Os membros do Coletivo da Ilha Léo Miranda e Ênio Silva compareceram ao programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (29) com objetivo de reclamar da Prefeitura de Petrolina, atualmente responsável pela administração da Ilha do Fogo, a retirada do enxame de abelhas que assustou os banhistas acerca de 13 dias e a consequentemente reabertura do balneário para deleite dos banhistas das duas cidades.
“Temos sido parceiros da gestão na efetivação de ações na ilha, mas é inconcebível a demora para solução deste problema. A gente entende a tentativa de preservar a segurança dos banhistas, no entanto, a demora nos faz pensar em má vontade” especulou Ênio Silva.
Léo Miranda questionou o fato de que para outros aspectos a solução é rápida, às vezes sem discussão com as partes interessadas. “É só lembrar a exploração de uma empresa de caiaques, onde não temos conhecimento de nenhuma licitação e cuja contrapartida é apenas a cessão de dois guarda-vidas” reclamou.
CONGRESSO DOS PESCADORES ARTESANAIS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO
A presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras do Vale do São Francisco Maria Alice também participou da entrevista e informou que neste final de semana, dias 01,02 e 03 de abril, a Ilha do Fogo receberá cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais durante um congresso sobre a atividade pesqueira artesanal da Bacia do São Francisco.
“O evento terá como tema Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver! O tema escolhido para o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco deixa claro a proposta do momento: os povos querem o São Francisco vivo!” expressou Alice esperançosa de que a categoria participe do congresso que sairá na sexta pela manhã da Praça Imaculada Conceição em direção ao Galpão da Ilha do Fogo que vai abrigar o evento.
9 comentários
30 de Mar / 2016 às 13h24
ACABEI DE LER NESSE CONCEITUADO BLOG QUE O PROBLEMA FOI RESOLVIDO NA MESMA TERÇA FEIRA, VOCE ESQUECEU QUE NO BRASIL TODO E QUALQUER PROCESSO DE NATUREZA PUBLICA É DEMORADO? BAIANINHOS APRESSADOS VIU!
30 de Mar / 2016 às 15h43
concoro com ilha do fogo ser fechada, aberta so no final de semana com autorização do exercito, assim acaba movimento de gente que vão pra lá para comercializar e usar drogas e a sujeira que a ilha está tendo de lixo está de mais, secretario e prefeito vamos ver isso aí
30 de Mar / 2016 às 22h27
OTSUGUA, o problema demorou mais de uma semana para ser resolvido, temos projetos premiados internacionalmente na região, os contatos deles foram passados para o secretário de turismo pelo próprio Coletivo Amigos da Ilha, entretanto, foi necessário, mais uma vez que fizéssemos pressão através das redes sociais, blog e rádio para alguma providencia ser tomada. Isso tem acontecido com frequência, até agora nenhum projeto para Ilha foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, faltam banheiros em com condições mínimas de uso, uma rampa que facilite o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, como gestantes, deficientes físicos, crianças etc, cobramos iluminação para que a Ilha pudesse ser aberta a noite e as pessoas que trabalham o dia inteiro possam frequentá-la, a iluminação foi posta, mas o povo é retirado da Ilha ás 18:00, mesmo sem o sol ter se posto. OU seja, tudo que foi feito na Ilha até agora, foi resultado de muita cobrança e pressão popular, nada parte da prefeitura e sua secretaria de turismo que só debocha através das redes sociais, mostrando total falta de respeito com os frequentadores. estamos de olho!
31 de Mar / 2016 às 07h59
Drogado(a) é a pessoa que fez esse comentário, usa as drogas do preconceito e do desrespeito, com os frequentadores da Ilha e com quem luta por um espaço melhor para as comunidades de Juazeiro e Petrolina.
31 de Mar / 2016 às 08h05
Drogado(a) é a pessoa que fez esse comentário, usa as drogas do preconceito e do desrespeito, com os frequentadores da Ilha e com quem luta por um espaço melhor para as comunidades de Juazeiro e Petrolina.
31 de Mar / 2016 às 09h05
A prefeitura de Petrolina deveria expor qual o projeto que tem para a Ilha do Fogo. Drogas e sujeiras existem na orla de Petrolina.
31 de Mar / 2016 às 09h07
A ilha do Fogo é do Povo!
31 de Mar / 2016 às 09h14
A ilha do Fogo é do Povo!
31 de Mar / 2016 às 09h54
A Prefeitura de Petrolina anda sempre a reboque dos fatos. É lamentável o descaso com os povos ribeirinhos e com os visitantes da cidade. Privar principalmente os moradores de baixa renda de usufruir por quase duas semanas das maravilhas da Ilha do Fogo é mais uma demonstração de elitismo e desdém com as populações locais. Estamos todos atentos a esse desleixo e vamos cobrar com toda a nossa energia !! Tirem as bundas das poltronas de couro e façam o que é de vossas responsabilidades !