Vivemos em pleno século XXI, mas às vezes penso que estamos vivendo o século XVIII, onde vivíamos em estado de atraso e penúria devido a falta de estratégia e visão de progresso dos nossos gestores municipais, é claro que isso depende muito de sua equipe e da sua concepção de cidade e progresso.
A principal função da Administração Pública é buscar o bem comum e a satisfação dos cidadãos. Você está satisfeito leitor cidadão? Há quantas décadas vivemos insatisfeitos com a nossa administração pública? Convenhamos meus caros que é a muitas décadas. Sabe porquê? Por que nunca tivemos gestores preparados e capacitados para gerir nossa rica e amada cidade, temos apenas prefeitos.
Elegemos prefeitos por conveniências pessoais, por questões partidárias, por poder financeiro, por pesquisas mentirosas enfim, por vários motivos, menos o principal que deveria ser competência e preparo gerencial. Volto a perguntar: Qual é a principal função da gestão pública?
Para Lima (2006), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Lima ainda acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”. Neste sentido pode-se dizer que quanto maior for a demanda, isto é, a necessidade de um planejamento eficiente no município, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.
Então meus caros leitores e cidadãos, estamos andando em ciclos, e pior, ciclos viciosos e grupos viciosos que querem permanecer no poder a qualquer preço em detrimento do bem estar do cidadão e da cidade e falando em preços, cuidado eleitor-cidadão porque a compra de votos na região é coisa frequente em época de eleições e o preço que a sociedade paga depois sair caro de mais.
Vocês podem dizer que Juazeiro está crescendo, e eu reafirmo, estamos embora, a passos de tartaruga, graças ao nosso potencial e localização geográfica isso é fato. Juazeiro e Petrolina são cidades estrategicamente com um potencial invejável, mas o que nossos gestores tem feito para atrair investimentos durante esses anos? Temos um potencial turístico enorme graças ao Rio São Francisco que não é explorado, somos uma cidade Universitária onde o fluxo de pessoas é constante, mas, falta espaços públicos verdes, falta espaços de lazer para o cidadão e família, falta uma grade de programação cultural anual, falta qualidade de vida ou você cidadão juazeirense acredita que a qualidade de vida em nossa cidade é boa? Enfim, falta uma gestão competente e comprometida com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos seus cidadãos.
Precisamos de uma administração Pública comprometida com o bem- estar da população e com ações planejadas, de gestões modernas, sérias comprometidas com o coletivo, que busque a participação da comunidade em suas ações, ou seja, uma gestão participativa, com estratégias de governo, prestação de contas, que respeite a lei de responsabilidade fiscal, que tenha um plano diretor definido, será que estamos pedindo muito caros leitores cidadãos? Isso é nada, é obrigação do gestor atual, moderno, comprometido e responsável. Transparência na gestão pública é um direito do cidadão e não favor.
E aí leitor cidadão? Precisamos realmente de um gestor competente? Ou de um prefeito camarada, falastrão, engraçado que lhe sorri, cumprimenta e lhe abraça em época de eleição?
Professor Edi Santana
13 comentários
26 de Apr / 2016 às 19h38
PROFESSOR EDI SANTANA VOCÊ É , COMO TODA A CIDADE SABE, UM SEGUIDOR DA IDEOLOGIA SOCIALISTA E LULISTA DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM. ESSE ARTIGO DEMONSTRA UM AFASTAMENTO? OS DOIS SÃO CANDIDATOS A VEREADOR?
26 de Apr / 2016 às 19h39
É , polótica é isso. Edi caminha com Gondim. Santo Antônio e educação na ponta! Lindo artigo.
26 de Apr / 2016 às 21h37
Resolveu aparecer o antes coxinha de Márcio jandir. Mereço, não.
27 de Apr / 2016 às 01h39
E mais um que não faz nada pelo bairro,nem uma ação social e so apareçe em quatro e quatro anos com suas ideologia indagadoras ,a mim deixe seu edir ,santo Antonio de olho.
27 de Apr / 2016 às 10h51
Estou muito feliz meu professor por te ver escrevendo, soube que o senhor vem se recuperando bem graças a Deus. Que Deus abençoe você, que restitua a sua saúde, pois é o principal da vida. Parabéns pelo texto professor, aliás o senhor vem batendo nessa tecla a a décadas, mas infelizmente o nosso povo de Juazeiro é refém desses políticos da região. O povo não tem espirito coletivo, não pensam na cidade como um todo, só pensa em se dá bem como nossos políticos locais. Juazeiro ainda vai sofrer muito até começar a ter uma postura diferente. Admiro muito sua concepção de cidade e de gestão.
27 de Apr / 2016 às 11h01
Esse povo do santo Antonio além de ser... não entende de política. Falar que o professor é eleitor do grupo de Márcio jandir é de uma idiotice sem tamanho. Sou eleitor do professor porque sei da sua capacidade e caráter como pessoa pública e como gente. Pena que ele não sai candidato nesse pleito por questões pessoais de saúde e digo mais professor, pense seriamente futuramente se vale realmente a pena sair candidato por esse povo aí, principalmente esses traíras do santo Antônio. Eles já tem o representante que eles merecem e eles sabem muito bem o que eu estou dizendo, pois sou do bairro e conheço muito bem como as coisas acontecem aqui.
27 de Apr / 2016 às 11h13
Professor Edi Santana, homem de coragem o senhor. Candidato duas vezes ao legislativo de Juazeiro sem apoio e em ambas tendo uma votação expressiva quase 500 votos sem apoio nenhum. Quem falou no Santo Antonio, não se engane que a maior votação dele é no seu bairro sim, conseguindo mais votos no bairro do que muitos que tem a máquina nas mãos. Sabe porque eles ignoram sua votação professor? Porque o senhor não se enquadra na forma deles de fazerem política. Corre os boatos que o senhor não sai candidato esse ano por questões de saúde. O senhor está certíssimo em primeiro lugar a sua saúde depois o resto e mais não apoie ninguém, pois esses caras são oportunistas só querem seu apoio e depois te dá um chute como muitos já fizeram.
27 de Apr / 2016 às 13h08
Meu professor Edi Santana, tá bonitão, não envelhece não? KKKK, brincadeira professor. Não sei se o senhor lembra de mim sou Paulo, fui aluno seu na 7ª e 8º serie no Colégio Estadual Jutahy Magalhães. Estou morando agora em Curitiba fazendo o 6º período de Engenharia de Alimentos. Professor o senhor é sem dúvida uma das pessoas mais qualificadas pra assumi uma cadeira no Legislativo de Juazeiro. O senhor tem todos os pré- requisitos pra tal. Conhece os problemas da cidade e de sua comunidade, principalmente àquelas comunidades carentes dos bairros periféricos onde o senhor trabalha, tem capacidade intelectual pra discutir, opinar, recomendar e propor leis que melhores a vida do cidadão. O senhor ainda trabalha no CAIC na Malhada da Areia e no Jutahy Magalhães? Professor quero dizer que foi uma honra ter sido seu aluno, hoje eu percebo o quanto vcs professores foram importante para que eu estivesse hoje aqui terminado meu curso superior. Obrigado pelos conselhos, incentivos e pelos sermões também.
28 de Apr / 2016 às 10h58
Indagar segundo o dicionário é Procurar saber; tentar descobrir; investigar, pesquisar, averiguar, Perguntar, inquirir... Justamente é isso que o professor Edi Santana, mas faz como professor e cidadão pena que a maioria das pessoas de Juazeiro não fazem e aceita tudo calado e conformado. Morador do Santo Antonio saiba vc que a principal função de um legislador é fazer leis e fiscalizar as ações do executivo e pra isso ele tem que ter capacidade e intelectualidade pra INDAGAR se não ele é engolido por por esses grupos inescrupulosos que governam o legislativo.
28 de Apr / 2016 às 20h42
Meu amigo Professor Edi Santana, meu voto foi seu nessas duas últimas eleições de 2008 e 2012 e se o senhor fosse candidato esse ano seria novamente de coração, pois o conheço muito bem, sei da sua capacidade e da sua índole como ser humano. Mas te peço de coração, já conversamos sobre isso uma vez que foi a hipótese do senhor não sair candidato não apoie NINGUÈM, não faça nunca mais por eles o que eles nunca fez e fariam pelo senhor. Muita saúde é o que eu desejo e rezo pelo o senhor, tenho o privilegio de fazer parte do grupo de pessoas que de alguma forma está próximo do senhor.
29 de Apr / 2016 às 11h38
Vejo esse rapaz fomentando discussões importantes pra essa cidade e não é de agora, só em época de campanha, quem falar isso está faltando com a verdade é sendo muito maldoso e injusto. Desde a época que Geraldo começo no sem fronteira que eu vejo texto deles sobre Política, Cidade, Meio Ambiente, enfim ele tenta fomentar discussões sobre a vida da cidade, seus problemas e soluções. Vai ser uma pena enorme não te-lo este ano participando do pleito no Legislativo principalmente nesse momento tão especial que precisamos de pessoas com o seu perfil. Juazeiro-ba perde muito e o Santo Antônio tem a vida toda a pessoa certa e nunca soube dá falo.
29 de Apr / 2016 às 11h57
Meu grande amigo e estimado professor, não se envolva em NADA nesse momento. Continue focando apenas sua saúde é seu bem estar nesse momento. Sua alto disciplina é o que está lhe ajudando em sua recuperação. Nada de apoiar filhoda puta nenhum. QueDeus te cubra de bençãos meu estimado amigo.
29 de Apr / 2016 às 21h12
Comecei a ler os textos do professor Edi Santana a tempo percebo e vejo uma visão holística de ver e entender as coisas, a cidade, o cidadão e a vida. Acredito que ele não se enquadre nesses padrões de fazer política que é praticado em Juazeiro da Bahia. Uma cabeça pensante como a dele veio pra quebrar paradigmas estabelecida por essa política velha e atrasada que se faz em Juazeiro e no Brasil, onde se usa o voto como moeda de troca. A não participação dele nesse pleito eleitoral empobrece esse processo tão castigado e carente em Juazeiro-BAde cabeças pensantes, capazes e de uma postura ética correta.