Na próxima sexta-feira (22) começará a ser distribuída a vacina contra a gripe H1N1 para a população de Juazeiro. A campanha de vacinação teve início nesta segunda-feira (18), mas nesse primeiro momento receberam a dose apenas profissionais de saúde. O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (mulheres que deram a luz em 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, agentes prisionais, a população carcerária e os indígenas.
“As pessoas que tiverem dúvidas podem procurar os postos de saúde e a Secretaria de Saúde. O último caso de suspeita da gripe H1N1 em Juazeiro foi em 2014. Estamos numa situação tranquila, mas devemos fazer um esforço. Algumas medidas ajudam a prevenir a doença como lavar as mãos, ao tossir colocar a mão na frente, ao espirar usar lenço de papel, quem tem bebê não deixar beijar as mãos da criança, entre outros”, explicou a secretária de Saúde de Juazeiro, Tatiane Malta, em entrevista ao programa Geraldo José desta terça-feira (19).
Sobre a campanha contra o mosquito Aedes Aegipty causador da dengue, a secretária ressaltou que "é uma parceria conjunta entre o poder público e a sociedade. Temos feitos um trabalho educativos através dos agentes de endemias e das escolas, contudo, é importante que os moradores evitem os focos da doença em suas casas".
Um dos novos projetos que chegará a Juazeiro é o Academia da Saúde. Segundo Tatiane, as obras devem ser concluídas em até 60 dias e os equipamentos serão instalados na Orla Nova e no Ginásio de Esportes Aloísio Viana.
Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
0 comentários