Em ofício divulgado nesta quinta-feira (28), a Federação Bahiana de Futebol determinou os critérios para determinar a terceira vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2016.
Segundo o documento, a nova vaga para a quarta divisão nacional será do clube melhor colocado da classificação geral da competição, com exceção das equipes que estejam nas séries A e B do Brasileirão (Vitória e Bahia) e das já classificadas para o certame desse ano.
Com a classificação do Flu de Feira já garantida, graças ao título da Copa Governador, agora a dúvida recai sobre a segunda vaga para a Série D 2016. Na decisão do terceiro lugar do Baianão, o Touro do Sertão almeja uma vaga para o Nordestão do próximo ano. Entretanto, se a Juazeirense escolher esta alternativa, a segunda vaga também seria do tricolor e não existe ainda uma definição do critério que será utilizado nesse caso, mesmo com o Cancão de Fogo sendo vice da Copa realizada no final de 2015.
Vale lembrar que em 2014, um caso parecido aconteceu no cenário estadual. O Conquista foi o melhor clube colocado do estadual fora da dupla Ba-Vi e cedeu a sua vaga da Copa Governador para o Jacuipense, terceiro colocado do torneio (leia aqui). Campeão da Copa, o Bahia de Feira ficou de fora da seleção por ter escolhido ao final do torneio uma vaga na Copa do Brasil, caso parecido com o que aconteceu a Juazeirense na temporada passada. Assim, é provável que o clube do Vale do São Francisco possa ficar de fora da quarta divisão desse ano. Durante a semana, o Bahia Notícias pediu explicações sobre a segunda vaga, mas não conseguiu uma definição precisa da FBF.
O clube melhor colocado do estadual, com exceção de Bahia, Vitória, Flu e Juazeirense, é o Galícia. Já na Copa Governador do último ano, a ordem de classificação ficou com Touro, Cancão e Bahia de Feira.
BN
3 comentários
29 de Apr / 2016 às 19h10
O GLORIOSO DESDE 1910 O Glorioso tá de volta. Na primeira oportunidade na década de setenta, vivenciamos, apreciamos uma equipe que era denominada de “misto quente”, criação do Fogão. O jogador de maior destaque era Puruca, apelidado de Xuxa Beleza, expressão típica da época. Menino originário das divisões de base. A contenda teve como adversário a seleção de Juazeiro. Tivemos no Adauto Moraes a presença do polêmico Botafoguense, o cantor Agnaldo Timóteo, que se fez acompanhar do seu irmão , também cantor apelidado de Major, que inclusive fez um show no evento. A partida foi cercada de emoções fortes: Agnaldo Timóteo o insatisfeito com um lance , invadiu o gramado e desafiou prá porrada o árbitro da partida o Demônio do Ringue. “Estou sabendo que você é lutador , mas não tenho medo de você. O comando do policiamento era do então capitão Geraldo Dias de Andrade, nosso amigo, hoje coronel RR. Depois de muitas paradas e brigas, o “Demônio do Ringue, deu um acréscimo de 07 minutos no tempo de jogo. E o capitão, chefe da patrulha cumpriu a risca. O relógio marcou e a patrulha invadiu o gramado e o capitão se apoderou da bola encerrando a pelega. Estou muito feliz , na expectativa de ver o glorioso mais uma vez na minha cidade. E a grande nação botafoguense do grande vale vai mostrar aos descrentes, invejosos e similares , com quantas KOMBIS se faz uma torcida. E VIVA O BOTAFOGO!
30 de Apr / 2016 às 07h24
CHUCHU BELEZA!
01 de May / 2016 às 08h30
Ao invés de pelega, leia peleja. Obrigado!