Os homicídios ocorridos na aconchegante cidade de Juazeiro assusta a cidadania local e repercute na sua região e até fora dela, é motivo de preocupação, e, cabe análise científica. A cidade sede do Município de Juazeiro teve e tem um crescimento populacional acelerado por um processo migratório regional, lhe proporcionando sim, desenvolvimento econômico, em proporções superiores às do seu desenvolvimento social.
A população vinda de municípios dos seus arredores, seja do Estado do Pernambuco (Microrregião formada por 10 municípios), seja da região Norte do Estado da Bahia, Território Sertão do São Francisco (10 municípios) – considere-se, ainda, que Juazeiro fica na Região Nordeste do país, uma das mais desassistidas do ponto de vista social, e historicamente.
Pode se ver que grande parte da população juazeirense, influenciada pela “debandada” regional, supracitada, é composta de criaturas humanas, absolutamente vitimadas socialmente pela cultura “coronelista” do passado, e, até do presente: tem baixa e até nenhuma escolaridade; uma parte foi à escola com método de ensino atrasado e sem a mínima condição física adequada para se dá aula; uma economia acanhada; e, um Sistema Político básico de pequena visão de futuro, e baixíssimo compromisso com a promoção dos Direitos Sociais, pelas Políticas Públicas que poderiam manter, pelo menos, os serviços básicos de responsabilidade de cada Prefeitura.
Ou seja. Os assassinatos de hoje, são, lamentavelmente, reflexos objetivos do tratamento violento de ontem!... As violências mais diversas, apenas como exemplo, estão por aqui também – a população de Sento-Sé tem andado assombrada com sucessivos crime bárbaros, e, sem se falar nos outros tipos de violências que grande parte da sociedade é vítima, outra parte não consegue interpretá-las, muito menos indigna-se com tantos descasos provocados por um modelo de organização social, onde se é ensinado a querer ser cidadão, e nem a não se ter pelo menos o básico, inclusive a vergonha.
Laurenço Aguiar – Cidadão de Sento-Sé
14 comentários
03 de May / 2016 às 16h40
Um dos legados do governo comunista corruPTo que você defende é o desemprego, que tem causado a violência. Não sei qual a cigana que lhe disse que você é analista criminal. E ainda mudou a assinatura de "Militante Socialista" para "Cidadão de Sento Sé" - o que um impeachment não faz, né? Quem continuar a enganar os humildes.
03 de May / 2016 às 16h44
Companheiro, tá indo de barquinha ver a companheira Dilma ser expulsa constitucionalmente do palácio do planalto?. Eu te avisei: ninguém tá dando ouvidos as suas idéias Bolivarianas em sento-sé. Vai começar as picuinhas em juazeiro? Se descer rio abaixo verei sua matéria próxima semana em Xingó.
03 de May / 2016 às 16h57
ESSA PESSOA QUE COMENTOU ISSO NUNCA SAIU DE JUAZEIRO. SÓ CONHECE JUAZEIRO, COITADO. TEM TANTAS CIDADES IGUAIS E PIOR QUE JUAZEIRO. MENTALIDADE PEQUENA A SUA MEU AMIGO!
03 de May / 2016 às 17h56
SABE NADA. ESTA VIOLENCIA TEM UM PAI E UMA MANHA. CHAMA- D R.O.G A S. O.CAUSADOR DISTO TUDO É A SOCIEDADE QUE CONSOME.PODE. PODE SER. ESTUDANTES, EMPRESARIOS, POLITICOS, SERVENTES, AGRICULTORES,PROFISSIONAL LIBERAL,MOTORISTAS DESOCUPADOS, DESOCUPADAS ETC. OU TEM DUVIDAS DISTO?????????
03 de May / 2016 às 18h00
SABE NADA. ESTA VIOLENCIA TEM UM PAI E UMA MANHA. CHAMA- D R.O.G A S. O.CAUSADOR DISTO TUDO É A SOCIEDADE QUE CONSOME.PODE. PODE SER. ESTUDANTES, EMPRESARIOS, POLITICOS, SERVENTES, AGRICULTORES,PROFISSIONAL LIBERAL,MOTORISTAS DESOCUPADOS, DESOCUPADAS ETC. OU TEM DUVIDAS DISTO????????? E É ASSIM EM TODAS AS CIDADES,GRANDES,PEQUENAS, E JA. ESTA CHEGANDO NOS. DISTRITOS E LUGAREJOS DE TODO BRASIL
04 de May / 2016 às 07h40
Ele tá querendo dizer que a violência de hoje, aqui, é produto dos militares que nao deixaram os comunistas tomarem o Brasil pra si?
04 de May / 2016 às 13h46
Dois dos 20 (vinte) cursos de formação política que tomei; Analise de Conjuntura; e, Comunicação e Expressão) me habilitaram para escrever, a postagem das matérias que escrevo são provas da importância do conteúdo técnico delas. O fato dos blogs precisar de matéria importante eu como militante precisar me posicionar sobre as questões, gerou uma parceria espontânea de interesse mutuo. Para quem quer discutir o assunto, eu fiz uma provocação importante. Sei que dói em muita gente falar de um Sistema Político vicioso de natureza capitalista!... Os crimes de Juazeiro não são, pelo menos em maioria, nos bairros nem nos condomínios exemplarmente pavimentados onde vive as famílias de classe média, rica, etc. – esses ocorrem nos bairros sem infraestrutura urbana minimamente adequada, envolvem pessoas muito carentes, e, o próprio uso de drogas é resultado da exclusão social. Qualquer cientista social, ou político, pode e deve entrar nessa discussão, inclusive, para compensar, os comentários de picuinha e alienados!
04 de May / 2016 às 16h33
Esse cara nem os deles aqui em SentoSé o suportam, não falam pra ele, já que é melhor um doido do seu lado do que contra voce.
04 de May / 2016 às 17h10
Thau querida!
04 de May / 2016 às 19h58
Numa sociedade movida culturalmente por um Sistema Político vicioso, assistencialista, repressor, perseguidor – de direita reacionária, é normal que quem si dispõe a combate-lo acabe se tornando insuportável, por quem ama o referido regime. Na verdade ninguém apresenta uma explicação, justificativa para a enorme violência de Juazeiro – pode perguntar a um cientista político que ele vai garantir que o meu argumento tem lógica!... Por isso que os “ateus” afirmam que o sistema capitalista, orienta as pessoas a usar o nome de Deus para justificar os problemas sociais que os poderosos criam – para acomodar às pessoas a não lutarem para melhorar as suas condições de vida, pois, muitas coisas que faltam na vida dos pobres, entram desonestamente na vida da maioria dos ricos!
05 de May / 2016 às 09h44
Com base em alguns comentários parece que o objeto de discussão dessa matéria, é a minha pessoa – no dia que o pessoal da direita quiser discutir a vida e o conteúdo geral do Laurenço Aguiar, é só mandar uma matéria e que convença o blog a publicar - a discussão é sobre a violência em Juazeiro, mais explicitas nos homicídios frequentes - a reportagem com o vídeo do radialista Winston Monteclaro foi quem me estimulou a da esse parecer !... Mas, inconsequência e o grau de periculosidade de parte de “vocês” é tão clara, que eu continuo recebendo conselho para “ter cuidado com a vida”!
05 de May / 2016 às 15h24
Poxa o cara ouviu a materia de Montes Claro e resolveu dar um parecer" pense num relator" e de rir muito. A violencia esta em todos os grandes centros, e se espalha por todo o país que ve seus jovens afundado nas drogas. e triplicou depois que voces assumiram o poder. mas graças a Deus que acabou. Vamos ter que dar duro e sofrer anos para voltamos a ter crescimento e por esse pais nos eixos, se é que isso é capaz.
06 de May / 2016 às 01h16
Ninguém falou que não existe a violência nos outros lugares, mas, a discussão é especificamente sobre a de Juazeiro – a violência de qualquer lugar, cabe avaliação técnica científica, já se sabendo, que todo tipo de violência é resultado da chamada “exclusão social” – nascer e crescer sem as devidas proteções dos entes federados, Prefeitura, Estado e União Federal!... O governo do PT, por ter certa orientação do Projeto Político de natureza Socialista começou a investir para melhorar a vida das pessoas, reduzir suas carências pessoais/sociais para no futuro a violência ir deixando de ser provocada: tirou 32 milhões da fome; aumentou em mais de 300% o orçamento federal paras as duas regiões mais pobres, Norte e Nordeste; foi que mais fez Universidade; botou filho de pobre e preto na Faculdade, que ates é só para galegos e filhos de rido; aumentou a produção geral do País; Encheu o país de obras; Milhares de Casas Populares para quem não tinha; botou pobre pra andar de avião; criou leis importantes para beneficiar o povo, inclusive as empregadas domésticas; criou leis e outros mecanismos para combater a corrupção; e, fez muito mais coisas, que, “quem não é tolo pode vê/ver”. Por isso qua a direita (os ricaços) tramaram o golpe, com a “simpatia”, ou a omissão do de figuras do poder judiciário. Aliás, a burguesia representa apenas 10% da nação, e, é por isso e criaram, se apropriaram corruptamente de grandes e poderosos meios de comunicação para manipular os pobres mais burros a ficarem do seu lado, defender a ideologia deles – ajudarem eles manterem seus privilégios e com poder absoluto!
17 de Jan / 2024 às 20h51
A VIOLENCIA ESTÁ FICANDO INSUSTENTAVEL EM JUAZEIRO E EM TODA BAHIA. ISSO É CAUSADO PELA CERTEZA DA IMPUNIDADE. VAI AUMENTAR AINDA MAIS.COMO A VIOLENCIA ATINGE OS POBRES, NÃO PRECISA SER ESPECIALISTA PARA SABER QUE NAO HAVENDO INTELIGENCIA A CRIMINALIDADE E A CORRUPÇÃO TENDE A SE MULTIPLICAR.