O programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro esteve nesta quarta-feira, 30, no bairro Alto da Aliança, em sua décima segunda edição. Entre as especialidades oferecidas a população, uma das mais procuradas é a oftalmologia, que neste projeto, especificamente tem como público alvo alunos da rede municipal de ensino. De janeiro até a presente data, a Secretaria de Saúde registrou 630 consultas.
Hoje pela manhã cerca de 50 alunos da Escola Municipal Profª Carmem Costa Santos foram avaliados pelo oftalmologista, entre eles David Barbosa de 6 anos. A mãe, Gilvanete Nunes Barbosa, de 36 anos, revelou que o filho vinha apresentando dificuldade de leitura na sala de aula e a oportunidade de ter acesso aos serviços no seu bairro foi maravilhosa porque descobriu o problema de saúde do filho. “Graças à caravana meu filho foi consultado. O médico identificou o problema e agora ele terá que usar óculos para corrigir o problema”, disse a mãe do pequeno David.
Nessa última edição, a Secretaria de Saúde registrou cerca de 600 atendimentos entre as diversas especialidades ofertadas a população pelo programa como ortopedia, ginecologia, cirurgia, além de exames laboratoriais e de eletrocardiograma. A moradora Luciene Pereira, de 36 anos, afirmou que foi muito bem atendida na Caravana e ressaltou a reforma da UBS do bairro entregue pela gestão do prefeito Isaac Carvalho no último dia 18. “Gostei muito do atendimento dos profissionais de saúde. A equipe está de parabéns. Recentemente o prefeito entregou nossa unidade reformada e agora fomos beneficiados com a caravana da saúde, só tenho a agradecer”, disse Luciene.
Em atendimento médico à população, o titular da pasta, Dalmir Pedra, destacou que as demandas reprimidas da rede básica estão sendo sanadas. “Atendemos hoje mais de 160 pacientes somente na parte clínica. Mais uma vez estou bastante feliz em participar de um projeto exitoso como a Caravana que aos poucos tem atendido a comunidade e diminuído nossa demanda reprimida. Esse é o nosso compromisso com o povo de Juazeiro, levar uma saúde mais digna”, destacou Dalmir Pedra.
Presente em todas as edições do programa, o prefeito Isaac Carvalho, destacou que o saldo de atendimentos da Caravana é extremamente positivo. “O grau de aceitação das comunidades já atendidas pelo programa tem sido muito bom. Isso só nos motiva a buscar melhorar ainda mais os serviços. Quero aproveitar e agradecer a todos os profissionais envolvidos”, externou o prefeito.
Além dos serviços em saúde, a comunidade do Alto da Aliança contou com a presença da Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS para recadastramento do Número de Informação Social (NIS). Dona Célia Martins, de 37 anos, aproveitou para atualizar seus dados. “Passei pelo clínico geral e aproveitei para recadastrar meus dados. Fiquei muito feliz em poder resolver dois problemas em apenas um dia”, disse a dona de casa. A Caravana da Saúde já registrou desde o mês de janeiro deste ano, cerca de 5.420 mil atendimentos. No próximo dia 6, quarta-feira, o programa estará no bairro Alto da Maravilha, sempre das 8h às 14h.
Daniela Duarte/SESAU
5 comentários
31 de Mar / 2016 às 17h23
Pronto, começou a campanha eleitoral foi.
31 de Mar / 2016 às 19h59
esse sim , superou a bahia e o brasil, diga-se de passagem é o maior secretario de todos os tempos. os postos podem ate não funcionar mais a caravana vai arebentar, até ontem somão 5.420 mil atendimentos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
31 de Mar / 2016 às 20h00
esse sim , superou a bahia e o brasil, diga-se de passagem é o maior secretario de todos os tempos. os postos podem ate não funcionar mais a caravana vai arebentar, até ontem somão 5.420 mil atendimentos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
01 de Apr / 2016 às 04h49
As caravanas ou os famigerados mutirões só comprovam uma coisa, que a atenção básica do município não funciona, se funcionasse não seriam necessários caravanas ou mutirões de atendimento. O Secretário de Saúde Dalmir adotou esse mecanismo que tenta ludibriar a população ao demonstrar um grande número de atendimentos nessas caravanas num único dia, quando na verdade se o atendimento fosse prestado com qualidade diariamente e intermitente esse número de atendimentos seria infinitamente maior do que nesses das caravanas. Mas ainda usam-se as táticas que Goebbels usava no terceiro Reich de Hitler. Isso é lamentável caro Dalmir!
01 de Apr / 2016 às 10h13
sem contar que no dia da caravana os atendimentos nos postos são precários devidos os servidores serem remanejados para esse fim.uma vergonha.