Por Gilberto Santana
Ver e ouvir a Rede Globo de manipulação em sua campanha de combate a corrupção, é equivalente a ouvir uma palestra de Suzane Richthofen de como se deve amar e honrar pai e mãe. A promoção midiática do já réu no STF, Eduardo Cunha, que mais se assemelha a um Fernandinho Beira Mar ensinando combate às drogas e a Marcola lutando contra o crime organizado.
Quem viveu e estudou sabe que o golpe de 1964 foi tratado pelos vitoriosos de então como “Revolução”. A rede globo de manipulação não se cansou de saudar, entusiasmadamente, a “Revolução”. A mesma imprensa golpista que hoje se empenha no golpe fez a mesma coisa: era a “Revolução”. Ainda que estejamos no cultural dia da mentira, hoje primeiro de Abril, que para mídia golpista dura uma vida inteira, é bom registrar que não há mentira que sobreviva indefinidamente na história de um país. Sumiu do ar a palavra Revolução. Até a Globo, em algum momento, teve que reformular seu vocabulário. Nem os Marinhos chamam hoje o golpe de 1964 de Revolução. Triunfe ou não o assalto da plutocracia da FIESP à democracia, a história registrará o episódio da mesma forma que ocorreu em 1964: como um golpe.
O golpe que chamam de impeachment representa, de um lado, a inconformidade da oposição, da mídia, de parcela do empresariado e de setores da classe média com o resultado da eleição presidencial de 2014, e, de outro, o ressentimento do presidente da Câmara, que acolheu uma peça de conteúdo eminentemente político e desprovida de fundamento porque não caracteriza crime de responsabilidade, único argumento capaz de justificar o afastamento da chefe do Poder Executivo.
Esse processo, mantido e manutenido pelo ódio de classe que busca afastar da Presidência da República um partido e uma governante, é um verdadeiro golpe e precisa ser contestado e denunciado. Não se pode – pelo simples fato de discordar das propostas e ações governamentais ou porque o governo tem baixa popularidade momentânea – processar e cassar um mandato respaldado por mais de 54 milhões de votos.
A Globo golpista, o PIG e a elite brasileira dominante tem poder tremendo no país, mas raramente usa esse poder para questionar o Judiciário. Todos os 'vazamentos seletivos' feitos por Moro e pela polícia federal foram cuidadosamente publicados e repetidos.
E há graves acusações por corrupção contra altos chefes do PSDB, inclusive contra Aécio Neves e contra o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha... o mesmo que, agora, conduz o processo de impeachment contra Dilma. Mas a imprensa golpista absolutamente não se interessou por levantar qualquer discussão que envolva esses chefes.
Em nosso país, toda a imprensa/mídia comercial é controlada por oligarcas. Sempre houve, desde o primeiro mandato de Lula em 2003 – desde de 1989 a Globo golpeia contra Lula –, guerra declarada ao projeto que priorize o povo, pelas empresas da imprensa comercial no Brasil.
Com Dilma Rousseff, a guerra tornou-se ainda mais suja. O massacre contra os governos petistas sempre foi comandado pelo Grupo Globo, que inclui dúzias de jornais, revistas, canais de TV e websites. O conglomerado, que tem monopólio quase total sobre noticiário, entretenimento, futebol e carnaval, sempre, historicamente, foi anti-PT. O grupo também apoiou ativamente o golpe militar de 1964 e cresceu, com lucros gigantes, durante os 21 anos do governo dos militares.
A velha direita neoliberal, mídia comercial, Judiciário conservador, lobistas das petroleiras, elite branca e grupos de direita, com ajuda abundante que vem de fora do país, reuniram-se em gangue para derrubar o governo do Brasil. E a Globo auxilia na mobilização, a coisa está sendo feita de modo a fazer crer que teria havido um levante popular contra regime corrupto.
No aniversário do golpe militar de 64 e no dia da mentira, os parabéns são para a rede globo, são mais de 50 anos de golpe e de mentira. Plim plim.
15 comentários
01 de Apr / 2016 às 16h30
Isto é porque vcs não ouvem a rádio Jornal do comercio de recife para vcs verem o é manipulação baixa, tem um tal Geraldo Freire que já esta até com o narigão parecendo um certo pássaro
01 de Apr / 2016 às 16h48
Tem que ser esse cidadão. Defendendo ladrão meu irmao
01 de Apr / 2016 às 17h03
ahhhhh conversa fiada rapaz
01 de Apr / 2016 às 18h20
Que golpe? Pra tirar Collor, não houve golpe. Golpe é o que estamos tomando agora. Deixa de paixão doentia, se é um país mais rigoroso, LULA estaria na cadeia.
01 de Apr / 2016 às 20h01
Tudo é golpe...todo mundo é golpista...é sabido que a aludida emissora é umas das maiores devedoras da União e a Uniao nunca executa essa dívida pq será?...pq ainda tem utilidade...kkkkk...
01 de Apr / 2016 às 22h32
De que planeta veio esse.......Caia na real......
01 de Apr / 2016 às 22h50
Vamos deixar algumas coisas claras? Para todo vermelho entender!!! 1- Quem está conduzindo a Lava-Jato não é o PSDB, o Aécio ou o Fernando Henrique: É o Ministério Público e a Polícia Federal (e tudo observando as instâncias constitucionais até a chancela definitiva do STF - cuja quase totalidade dos juízes foi indicada pelo PT). 2- Quem está fazendo acusações e dando subsídios para as investigações não é o DEM, a Globo nem a CIA: quem está entregando a gangue são os antigos comparsas dos delinquentes. 3- Quem vai levar Lula pra cadeia (e quiçá boa parte de sua família) não é a Veja, o Danilo Gentili nem o Bolsonaro: Lula irá pro xilindró por ter infringido vários artigos do Código Penal Brasileiro (e ter se achado mais esperto do que de fato é). 4- Quem irá catapultar Dilma da presidência da República não serão os coxinhas, os fascistas nem as Forças Armadas: essa senhora será destituída do cargo pelo rigor da Lei e pela esmagadora maioria de brasileiros que não compactuam com a bandalheira. Portanto, peço que não cabe mais a palavra "golpe" para justificar as ações do Ministério Público. E, se depois de tudo isso transcorrido, você ainda achar que deve mergulhar nosso país em uma batalha campal... Bom, aí o golpista é você!
01 de Apr / 2016 às 23h19
Em 1999 o PT estava do outro lado, pedindo o impeachment do então recém reeleito Fernando Henrique Cardoso, com acusação e defesa que se assemelham ao cenário atual. Essa é apenas mais uma parte da triste história política brasileira de corrupção e impunidade (seja qual for o resultado das discussões atuais). Enquanto não houver reforma política e leis mais severas e eficazes contra a corrupção, estaremos condenados a esse ciclo sem fim de PT, PSDB, PMDB ou qualquer partido que esteja no governo, trabalhando apenas para manterem-se no poder. Tenhamos visão ampla e enxerguemos que nunca chegaremos àquilo que realmente temos capacidade um país com educação e saúde de qualidade, segurança e que ofereça melhores condições para uma vida digna à sua população. Lutemos contra a corrupção, seja ela no executivo, legislativo, judiciário, partido a ou b, órgãos públicos, nosso trabalho, nossa casa! Já diz um ditado muito sábio que mal deve ser cortado pela raiz...
01 de Apr / 2016 às 23h21
Em 1999 o PT estava do outro lado, pedindo o impeachment do então recém reeleito Fernando Henrique Cardoso, com acusação e defesa que se assemelham ao cenário atual. Essa é apenas mais uma parte da triste história política brasileira de corrupção e impunidade (seja qual for o resultado das discussões atuais). Enquanto não houver reforma política e leis mais severas e eficazes contra a corrupção, estaremos condenados a esse ciclo sem fim de PT, PSDB, PMDB ou qualquer partido que esteja no governo, trabalhando apenas para manterem-se no poder. Tenhamos visão ampla e enxerguemos que nunca chegaremos àquilo que realmente temos capacidade um país com educação e saúde de qualidade, segurança e que ofereça melhores condições para uma vida digna à sua população. Lutemos contra a corrupção, seja ela no executivo, legislativo, judiciário, partido a ou b, órgãos públicos, nosso trabalho, nossa casa! Já diz um ditado muito sábio que mal deve ser cortado pela raiz...
02 de Apr / 2016 às 04h45
Lendo este texto vejo a semelhança dos meus pensamentos alienado do passado; Que bom que é do passado. Um grande orador, inteligente, espiritualista mas sem a visão do tempo de ontem ao de hoje, quando acha que tudo e todos estão contra o seu partido e seu líder. Robin Hood roubava dos ricos para dar aos pobres, o que não é correto nos tempos de hoje, sendo assim Robin Lula não tem o direito e a visão estupida de se achar o cara, já que cada apartamento vendido a preço a abaixo do mercado a um brasileiro de baixa renda a construtora fica com três, e tantos outros exemplos por ai a fora. O momento atual do pais é de depuração; A época de sequestro, roubo a banco, guerrilha, tortura, grampos de ACM, exercito na rua. Não tentem passar para os leigos que tudo isso acima citado pode voltar; Os tempos são outros; Agora se o dinheiro e o poder contaminou os camisas vermelha ou de ché guevara com sandálias de couro, mantenha essa postura.
02 de Apr / 2016 às 06h36
Um dia cheguei a pensar, que junto com os cabelos brancos o juízo faria uma última tentativa de aparecer ! Temos neste texto uma prova viva que minha esperança é vã. Argumentos tolos, sofismas mais tolos ainda e historicidade claudicante e mui tendenciosa..
02 de Apr / 2016 às 08h05
Ou com golpe ou sem golpe o mais importante é tirar do poder essa cambada . Passar a limpo o país e daí escrever uma nova história. E viva a justiça brasileira.
02 de Apr / 2016 às 08h30
Sr. Luciano, quem tirou o Collor foi a Globo, porque ele mexeu nos interesses dela. Quando ele achou que poderia andar sem estar amparado pela Globo, ela fez aquele alarde com os caras pintadas. Tanto que hoje, ninguém provou nada contra ele e várias ações no STF foram arquivadas por falta de prova. Foi golpe sim, perpetrado pela Globo.
02 de Apr / 2016 às 11h42
quando termino de ler um texto assim me dá um arrependimento danado que perda de tempo meios de comunicação(tv,radio)são concessões que podem ser cassados, porque não fazem? Vá arrumar uma trouxa de roupa pra lavar seu trou........
03 de Apr / 2016 às 11h07
SINCERAMENTE, É PRECISO SER MUITO ... OU ESTAR MAMANDO NAS TETAS DO (DES)GOVERNO PARA DEFENDER ESSA GANGUE DE PETRALHAS QUE CONSEGUIU QUEBRAR A PETROBRAS E O PAÍS. É INCRÍVEL QUE A BANDEIRA DO PT ERA A BANDEIRA DA ÉTICA E DA MORALIDADE E AGORA A BANDEIRA É FORA MORO E A GLOBO. SINCERAMENTE É UMA MASSA DE MANOBRA IMBECIL ESSA QUE APOIA LADRÃO DO SEU PRÓPRIO DINHEIRO. ALIÁS, PERGUNTAR NÃO OFENDE: DE ONDE SURGIU ESSE PELEGO QUE ESCREVEU O ARTIGO??