O dispositivo do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Juazeiro que impede a formação de bloco por parte dos vereadores que mudaram de partido na brecha estabelecida pela Legislação Eleitoral deixando a oposição sem fala no horário dos blocos partidários provocou novo debate entre os parlamentares da situação e da oposição, inclusive, a retirada mais uma vez dos membros deste último do plenário.
O vereador Bené Marques (PSDB) voltou a cobrar para que o Regimento Interno da Casa seja alterado. “No regimento interno, após a mudança de partido, não podem mais fazer parte de um bloco em um determinado período. Isso quer dizer que os debates durante as sessões terão apenas o discurso com uma intenção apenas. Não podemos aceitar que seja calada a voz de um parlamento. Não dá para fazer um ringue de partidarismo. Temos que servir como voz da comunidade. Não queremos fazer desse parlamento uma briga política, até porque isso é antiético, é imoral”, apontou o edil. “Quero apelar pela ética nesta Casa. Pela moralidade, esse projeto do vereador Medeiros que visa a alteração do Regimento Interno do inciso XVI, artigo 43, para a formação de blocos na Casa é interessante para o debate das ideias aqui. Precisamos que ele seja votado para que a alteração seja feita e a política seja justa e correta”, finalizou.
O projeto do vereador José Carlos Medeiros (PSDB) ainda não foi apresentado, pois necessita da assinatura de sete edis e, até o momento, só possui seis. Da maneira como se apresenta, o Regimento impede a recriação por causa da mudança partidária.
Porém, em outro momento do seu pronunciamento na hora dos inscritos, José Carlos Medeiros (PSDB), irritou os colegas da bancada da situação ao considerar jogo de carta marcada a intenção de impedir a fala dos oposicionistas elevando o nível de hipocrisia na Casa. “Já veio com carta marcada do Paço Municipal para que nenhum vereador governista assinasse o Projeto de Resolução dos cinco vereadores da oposição. Quero agradecer ao vereador Roninho que assinou o projeto, mas alguns vereadores são hipócritas. Vem a esta tribuna fazem pronunciamentos de que são a favor da discussão, mas não assinam o projeto e não vão votar porque papai lá da prefeitura diz que não é prá votar. E alguns vereadores hipócritas vem a esta tribuna dizer uma coisa e lá embaixo fazem outra” provocou Medeiros. O vereador Medeiros declarou que “se o plenário não aprovar, o bloco vai recorrer à justiça”.
O vereador Sargento Bastos (Pros) pediu desculpas ao público presente, inclusive, membros do Grupamento de Bombeiros de Juazeiro, que estavam acompanhando a tramitação de um projeto de seu interesse dada a ausência da bancada de oposição. “Quando o projeto é do seu interesse eles permanecem e votam, por isso quero me desculpar com os senhores sobre esta falta de respeito”.
Mitonho Vargas (PT) foi outro que lamentou a retirada da oposição. “Mais uma vez lamento a retirada da oposição, não vejo isso como democrático, mas é legal está aqui no Regimento Interno, mas fazer o que?”. Questionou da tribuna.
De forma contundente, o vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé (Pros) devolveu todas as acusações efetivadas por Medeiros. “É o hipócrita querendo fazer aqui com que alguém seja hipócrita. Eu peço que ele me respeite porque meu pai já faleceu e se tem alguém aqui que pode ter pai é ele. Outra coisa é que eu não pedi para que ele saísse de partido, e ele sabia que isso poderia acontecer. Eu deixei de fazer parte de um bloco tem mais de ano e nem por isso a sociedade deixa de ouvir a minha voz, porque chego cedo e me inscrevo, faça o mesmo. Agora querer mudar a todo tempo o Regimento dessa Casa é que é hipocrisia é querer fazer desta instituição um picadeiro” concluiu.
O líder do prefeito na Câmara Anderson Alves (PP) pela terceira vez este ano tachou a bancada de oposição de irresponsável. “É irresponsável porque está virando as costas para a população. Quando um segmento como os bombeiros vem aqui não é procurando situação ou oposição, é buscando a Câmara como um todo. Infelizmente a falta de responsabilidade de alguns traduz em falta de compromisso com esta terra. Esses vereadores que sempre viram as costas para o povo devem ter cuidado com a responsabilidade dos seus mandatos. E o Regimento Interno foi votado pelos vinte e um vereadores” declarou.
Eduardo Lopes (PCdoB) por meio de aparte foi outro parlamentar que bateu forte em Medeiros. “Nós sabemos o teatro que esse vereador gosta de fazer nessa Casa. Se existe vereador submisso é ele Medeiros que até bem pouco tempo estava nessa tribuna a defender o governo Isaac, do qual foi líder quando a gestão enfrentava dificuldades. Ele defendia pintura de meio-fio, capina diferente do governo hoje que entrega avenidas, creches, quadras poliesportivas, ruas pavimentadas etc. Isso é a cara do retrocesso, o que traduz a cara do vereador José Carlos Medeiros que quer nos medir com a régua dele. Ele inicialmente deveria se respeitar, mas como o vereador não sabe o que é respeito a gente precisa informar aqui que ele precisa respeitar a opinião dos outros” pontuou.
11 comentários
12 de Apr / 2016 às 08h05
Parabens Medeiros. Esses vereadores, ou melhor, secretários de Isaac tem que ouvir poucas e boas mesmo.
12 de Apr / 2016 às 08h23
Esses são os nossos representantes? Que vergonha! Um monte de parasitas ganhando altos salários para fazer nada. Se juntar tudo e bater num liquidificador, não dá um caldo.
12 de Apr / 2016 às 09h08
JÁ DEU PRA PERCEBER QUE VEREADOR NEM UM DEFENDE OS CIDADÃOS ELES QUEREM PODER. PARECE OS CACHORROS LATINO NA CASA DO POVO, CADA UM QUE QUER MORDER MAIS FORTE, EU NÃO VOU VOTAR ESSE ANO E SE TODA NAÇÃO FIZESSE ISSO AI IA SER UM PAÍS DEMOCRATA PRA TODOS CIDADÃO.
12 de Apr / 2016 às 11h00
Nunca na história de Juazeiro foi vista uma Câmara tô ruim como está que aí está. Os nobres edis só olham pro próprio umbigo e mais nada quanto ao povo que se dane!!!!! Temos que lutar pelo fim da obrigatoriedade do voto para aí sermos um país democrático de verdade, redução dos salário de vereadores, deputado, senadores, ganham muito pra fazer quase nada e banir de uma vez da política quem se envolver com atos ilícito. Quero ver quem tem coragem de propor isso no plenário.
12 de Apr / 2016 às 11h48
TUDO FARINHA DO MESMO SACO ,FAZEM ESSE TEATRO TODO DEPOIS ESTÃO TROCANDO ABRAÇOS E TAPINHA NAS COSTAS ,FALA SÉRIO CAMBADA DE OPORTUNISTA
12 de Apr / 2016 às 11h53
VOCÊS SABEM QUE MITONHO , ANDERSON , TIANO , BASTOS , CAFÉ , ANASTÁCIO , AGNALDO , FÁBINHO , PEDRO FILHO , JEAN GOMES , ESSES SÃO OS VEREADORES CONTRA O BRASIL . PRA MUDAR ISSO SÓ DEPENDE DE NÓS .
12 de Apr / 2016 às 12h12
essa opinião de que esses edis são capacho do prefeito não é só de medeiros não é da população em geral que conhece esses sangue sugas
12 de Apr / 2016 às 13h12
O Vereador Café homem de força que tinha um discurso bunitú que cobrava do governo com veemencia hoje deprimido mudo não cobra nada quando cobra é de cabeça baixa falando baixinho pra case ninguém ouvir! Vereador e a avenida Engenheiro manoel borges já foi concluida??
12 de Apr / 2016 às 14h34
Não vemos vereadores governistas defendendo o povo; eles sempre dizem amém para o que dita o prefeito
12 de Apr / 2016 às 15h01
PROFESSOR OTONIEL GONDIM ONDE ANDA O ARTIGO SOBRE ESSA CÃMARA MUNICIPAL QUE ENVERGONHA A CIDADE E OS SEUS CIDADÃOS DE BEM? MANDE LOGO. MAIS UMA COISA: QUEREMOS É PESSOAS COMO VOCÊ NOS REPRESENTANDO NA C~EMARA. SE CANDIDATE E DIGA LOGO. COMEÇAREMOS A CAMPANHA! TEM TEXTO HOJE SEU NO BLOG? TOMARA. ABRAÇOS
12 de Apr / 2016 às 16h29
OLA, GOSTARIA DE AGRADECER O APOIO DOS VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR DA OBRIGAÇÃO DO TRABALHO DOS BOMBEIROS CIVIS NA CIDADE DE JUAZEIRO BAHIA, PRA MIM ISSO SIGNIFICA MAIS TRANQUILIDADES PARA OS PAIS E MÃES DE FAMILHA QUE NÃO SABEM O QUE POSSA ACONTECER NAS FESTAS E BALADAS QUE TEM AK EM JUAZEIRO. CHEGA DE DE LAGRIMAS SE PODEMOS EVITAR TRISTEZA PARA ESTA POPULAÇÃO, JA PERDEMOS JOVENS DE MAIS POR FALTA DE ASSISTENCIA QUALIFICADAS.....