A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) irão realizar de 17 a 22 de maio, na Orla II, a décima Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale). O evento conta com a parceria do Governo da Bahia e da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Anglo-Nubiana (ABC Anglo).
"A Expovale se mostra como uma das maiores exposições de caprinos e ovinos do Brasil, inserindo o município de Juazeiro e todo o Vale do São Francisco no cenário nacional. O evento já demonstrou em edições recentes todo o sucesso da região com a participação de criadores e empresas de todo o Brasil", declarou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira.
Conhecido nacionalmente como o grande encontro dos criadores de caprinos e ovinos do Nordeste, o evento reunirá criadores, técnicos, profissionais, estudantes, empresa do ramo e apaixonados pela atividade. A décima Expovale irá estimular e fortalecer ainda mais a atividade agropecuária como um todo, em diferentes setores da cadeia produtiva, componentes necessários para o desenvolvimento sustentável do Vale do São Francisco.
"É uma oportunidade para os empresários da região estarem em contato com o que há de mais moderno em tecnologia, manejo, técnicas de comercialização, financiamentos e investimentos que se enquadram nas potencialidades da pecuária familiar e de produtores empresários", observou o diretor financeiro da ACCOSSF, Salvador Júnior.
A atividade caprina e ovina movimenta no Vale do São Francisco, mais de R$ 228 milhões durante o ano, gerando emprego e renda para inúmeras famílias e impulsionando a economia local. Dentre os estados do Nordeste, a Bahia é o que possui o maior rebanho de caprinos, cerca de 4,1 milhões de cabeças, correspondentes a 42,2% do total nordestino e 39% do efetivo nacional.
Segundo a organização do evento, a décima Expovale contará com 200 baias para abrigar cerca de 1500 animais. "A expectativa é que nessa edição alcancemos mais de 1 milhão em vendas, com a presença de criadores do Brasil e de outros países. Os melhores expositores de cabras de leite estarão presentes no evento", informou um dos coordenadores e técnico da SEAPA, José Neide.
Durante a Expovale será realizado o primeiro torneio leiteiro de caprinos que objetiva incentivar e motivar o surgimento de novos criadores de cabra leiteira, além da realização de dois leilões.
Ascom/Juazeiro
0 comentários