Gilberto Santana
Nem com o Moro e nem em cima do muro, é hora de juristas, professores, mulheres, jovens, trabalhadoras e trabalhadores lutar contra o golpe e não aceitar um ataque as liberdades democráticas. Não podemos nos sujeitar a uma minoria que acha que manda no Brasil e que não compreende até hoje que passamos da lei áurea.
É um histórico momento de luta e resistência. Não há juridicamente nada que possa justificar o rompimento do processo democrático, é preciso deixar claro que o golpe não é contra o governo, mas contra o povo brasileiro e especialmente a classe trabalhadora. A crise política causa problemas sociais, econômicos e rompe com o direito à liberdade de expressão.
Não há espaço para o projeto da classe operária no Estado Burguês, cheio de contradições jurídicas e com grave convicção patrimonialista. O ministro Gilmar Mendes, diz que Eduardo Cunha pode assumir a Presidência da República mesmo sendo réu, porque não é condenado. Mas diz que o ex-presidente Lula, que não é réu, não pode assumir um ministério.
Cunha diz que Temer não pode sofrer impeachment por pedaladas (porque não é crime), mas Dilma, deve.
MBL se diz contra a corrupção, mas não fala de onde vem o dinheiro que recebe e quer impeachment do Ministro que mandou Temer responder pelo mesmo "crime" de Dilma.
A elite dominante organizada na direita não quer mais o PT no poder. Essa é a razão e motivação do golpe. Quando a imprensa golpista e cartelizada, junto com setores do Judiciário e da Polícia Federal fazem de tudo para derrubar um presidente recém eleito, trata-se de um golpe. Patrocinado pelo mercado financeiro que faz do Estado um gerente dos seus interesses.
Eles não combatem a corrupção, querem o seu monopólio, basta submeter o histórico dos protagonistas a uma pesquisa que os veremos enrolados em inúmeros escândalos de corrupção.
A maior parte da direita adotou o impeachment como fórmula para o golpe, o que é conveniente, pois o processo tem uma aparência legal, constitucional.
Há um seguimento da esquerda pequeno-burguesa identificada com os golpistas, acham que o impeachment não é suficiente, isso significaria a promoção de Michel Temer, do PMDB, o que é indefensável para a esquerda. Encontraram o remédio indolor, formularam um “fora todos” para acompanhar o “fora Dilma”, que de fato é o que está pautado, e querem eleições gerais. Essa proposição é absurda, uma vez que as eleições acabaram de ocorrer e antes mesmo delas, a direita já pedia a saída de Dilma. Não se conformam com o resultado da eleição porque não ganhou quem era desejado pelo setor. Pior ainda é o resultado de tal política. Eleições não ocorrem para atender interesses de grupo, o time tá perdendo, tira o técnico. Vão pedir eleições gerais até que um dia Aécio vença...
Os golpistas ainda apresentam outra reivindicação, uma parcela minoritária deseja o parlamentarismo. Esvaziando a presidência, fariam de Dilma uma figura decorativa, dariam o poder a um primeiro-ministro que, no atual momento, seria um Eduardo Cunha o moralista sem moral.
É o futuro repetindo o passado (Cazuza), João Goulart, conseguiu reverter esse golpe, poucos anos antes de ele ser efetivamente derrubado pelos militares, Fiesp, OAB e a Globo.
Não são saídas, são alternativas da direita para uma crise criada pela direita que, a serviço do imperialismo, querem o poder a qualquer custo, trata-se de um golpe.
Diante dessa encruzilhada histórica, cabe ao Congresso Nacional encaminhar a sua solução. A solução rápida e democraticamente viável, é que o parlamento ao analisar o pedido de impeachment o rejeite à luz do entendimento jurídico e não o político.
Não vai ter golpe! A hora é agora. O Brasil precisa de nossa participação! Minha geração já sofreu e derrotou um golpe. A luz sempre vence as trevas...
Nem o Moro nem o muro, meu lado é a democracia. Impeachment, eleições gerais, parlamentarismo: tudo é golpe.
29 comentários
09 de Apr / 2016 às 10h18
Sabe de nada inocente! Sua incoerência é tão grande que chega a me inojar.Vcs não cansam desse discurso de justificar os erros do governo apontando os erros alheios, isso não exclui a culpabilidade e tão pouco a ilicitude dos atos de quem os praticou.Nao faça discurso político, tenha dignidade e discurso a favor de uma moralização e uma conduta ética por parte dos políticos que se dizem nossos representantes, se que isso é possível .
09 de Apr / 2016 às 10h18
Sabe de nada inocente! Sua incoerência é tão grande que chega a me inojar.Vcs não cansam desse discurso de justificar os erros do governo apontando os erros alheios, isso não exclui a culpabilidade e tão pouco a ilicitude dos atos de quem os praticou.Nao faça discurso político, tenha dignidade e discurso a favor de uma moralização e uma conduta ética por parte dos políticos que se dizem nossos representantes, se que isso é possível .
09 de Apr / 2016 às 10h55
Se não querem que tenha o IMPEACHMENT, era para não deixar o fato acontecer!
09 de Apr / 2016 às 11h10
Golpe kkkkkk até parece que esse senhor não participou e apoio o impeachment de Collor né? Quanta hipocrisia, quando tiraram Collor era tudo bem, mas se tiram aquilo que eles apoiam é golpe, fala sério, vá lavar meia dúzia de roupa, rapaz, no mínimo deve ser funcionário ligado aos corruptos e tá com medo de perder a mamata.
09 de Apr / 2016 às 12h01
Os 40 bilhões desviados da Petrobrás também é golpe? Os 10 bilhões cortados em 2015 da Educação e os 6 bilhões desse ano também é golpe? Os mais 10 bilhões de desempregados é golpe? Inflação a mais de 10% é golpe? Taxa base de juros a 14,5% é golpe? Tarifaços na energia, combustíveis e vários reajustes de impostos é golpe?
09 de Apr / 2016 às 12h05
Nem vou ler pra não perder tempo: Só digo que: Está na Constituição: Pedalada é crime de responsabilidade fiscal. E pronto! E vem desde 2014! GOLPE é se o impeachment não passasse. Mas estamos quase lá: Fora PT, fora corruPTos, fora comunistas bolivarianos. Viva Moro, viva a Lavajato
09 de Apr / 2016 às 12h45
Não defenda o indefensável. Se escapar do impeachment, não passará no TSE. Pois os rombos nos cofres públicos são irreparáveis. Dinheiro da nação, gasto em campanhas políticas, é um absurdo que ainda exista defensores desses tipos de políticos.
09 de Apr / 2016 às 13h44
Dilma,PT e Lula,as desgraças deste país e seu povo.Não vai ter mesmo golpe,mas,vai ter INPEACHMENTe tudo dentro do que reza a constituição, Dilma cometeu crimes fiscais,as pedaladas foram criminosas,sem falar na senvergonhice descarada que é a compra de parlamentares para ela se garantir no poder.2 milhões por voto ,pagos com dinheiro da saude,da educação e segurança.
09 de Apr / 2016 às 13h46
IMPEACHMENT NÃO É GOLPE, GOLPE É O QUE O PT ESTÁ DANDO NO PAÍS, QUERENDO TRANSFORMAR O BRASIL EM COMUNISMO BOLIVARIANO, NOSSO PAÍS QUEBRADO, COM MAIS DE 20 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, TODO DIA FECHANDO EMPRESAS, E UM ROMBO DE 50 BILHÕES QUE DILMA E SEUS COMPARSAS FIZERAM, VOCÊ VEM COM ESSA CONVERSA DE GOLPE? NOS POUPE DESSA CONVERSINHA DE PETISTA!! JÁ BASTA... SE NÃO GOSTAM, VÃO PRA CUBA OU VENEZUELA!! AQUI NO BRASIL VOCES JAMAIS VAO IMPOR COMUNISMO!! FORA PT
09 de Apr / 2016 às 13h52
ME POUPE
09 de Apr / 2016 às 14h27
Meu bom e querido amigo Gilberto boa tarde! Tenho lido todos os seus artigos acerca desse tema erigido mais uma vez nesse texto último. Não concordo com uma palavra do que você coloca, nem om uma proposição feita (apesar dessas serem quase zero). O debate que você tenta propor nesse arrazoado de palavras é ZERO! Retorica pura pairando em páginas brancas. Eu lhe proponho que façamos um debate meu amigo Gilberto. Duas opiniões e ideologias diametralmente opostas em confronto claro e límpido. Topa parceiro? eu estarei às suas ordens. Você escolhe o campo. Será ao vivo ou escrito? qualquer um dois dois está de bom tamanho para mim. Forte abraço do seu amigo que lhe admira e estima, Frederico Figueiredo Pontes
09 de Apr / 2016 às 14h27
Meu bom e querido amigo Gilberto boa tarde! Tenho lido todos os seus artigos acerca desse tema erigido mais uma vez nesse texto último. Não concordo com uma palavra do que você coloca, nem om uma proposição feita (apesar dessas serem quase zero). O debate que você tenta propor nesse arrazoado de palavras é ZERO! Retorica pura pairando em páginas brancas. Eu lhe proponho que façamos um debate meu amigo Gilberto. Duas opiniões e ideologias diametralmente opostas em confronto claro e límpido. Topa parceiro? eu estarei às suas ordens. Você escolhe o campo. Será ao vivo ou escrito? qualquer um dois dois está de bom tamanho para mim. Forte abraço do seu amigo que lhe admira e estima, Frederico Figueiredo Pontes
09 de Apr / 2016 às 17h05
O QUE VOCÊ CHAMA DE,GOLPE,,MILHÕES DE BRASILEIROS CHAMAM DE GRITO DE LIBERDADE DO POVO CANSADO DESSA QUADRILHA DE PETRALHAS QUE DESTRUÍRAM O BRASIL. CHEGA A SER CINISMO POR PARTE DESSE POVO QUE VIVE MAS CUSTA S DO SUOR DOS,OUTROS. CHEGA DE PT , DILMA E DESSE OPORTUNISTA LADRÃO DO LULA.
09 de Apr / 2016 às 17h15
VAMOS BOTAR ESSA QUADRILHA PRA FORA COM GOLPE OU SEM GOLPE,
09 de Apr / 2016 às 17h46
COISA DO OTONIEL GONDIM? ME PARECEU, GILBERTO SANTANA. NO ENTANTO, CONCORDO. QUER CHEGAR AO PODER PELA DEMOCRACIA, SOMENTE COM GOLPE? NUNCA, INADMISSÍVEL. OTONIEL GONDIM RESSURJA E DESSE VEZ DE LASCAR MAIS E MAIS. AMO LER GERALDO E BLOG DO POVO!
09 de Apr / 2016 às 18h13
Meu caro Gilberto, admiro seus textos, mas acho que neste acima, você está fazendo uma análise como se não vivesse no Brasil atual. Amigo, contra fatos não há argumentos. Nos 12 primeiros anos do Governo do PT foi tudo normal ninguém falou nisso, após o "levantamento do tapete", paciência. Um Governo que só tem 10 % de aprovação da população, não tem mais moral para reverter a crise política e econômica criada por ele mesmo, e não não tem se manter em pé.
09 de Apr / 2016 às 18h14
Esse cidadão ta e preocupado, parece até que tem o rabo preso.todo dia escreve um artigo. Que seja murro,rasteira, tapa ou golpe, nos temos e que tirar esse PT do poder.bando de corruptos
09 de Apr / 2016 às 18h33
Golpe seu Gilberto Santana comunista é esse governo do PT esta fazendo com o Brasil, quem é vc pra falar em Golpe dia 17 VEI aí o Brasil todo no Impeachment dessa Dilma que só veio pra afundar o Brasil mais ainda...
09 de Apr / 2016 às 20h05
GOSTEI. FALTA AGORA O RTORNO DAS POLEMICIDADES ADES DO EXCÊNTRICO ESCRITOR LULISTA OTONIEL GONDIM. JUAZEIRO TEM ESCRITORES, GILBERTO SANTANA, ENTRE ELES O SEU POSITIVISMO OTONIEL GONDIM, TEM CRÍTICAS A ISAAC OU NÃO?AXÉ....
09 de Apr / 2016 às 21h28
Burguesa é o povo sem emprego, com inflação comendo o salário de que ainda tem emprego, com um robô nas contas públicas, sem investimento por conta de irresponsabilidade do governo, economia estagnada, é uma multinacional como Petrobrás quebrada, é falta de atendimento na saúde, ............ esse é o grande golpe
10 de Apr / 2016 às 03h35
Não dá nem pra comentar tanta asneira junta...
10 de Apr / 2016 às 09h07
FRED PONTES, GOSTEI DA SUA CORAGEM...APROVEITE CHAME PARA O DEBATE, MELHOR PELOS BLOG, O LULISTA FERRENHO OTONIEL GONDIM E O CANTOR MAURÍCIO DIAS. TOPA , ??? O BICHO IRIA PEGAR...LOGO COM OTONIEL?
10 de Apr / 2016 às 11h31
É isso mesmo amigo Fred Pontes sua adorei sua resposta em alto nível e ele não topará o desafio. Um forte abraço.
10 de Apr / 2016 às 21h07
Meu irmão tu não tem moral para o espaço dos leitores do blog. Só fala de Politicagem PT. Pois eis razão de não ter moral. Não sabe o que diz. Está carcumido nas próprias fezes, assim como o Cunha, Temer, Renan. A realidade boa seria se Marina (Futura Presidenta) não ter apoiado o Aécio no segundo turno. Ai sim teria melhor representatividade pelo voto. A politica atual golpista é de que se um se ferrar, ferram-se todos. O país ficará desgovernado. "Nova eleição" já para Presidente. Bassuma que lhe agregou como assessor lá e SSA saiu do PT e tu junto. Ainda não sabe que o sonho acabou. A corrupção ainda não.
11 de Apr / 2016 às 16h30
Gilbertão é PT até a alma, não tem isenção para tecer comentários acerca da atual situação do país. Tudo dele é golpe, é mídia golpista, é burguesia, é a direita conservadora, mude o disco.... ta na hora de dar uma melhorada na retórica. Cassação da chapa Dilma/Temer, a chapa do petrolão e novas eleições, esse é o caminho.
11 de Apr / 2016 às 16h31
Gilbertão é PT até a alma, não tem isenção para tecer comentários acerca da atual situação do país. Tudo dele é golpe, é mídia golpista, é burguesia, é a direita conservadora, mude o disco.... ta na hora de dar uma melhorada na retórica. Cassação da chapa Dilma/Temer, a chapa do petrolão e novas eleições, esse é o caminho.
11 de Apr / 2016 às 16h32
Gilbertão é PT até a alma, não tem isenção para tecer comentários acerca da atual situação do país. Tudo dele é golpe, é mídia golpista, é burguesia, é a direita conservadora, mude o disco.... ta na hora de dar uma melhorada na retórica. Cassação da chapa Dilma/Temer, a chapa do petrolão e novas eleições, esse é o caminho.
11 de Apr / 2016 às 16h32
Gilbertão é PT até a alma, não tem isenção para tecer comentários acerca da atual situação do país. Tudo dele é golpe, é mídia golpista, é burguesia, é a direita conservadora, mude o disco.... ta na hora de dar uma melhorada na retórica. Cassação da chapa Dilma/Temer, a chapa do petrolão e novas eleições, esse é o caminho.
14 de Apr / 2016 às 14h09
Meu Deus!!!!!!! fora PT e turma de malditos . E esse Gilberto deve Mamar nas tetas do PT.