Na última sexta-feira, 22, a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), cumprindo mais uma agenda do Toda Sexta tem Obra, entregaram mais dois poços tubulares a população do distrito de Pinhões, mais especificamente na Fazenda Boa Fé e Sítio Ribeiro. Com esse número, já são 51 poços entregues a diversas comunidades do interior, numa parceria com o Ministério da Integração Nacional e a empresa IHARA.
O morador do Sítio Ribeiro, o senhor Gilberto Manoel Gonçalves, manifestou sua satisfação com a chegada do poço, relatando que precisava se deslocar de bicicleta e muitas vezes a pé para buscar água para dá aos animais, além da espera do carro pipa para encher os reservatórios. "Gostaria de agradecer imensamente ao prefeito porque realmente ele vem mudando a realidade de todos que moram na zona rural. Hoje nossa realidade é diferente, teremos água todos os dias", pontuou. Gilberto destacou ainda que o poço do Sítio teve vazão de 1.500 mil litros/hora e irá atender uma média de 2.000 animais e 30 famílias.
Na Fazenda Boa Fé a vazão do poço foi de 8.000 litros/hora e a água será utilizada na alimentação de cerca de mil animais e no plantio de forragem. "Hoje estamos muito felizes e agradecidos, porque você Prefeito Isaac e a equipe do SAAE tem se preocupado com as pessoas que vivem no interior de Juazeiro", falou o morador, Marcos Paulo Andrade.
Em seu discurso, o prefeito Isaac Carvalho agradeceu a toda equipe do SAAE pelo trabalho desenvolvido no interior e ressaltou as ações realizadas pela sua gestão nos últimos sete anos, como a instalação de bombas submersas em várias comunidades, construção de novas adutoras, instalação e manutenção de catavento, por exemplo. "Estamos trabalhando para melhorar todo o município de Juazeiro. É sempre motivo de alegria retornar ao interior e ouvir dos moradores que eles poderão voltar a criar e alimentar seus animais, porque agora eles têm acesso à água. O distrito de Pinhões era o único que ainda não tinha acesso a água do Rio São Francisco, e tudo isso é fruto da parceria com o governo estadual e federal", enfatizou o prefeito.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, destacou as ações que a gestão do prefeito Isaac Carvalho vem realizando no interior. "O povo do interior que antes andava com a lata d'água na cabeça tem hoje água tratada em suas casas. Já são 15 adutoras, mais de 200 poços perfurados, entre outros. Temos também o projeto da palma forrageira que irá beneficiar a todos os produtores. Agora iniciamos na comunidade de Lajinha e Lagoa do Boi o plantio em 15 quintais produtivos escolhidos democraticamente pelas associações para que cada produtor no período da estiagem possa ter a palma para dá aos animais, fortalecendo a caprinovinocultura, que terá também as feiras e exposições nos distritos", destacou o secretário.
Representando o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, o coordenador de divisão do interior, José Inaldo Nascimento, ressaltou a satisfação de retornar ao interior para entregar mais poços tubulares. "Através de políticas públicas estamos realizando o trabalho que o prefeito Isaac e Joaquim acreditam que é levar água para fortalecer o homem do campo na zona rural. O governo enfrentou a seca mais prolongada dos últimos tempos, 2011 a 2015, a chuva foi muito escassa. E estamos nos preparando para enfrentar outra grande estiagem, mas agora o interior vive outra realidade. Com ações estruturantes a população hoje tem água em suas casas", frisou Inaldo.
A entrega dos 51 poços tubulares contou com a presença dos vereadores Agnaldo Meira, Anastácio Assis, secretários municipais, funcionários da autarquia e moradores da localidade.
Ascom/Juazeiro
3 comentários
25 de Apr / 2016 às 21h29
TEORI - MANDA INVESTIGAR PLANILHAS DE DOAÇÕES DA ODEBRECHT O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou a abertura de procedimento para apuração preliminar sobre planinhas apreendidas na Operação Lava Jato com nomes de políticos que teriam recebido doações da Odebrechet. A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai analisar a lista e decidir se há ou não indícios para pedir ao STF a abertura de inquérito contra os políticos citados, de acordo com a assessoria de comunicação da Corte. As planilhas foram apreendidas na casa de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, executivo da empreiteira Odebrecht, e listam mais de 200 políticos da oposição e do governo que teriam recebido repasses da empreiteira. O executivo foi alvo da 23ª fase da Operação Lava, conhecida como Acarajé. Nos documentos, não há juízo sobre a legalidade dos pagamentos feitos pela construtora, que é uma das maiores doadoras a políticos. Teori Zavascki também decidiu devolver ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, duas investigações que haviam sidoremetidas ao Supremo, as da 23ª e 26ª fases da Operação Lava Jato, denominadas Acarajé e Xepa.
26 de Apr / 2016 às 08h04
O NOSSO PREFEITO PASSIVO ESTA NESTA PLANILHA E VAI SE LASCAR AGUARDEM
26 de Apr / 2016 às 09h02
Inaugurar mais uma caixa dagua! A cara desse desgoverno. E o povo como sempre Demente, Subserviente e Coniventes abaixa a cabeça para receber o chute na B!!!!