Prefeitura um loteamento, com certeza ele não fará, não esquecendo tambem dos plantonista que $$ vende até a alma ao diabo e vegetam extorquindo Prefeitos sobre ameaças de notas falsas nos meios de comunicações da região. Ze Filho goza hoje em Remanso de nada menos que 80% de aceitação dos Remansenses, façam pesquisas, Forasteiros de Plantão.
04 de May / 2016 às 23h04
O que acho é uma falta de respeito por conta do atual Prefeito Drº Celso formular uma denuncia contra o Ex-Prefeito José filho pois como é que só agora ele veio a publico formula tal denuncia na verdade ele perdeu foi o rumo da sua gestão, toda população Remansense sabe que o atual gestor nunca fez nada pela população e só foi aleito pela credibilidade de Zé Filho que o Apoiou. Zé filho é um Homem honesto e um ótimo gestor sempre manteve seus compromissos em dias principalmente o pagamento dos funcionários. Já o atual Gestor é um corrupto juntamente com sua corja que vem mantendo vários funcionários com salários atrasados, a Saúde está com 3 meses em atraso, falta medicação dentre outras coisas que se for descrever vou passar a noite e entra durante o dia.
05 de May / 2016 às 00h01
O povo de Remanso é tão sofrido que se contenta com o menos ruim, mas aos poucos a máscara desse homem está caindo. Não repassou o dinheiro dos funcionários para o INSS, de acordo com essa matéria, deu fim em quase 5 milhões, dinheiro da população mais carente. .
05 de May / 2016 às 00h02
Justíssimo mesmo, ele deveria devolver esse dinheiro,
05 de May / 2016 às 07h58
A materia em si, de cunho politico de advsersario, veja quem a enviou para o Blog Geraldo José, alias, um eximio Comunicador, sempre autentico nas suas atitudes, Parabens Geraldo José, agora, paciência....ficar satisfazendo o ego de correligionario politico, que sem votos e sem nenhuma credibilidade com o Eleitor de Remanso, como bem disse o leitor ´´Rogerio Silva´´ atitude de quem almeja um lote das tetas da Prefeitura de Remanso, se um ´´dia´´ o padrinho for Prefeito, quem sabe, no seculo XII. Siga o exemplo do nosso Geraldo José, forasteiros de plantão.
07 de May / 2016 às 12h24
Forasteiro. Essa palavra hj não soa bem pouco importa se e da qui ou da li. Hj os filhos da elite de Remanso nem pisa os pes nas ruas de Remanso moram nas grandes capitais.hj so quem ocupa as ruas prainhas e clubes de remanso sao os filhos de forasteiros ,que aq estao em remanso prestando serviço de alguma forma. " Inatingivel e cosmopolita é aquele cara que mora em PARSAGADA. como eu"