ESPAÇO DO LEITOR: I EXPOSIÇÃO DO PROJETO “REMENDAR-SE”

Um projeto de cunho pessoal e familiar idealizado para fortalecer as mulheres nas suas lutas diárias. A exposição “Remendar-se” iniciou nas ruas de Juazeiro na tradicional Caminhada da Mulher no dia oito de março com contextos feministas através de fotos.

As imagens foram feitas pelo fotógrafo Paulo Júnior, numa produção de Laís Lino. O principal objetivo foi abrilhantar cenas que direcionasse o olhar e sentimento entre mãe e filha, buscando o empoderamento através das dores, curas, audácias, do amor, proteção e cuidado.

Apesar dos avanços, ainda é muito difícil ser mulher nos dias de hoje, nos deparamos com os preconceitos e o machismo transbordando nas condutas humanas a todo o momento. A luta aqui é por uma igualdade de expressão, de espaço no trabalho, na política e na família, uma mulher que cuida da sua própria casa precisa romper todos os desafios, buscar sua autoestima e firmeza no enfrentamento de qualquer forma de violência.

O projeto funciona de forma itinerante visitando os bairros nos CRAS, CREAS, Centro POP, CIAM, Ronda Maria da Penha, Penitenciária, Maternidade, abordagem de rua em praças, bares, etc., e pode estar em qualquer outro local desejado pela população, com intuito de conversar com as mulheres sobre o empoderamento feminino na construção de sua própria história, lembrando que para se refazer é preciso entender o que é um “remendar-se”.

Como cuidadora dessa exposição o “Remendar-se” remete ao costurar-se, cicatrizar suas feridas e levantar sua cabeça para a vida numa luta constante pelo renascer. Os homens também são convidados a pensarem sobre os atos que cometem contra a mulher através de uma conscientização de inserção pela busca de um acompanhamento psicossocial para entender que também precisam de cuidados e tratamento, é importante levantar aqui as duas vertentes sobre o assunto para efetivamente conseguirmos o que almejamos.

Num ato pessoal, pensando num alcance mais universal, penso que a melhor parte disso tudo foi ter feito essas fotos com minha mãe, uma mulher guerreira, assim como tantas outras, cheia de esperança e renovações, uma mulher que venceu todos os seus desafios e que hoje nos ensina a viver com mais brilho e perseverança. Espero que consiga chegar perto do que queremos, ou seja, passar para a sociedade que para ser mulher é preciso enfrentar tudo e todos por um remendar-se, para conseguirmos a verdadeiro sentido de ser livre, de ter realmente a nossa liberdade.

Informações: [email protected]/ 074988422777

Carla Lorena Pesqueira

Psicóloga