Através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento de Igualdade Social (SEDIS) e a Consoali - Empresa de Consultoria Alimentícia, através do Instituto Federal de Pernambuco, famílias assistidas pelos CRAS de Juazeiro estão recebendo mini cursos sobre como aproveitar os alimentos de forma saudável. O curso começou no último dia 07 deste mês e acontece ainda no dia 19, CRAS Malhada da Areia e 28, no CRAS Quidé. Nesta quinta-feira foi a vez do CRAS do Bairro João Paulo II.
Segundo Ataildes Pinheiro, sócia-proprietária da Consoali, a proposta da parceria foi aceita pela possibilidade de promover uma ação social, auxiliando a comunidade em sua alimentação. "Temos o hábito de jogar cascas e talos dos alimentos no lixo, mas às vezes é ali que estão os maiores nutrientes do alimento. Então viemos ensinar como aproveitá-los. Além disso, contribuímos na economia dessas famílias; elas passam a ter uma alimentação mais saudável e com um menor custo", disse.
O público participante, em sua maioria, são pessoas já beneficiadas por alguns programas oferecidos no CRAS, pessoas da comunidade. Maria Aparecida dos Santos era uma das alunas. Ela é autônoma e assim que ficou sabendo do curso, correu para se inscrever. "Esse não é o primeiro curso que faço aqui. É sempre bom participar, porque a gente aprende mais e tem oportunidade de ter uma renda. Hoje aprendi a fazer um bolo de casca de banana, pois agora vou fazer em casa e vender", ressalta Maria Aparecida.
A Coordenadora do CRAS João Paulo II, Rosângela Mesquita, reafirmou a ideia de geração de renda ressaltada por Maria Aparecida. "Sempre que promovemos cursos e oficinas aqui, fazemos o acompanhamento das famílias para ver como os cursos ajudam-nas, se suas vidas melhoram, se conseguem melhorar sua renda. Normalmente elas se potencializam e começam a vender os produtos. Para nós é sempre um motivo de alegria e satisfação quando isso acontece", afirma. O cardápio do dia foi feito com aproveitamento integral da banana e da abóbora: bolo da casca da banana, lasanha de banana ao molho de frango, almôndegas da casca de banana; picadinho de abóbora, salada da casca de abóbora, arroz temperado com a liga da abóbora e farinha de semente de abóbora.
1 comentário
18 de Apr / 2016 às 19h51
Antes se fala em uma rede de assistencialismo baseada no SUAS, porem isso fico só da ideia e no papel. Hoje os CRAS só atendem e fazem as vontades politicas dos gestores ou padrinhos políticos. A Ex-secretaria Mª José mesmo envolvida na politica tentou tecnicamente mudar essa situação, mas na politica é assim, se você tenta fazer algo que é correto você cai. Ta na hora dos CRAS saírem das suas sedes e irem de encontro a comunidade.