Uma iniciativa de frequentadores da Ilha do Fogo tem recebido o apoio da Prefeitura de Petrolina. A proposta é que os usuários se reúnam mensalmente para realizar mutirões de limpeza no espaço. O primeiro mutirão aconteceu no último final de semana. A ação tem o objetivo de somar os trabalhos de limpeza, realizados semanalmente, pelo governo municipal e conservar a limpeza, além de alertar aos demais frequentadores sobre a necessidade da preservação e sobre a conscientização de que é melhor prevenir para garantir a preservação do balneário.
“A iniciativa foi muito proveitosa e de grande abrangência, demonstrando que a responsabilidade sobre a limpeza da Ilha é tanto da gestão, como da consciência dos frequentadores”, avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo. A ideia foi parabenizada e apoiada por representantes da sociedade civil, como Rodrigo Rodrigues, que enalteceu a iniciativa dos frequentadores.
9 comentários
14 de Apr / 2016 às 02h05
Colegas do movimento e coletivo dailha já faziam isso. Alem de expulsar meliantes, craqueiros entre outros. Andarilho so tomava banho lá e ganhavam sabonetes e saboes. Como contrapartida limpavam a ilha. Boa iniciativa da prefeitura? Tem que aprender mais com o coletivo A ilha une tudo e todos num verdadeiro rumo. Por isso ela é e sempre foi do povo. Hoje virou politica publica nos holofotes e midia.
14 de Apr / 2016 às 08h01
Uma comédia, a prefeitura não tem projetos para ilha, o objetivo é privatizar, e está fazendo isso aos poucos. Que seja, utilizando a população para fazer limpeza, como concedendo a empresas o espaço da ilha.
14 de Apr / 2016 às 09h01
Esse absurdo de substituir as responsabilidades das Prefeituras locais pelo trabalho "solidário" dos trabalhadores e da juventude das duas cidades é uma atitude no mínimo cínica e desavergonhada !! Quando o Coletivo Amigos da Ilha levantou nas lutas que "A Ilha do Fogo e o Rio São Francisco são do Povo Brasileiro" e conquistou a retirada do exército e o fim da odiosa invasão, essa histórica vitoria reafirmou que as responsabilidades de limpeza, revitalização, segurança, etc., na Ilha são única e exclusivamente da(s) prefeitura(s). A Ilha do Fogo deixou de ser parte das duas cidades ? Que perversão é essa ? Economizar recursos municipais com trabalho voluntário dos povos ? Aos povos cabe o direito de usufruir das belezas naturais da Ilha e colaborar para que o lixo seja depositado nas lixeiras que devem ser colocadas pelas prefeituras colocadas em vários locais dentro da Ilha. Brevemente vamos retomar a luta pelo maravilhoso projeto desenvolvido pelo trabalho da Univasf, Coletivo, e demais entidades.
14 de Apr / 2016 às 09h34
Não foi o primeiro mutirão, vários outros já foram feitos pelo Coletivo Amigos da Ilha e outros grupos de frequentadores. Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo tenta maquiar a sua má gestão e total falta de políticas públicas para a Ilha do Fogo através desses mutirões. Cabe a PMP fazer uma grande campanha de conscientização com os frequentadores, bem como garantir a limpeza, recolhimento de lixo etc diariamente. MUTIRÕES MENSAIS REALIZADOS PELO PODER PÚBLICO É TAPAR O SOL COM A PENEIRA!
14 de Apr / 2016 às 10h27
Este não é o primeiro e certamente não será o último multidão, existe a alguns meses uma pessoal que se reúne autonomamente para fazer a limpeza da ilha, para a conservação do espaço. Esse multidão mais midiático que efetivo devee ser pensando, não compete ao poder público a limpeza dos espaços públicos? Acho interessante a sensibilização e a conscientização para um espaço público limpo e ambientalmente equilibrado, entrentato, vejo com certo receio esse tipo de atitude de divulgação como uma ação da prefeitura. O que vejo é a sociedade civil se mobilizando para a atividade, que deveria ser puxada pelos serviços de limpezas públicos. Enquanto, vemos recorrentemente postagens nas mídias locais sobre feitos dos agentes públicos, continuamos esperando coisas simples, ocomo um banheiro, como uma rampa de acesso, como uma iluminação para a abertura a noite. Precisamos de um projeto para a IIlha, menos holofote e mais ação.
14 de Apr / 2016 às 11h16
E VÇ ENIO QUE QUER USAR A ILHA PARA FINS PROPRIOS, OU SEJA PARA A POLITICA.DIZ PARA TODO MUNDO QUE O POVO DA ILHA ESTAR FECHADO COM VÇ.VÁ PROCURAR TRABALHAR.
14 de Apr / 2016 às 16h41
A prefeitura de petrolina está fazendo nem pela cidade imagina pela ilha do fogo, vao procurar o que fazer.
14 de Apr / 2016 às 16h43
A ilha está entregue as baratas, a prefeitura de petrolina entregou a ilha de beijada para uma empresa de caiaques explorar, ganhando rios de dinheiro, enquanto o rio está morrendo.
14 de Apr / 2016 às 16h52
Um absurdo, a ilha do fogo se tornou a menina de campanha do secretario de turismo e de seus amigos empresários.