Em sua primeira declaração após a abertura do processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff disse, nesta segunda-feira (18), em coletiva no Palácio do Planalto, que se sente injustiçada pela decisão da Câmara dos Deputados. Dilma disse que viu todas as declarações dos deputados e que nenhum deles a acusou de crime de responsabilidade.
“Não vi uma discussão sobre o crime de responsabilidade, a única maneira de se julgar um presidente da República no Brasil. Isso porque a Constituição assim o prevê. Ela prevê que é possível [o impeachment] e está escrito, mas a Constituição estipula que é necessário a existência do crime de responsabilidade para que um presidente possa ser afastado do cargo. Isso depois de receber os votos majoritários da população. Recebi 54 milhões de votos e me sinto indignada”, afirmou.
A presidenta falou também que tem certeza de que os deputados sabem que ela não cometeu crime de responsabilidade. “Além disso não há contra mim nenhuma acusação de desvio de dinheiro público, enriquecimento ilícito, não fui acusado de ter contas no exterior.”
Dilma afirmou ainda que não vai desistir de lutar em nenhum momento e que não está em questão o seu mandato, mas sim a democracia. “Estou tendo meus direitos torturados, mas não vão matar a esperança, porque eu sei que a democracia é sempre o lado certo da história. E isso quem me ensinou foi a historia de meus País. Foram dezenas, centenas, milhares de pessoas que lutaram pela democracia.”
Sobre a continuidade do processo, a presidenta demonstrou confiança em ser absolvida no Senado e se disse preparada para o “quarto turno”, numa referência às disputas políticas que enfrenta desde sua vitória no segundo turno das eleições de 2014. Ela reclamou que o Congresso não deu trégua nos últimos 15 meses e citou, como exemplo, as chamadas pautas bombas, que aumentariam o rombo no Orçamento em R$ 140 bilhões. “Vejam vocês que, contra mim, praticaram sistematicamente a tática do quanto pior melhor. Pior pro governo, melhor para a oposição. As pautas bombas chegaram, no ano passado, a 140 bilhões.”
Em respostas a jornalistas, Dilma afirmou que a sociedade não gosta de traidores e reclamou de como a tática foi utilizada de forma explícita dentro do seu governo. “É estarrecedor que um vice-presidente, no exercício de seu mandato, conspire abertamente contra a presidenta. Em nenhuma democracia do mundo uma pessoa que fizesse isso seria respeitada, porque cada um de nós sabe a injustiça e a dor que se sente quando se vê a traição no ato”.
Questionada a respeito de uma eventual ação recorrendo ao Superior Tribunal Federal por não terem sido citadas as pedaladas pelos congressistas, a presidenta não disse que sim, nem que não.“Nós não vamos abrir mão de nenhum instrumento que temos para defender a democracia. Não se trata de judicializar o processo, mas de exercer, em todas as dimensões e consequências, o direito de defesa”.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
12 comentários
18 de Apr / 2016 às 19h46
Impeachment é democracia, já esqueceu? O PT vivia pedindo impeachment. É incrível como esses comunistas destorcem a verdade a seu favor. E os fanáticos acreditam. ABRAM OS OLHO, OUVIDOS E A INTELIGÊNCIA.
18 de Apr / 2016 às 19h55
Alguém viu OTONIEL GONDIM por aí? Se viram me avisem pra eu dizer pra ele: "TCHAU QUERIDO"
18 de Apr / 2016 às 23h29
Sem nenhuma novidade, os parlamentares de Pernambuco caíram de joelhos diante das ordens dos seus eternos patrões - os paulistas da Fiesp. É vergonhoso ser nordestino do lado desses frouxos vendilhões! Só livro a cara do deputado Silvio Costa, o resto foi maricas, deve ir para São Paulo de pau-de-arara, urgente!!!
19 de Apr / 2016 às 06h08
Lula 2018. Vou viver para ver meu voto valer. Dilma e Lula pessoas honestas contra um congresso com muitos réus. Lula e Dilma mora no meu coração
19 de Apr / 2016 às 06h26
Pois é Senhora Presidente,a senhora vive torturando os brasileiros com suas mentiras,com a supressão de seus direitos e agora se faz de vitima ? Cade o nosso dinheiro que a Senhora mandou pra Cuba ? Porque a senhora esconde os gastos com o Cartão Corporativo ? Explica a Maracutaia que a Senhora armava com Lula para arapalhar a Justiça.Sua validade acabou !TCHAU QUERIDA !
19 de Apr / 2016 às 06h48
Assim agem os comunistas mentirosos.Se passando por outras pessoas. FORA PT
19 de Apr / 2016 às 08h12
Está perto a vitoria do povo
19 de Apr / 2016 às 09h34
Por favor alguém fala pra esse povo que estão em um pedestal, que quando na historia do Brasil foi pedido impeachment, o presidente em questão não só roubou cofres públicos, mais também as contas de brasileiros que tinham suas economias nos bancos, e não querida nós não somos burros e nem segos. pra vc ter uma ideia, o prefeito de Montes Claros, que foi tão homenageado por sua esposa na hora em que ela disse sim, declarando que ele era um exemplo de político, foi preso na manhã seguinte, essa segunda feira, por roubo em sua cidade, rombo nos cofres públicos. É esse tipo de gente que apoia esse movimento descarado que atrasa o crescimento do nosso país. então vai estudar a história do país que vc mora, vai visitar o povo do sertão, que são a classe que sempre viveram de promessas desses bandos de ratos, e hoje tem dignidade. Eu fui e vi de perto, porque pra gente falar de determinados assuntos temos que ter conhecimento de causa.Ok Dilma e Lula pra 2018, eu fecho com eles.
19 de Apr / 2016 às 10h08
Esquerda perdida tchau queridas
19 de Apr / 2016 às 11h30
ADEUS, QUERIDA! Boa viagem pra Cuba, antes que vá pro xilindró; dê um abraço em Fidel! Rá! Rá! Rá!
19 de Apr / 2016 às 15h44
Todo Brasileiro que usa 50% do cérebro,sabe que Dilma é honesta, o problema de Dilma é ter sido controlada por um partido de corruptos, cujo criador é um trambiqueiro desfaçado de honesto. Os mais antigos já diziam: Quem com porcos se junta,farelos come. Tá pagando pela falta de competência e não pela desonestidade.
19 de Apr / 2016 às 17h00
Interessante observar os pró golpe, apontar o dedo pra uma presidente que não é ré, nem investigada por nenhum tribunal. Vocês acham que é justo um processo desse porte, em um plenário onde quase todos tem rabo preso? É muito ridículo, e sinto que sub julgam a inteligência alheia, como que não percebemos a flagrante maracutaia dos velhos coronéis do poder. Como pode esse Cunha, que é RÉU do STF, envolvido em propinas da Lava Jato, (pq ainda não foi preso?, Se ele fosse do PT, já estaria no xilindró), coordenar uma sessão de impeachment contra Dilma? Como disse o próprio no final da sessão, Deus tenha misericórdia desse país. Abram o olho vocês, que têm a visão troncha pra direita que governou este país por mais de 500 anos!!