Zó se reúne com agricultores da borda do Lago de Sobradinho

O deputado estadual Zó (PCdoB) passou a manhã desta quinta-feira (14) na sede do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF), em Juazeiro, reunido com representantes da instituição e dos produtores rurais das cidades de Sobradinho, Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Sento Sé. Os produtores desses municípios utilizam o entorno do lago de Sobradinho para plantação de melão, melancia e cebola. Com a degradação do rio, o uso de agrotóxicos nas culturas passou a  afetar diretamente o reservatório.  Os trabalhadores alegam que sem a agricultura não tem como sobreviver e manter as famílias.

De acordo com o presidente da CONSTESF e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, todos os anos os agricultores da borda do lago sofrem com isso. "Chamamos de efeito sanfona. A barragem seca eles aproximam mais da vazante, quando normaliza eles voltam para as suas áreas", afirmou. Para o deputado Zó, é preciso resolver logo esta situação  aproximando a água dos agricultores evitando assim, o contato direto com o lago. "É necessário que se faça um estudo técnico e  encontre um ponto de água confiável. Se não for pelos canais de aproximação que seja por outro meio viável. Temos que ter consciência da questão ambiental e procurar soluções que beneficiem o agricultor e paralelo a isso,  pare de agredir o meio ambiente", avaliou.

Zó ainda se comprometeu, com o apoio de outros deputados da região, a convocar uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para cobrar mais celeridade na resolução do problema. "Entendemos que são famílias que precisam trabalhar e ter o seu sustento. Vamos levar esta situação para conhecimento de mais pessoas e assim cobrar a solução", complementou.

Encaminhamento

Aproveitando a agenda já marcada com a CODEVASF, em Juazeiro,  o deputado estendeu o convite aos produtores e membros da CONSTESF  que queriam acompanhá-lo. Assim já adiantariam a situação ao diretor da empresa.

Nina Dourado Ascom Dep. Zó