Joaquim Neto participa do programa Geraldo José e fala sobre o andamento das obras de saneamento em Juazeiro

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro, Joaquim Neto, foi um dos convidados do programa Geraldo José desta terça-feira (12). Durante a entrevista, Joaquim respondeu a diversas perguntas dos ouvintes e esclareceu o andamento das obras de saneamento pela cidade. Confira alguns trechos da entrevista a seguir!

Interrupção do abastecimento nesta quarta-feira

Joaquim Neto– A parada desta quarta-feira (13) se refere a uma limpeza que será feita no reservatório do bairro Piranga. Nós estamos ainda com uma turbidez muito grande no Rio São Francisco. Nós investimos muito e no ano passado nós trocamos os cinco grandes filtros da estação convencional, mas infelizmente de fevereiro para março tivemos o problema com umas árvores ao lado da Marinha. As raízes entraram na tubulação e provocaram a turbidez da água. Estamos com problema na distribuição de água do bairro Piranga a diante. Estaremos suspendendo o fornecimento de água das 06h às 22h para podermos limpar o reservatório de água e assim podermos diminuir o problema da turbidez.

Qualidade da Água

Joaquim Neto – Do ponto de vista bacteriológico, posso garantir, que a água está tratada. O percentual de cloro necessário continua sendo aplicado. Oriento aos moradores que nas residências em que se apresenta o problema da turbidez nas primeiras horas da manhã deixem sair o primeiro jato de água que decantou durante a noite. Com isso o problema poderá ser amenizado.

Obras de saneamento no Alto da Aliança

Joaquim Neto– Faltam duas ruas para serem saneadas no Alto da Aliança. Nós temos uma particularidade que dificulta o andamento das obras que é o afloramento de rocha. Para fazer as ligações dos condomínios tem que se quebrar as rochas e isso torna o trabalho lento. A situação está crítica por que as obras estão em andamento, a elevatória não está pronta. No máximo em um mês concluiremos as obras. Estamos trabalhando também no Jardim Flórida. O SAAE hoje está limitado em algumas ações no interior por que o foco é o saneamento e a obra é muito cara.

Elevatórias

Joaquim Neto– É uma das obras mais importantes da autarquia e uma das obras mais importantes para Juazeiro. Tem algumas elevatórias prontas e nós estamos trabalhando em cima da conclusão de outras elevatórias. Estamos levando as equipes para o bairro Codevasf para fecharmos aquela bacia. A meta é terminar até dezembro as obras.

Obras no interior

Joaquim Neto– Serão entregues na próxima sexta-feira (15) dois sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Córrego e Sítio Gangorra. Em função dessas ações, o município de Juazeiro pouco sofreu com a seca no ano passado. Com o programa Água Doce 15 novos sistemas serão entregues. A ação faz com que o homem do campo permaneça no campo.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José