Repercutiu nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (24) a ação de prepostos da Prefeitura de Juazeiro em diversos pontos da cidade retirando os ambulantes que ocupam espaços públicos para comercializar produtos voltados para a culinária deste período de Páscoa, aumentando assim o orçamento para este mês.
Membros do whatsapp no “Grupo Cotidiano Maniçoba-Brasil” ficaram revoltados com Fiscais de Postura que impediram a presença e apreenderam o carrinho de uma senhora que tentava comercializar na área do Calçadão da Conselheiro Saraiva ao lado do Paço Municipal. A Senhora chegou a desmaiar quando os fiscais anunciaram a apreensão do seu ganha pão.
Dia passado, em outro grupo do whatsapp o “Vem pra rua Brasil” o ex-delegado regional de Juazeiro Charles Leão também denunciou a ação de prepostos da postura ambulantes que de última hora se instalaram em frente ao Mercado Joca de Souza Oliveira.
Na verdade, eles, os fiscais estão cumprindo ordens e obedecendo o que determina a legislação específica do município estabelecida na Lei Orgânica.
Mas poderia haver diálogo, cobrança de multa ou simplesmente fechar os olhos?
Qual é a sua opinião?
Comente.
30 comentários
24 de Mar / 2016 às 12h13
NÃO DISCORDO DA ATITUDE DA PREFEITURA EM ATUAR ESSES AMBULANTES, NÃO SE PODE PERMITIR TAMANHO NÚMERO DE PESSOAS EM TODO LUGAR. JÁ SE TEM LOCAIS APROPRIADOS A SEREM VENDIDOS ESTAS COISAS, MAS SE OUVER VIOLÊNCIA E SEM DIALOGO PRA RETIRADA DESSES, AI ME DEIXARIA TOTALMENTE REVOLTADO COM A ATITUDE, MAS OS AMBULANTES PRECISAM SE ORGANIZAR PARA QUE NÃO DEIXE OS LOCAIS PÚBLICOS COM CARA DE FEIRA DE "ROLO".
24 de Mar / 2016 às 12h20
Muito fácil tirar das mãos dos mais fracos, se não querem que venda de um emprego para essas pessoas que estão na rua vendendo para sobreviver.
24 de Mar / 2016 às 12h26
Que tristeza.
24 de Mar / 2016 às 12h32
A filha do vice recebe bolsa família. O prefeito prática nepotismo e tem seu nome vinculado a Odebrecht. Engracado,ne? Juazeiro precisa de pessoas de caráter. Aí fica esses fiscais, comedores de bola, passando por cima desses pobres coitados. Vão se preocupar com os impostos do Juá Garden. Ahhhhh...me esqueci que ali também tem interesse de gente grande.
24 de Mar / 2016 às 13h02
Ué? Mas o PT não tinha acabado com a pobreza? Com um índice de desemprego altíssimo, inflaçào de 10%, negros, brancos, aposentados, e GLS têm que trabalhar, não é mesmo? Acho triste. Se existe uma lei contra isso, deveria haver outra para que o poder público dê condições para o trabalho. Não esqueçam que temos um deputado que foi camelô, antes de.... MIAU!
24 de Mar / 2016 às 13h14
EXPLICAR ONDE FOI PARAR O DINHEIRO DA ODEBRECHT ISAAC O PASSIVO NAO DIZ,POREM BATER EM TRABALHADOR ELE FAZ.EITTA COMUNISTA DE FORA
24 de Mar / 2016 às 14h33
Se é para acabar com os Ambulantes(camelô) tem que retirar de circulação os que ficam no Terminal de Ônibus, ali existe uma feira onde mais de 10 Ambulantes que tem até carro tipo saveiro, portanto fica aqui uma pergunta que O Povo Quer Saber: Será porque esses pseudos ambulantes do Terminal de Ônibus não são retirados de lá? Será que os fiscais não enxergam ... O Povo Quer Saber.......
24 de Mar / 2016 às 14h44
NA VERDADE TEMOS QUE ORGANIZAR A CIDADE DE UM MODO EM GERAL MAIS COM RESPONSABILIDADE SEM AFETAR A NINGUÉM MAS AI E QUE FICA A QUESTÃO COMEÇAR POR ONDE SI A CIDADE EM SI NÃO TEM UM PLANO FUNCIONAL FICA MAIS UM QUESTIONAMENTO CORRETO E PARA SER ANALISADO MUITO BEM,,,,,,,,,,,
24 de Mar / 2016 às 14h55
Quando em uma cidade aumenta o número, de vendedores autônomo, por trás denuncia, um fato preocupante: O número de emprego caiu, e as pessoas, que não tiveram acesso a escola, ficam à mercê da sorte, nesse sol e nesse calor desumano, em busca do pão deles de cada dia.Deixasse ao menos passar esse período de páscoa, depois se resolvia no diálogo.
24 de Mar / 2016 às 15h05
O POVO NA VERDADE TEM QUE SABER O QUER DE VERDADE UMA HORA QUE AMBULANTE NA RUA OUTRA HORA NÃO QUE MAIS, OUTRA COISA QUEM É CHARLES LEÃO, PRA ACHAR CONTRA COSTUMADO ... POVO QUANDO ERA DELEGADO AGORA FICA TIRANDO UMA DE BONZINHO.ELE NÃO LEMBRA QUE EM CARNAVAL ELE VINHA NA FRENTE DA FILA PUXANDO O CORDÃO DA POLICIA CIVIL SÓ PQ AS PESSOAS ESTAVA NA FRENTE DE COSTA ELE METIA O CASITETE NOS RINS DO POVO SÓ PRA ELE PASSAR VENHA SANTINHO PRA CÁ. JUAZEIRO,LHE CONHECE.
24 de Mar / 2016 às 15h28
Charles Leão denunciando deve ser piada. Arrogante como era..... Hahahahahahahahahah
24 de Mar / 2016 às 15h29
Charles Leão denunciando deve ser piada. Arrogante como era..... Hahahahahahahahahah
24 de Mar / 2016 às 15h48
E barraca fixa em cima da calçada, pode? Na calçada da Catedral de Juazeiro tem uma barraca impedindo as pessoas de passarem. Outro dia uma idosa quase quebrou a perna ao se desviar da barraca. Aquilo é um descaso dos fiscais de postura.
24 de Mar / 2016 às 15h57
Não sou a favor disso.mas quem é Charles leão pra falar disso?quem mais tomou mercadorias dos ambulantes foi ele,quem arrombava a noite as lojas no camelódromo para prender CDs piratas? Charles leao
24 de Mar / 2016 às 16h02
O mal dos Ambulantes,não é ser ambulantes,tampouco,o que eles comercializam,mas,o desrespeito que eles tem para com o espaço publico e principalmente para com os pedestres.É muito comum ocuparem as calçadas,sem o menor criterios,obrigando os pedestres irem para o leito carroçavel das ruas,disputando espaços com os veiculos correndo toda sorte de riscos.O mesmo vale para os pontos de Mototaxis,que avançam sobre as calçadas,para complicar mais ainda colocam bancos sobre elas e quando se juntam,interrompem completamente a passagem de pedestres sobre as calçadas, violando o direito de ir e vir dos mesmos.No calçadão,os ambulantes não estão nem aí com a faixa em alto relevo destinada a orientação dos deficiente visuais,colocam suas barracas sobre a mesma sem a menor cerimônia.Cabe aos nossos gestores encontrarem uma solução,a verdade é:Como esta,não pode ficar,até porque o pedestre tem prioridade sobre o espaço destinado a ele,coisa que,infelizmente,praticamente não existe...
24 de Mar / 2016 às 16h33
Ao ver esta cena fiquei muito indgnada porque essa senhora passa todo dia em minha rua e vejo que é uma senhora batalhadora. Na semana passada ao comprar fruta na mão dela ela dizia que preferia sair na rua honestamente do que roubar com esses políticos. É muito difícil ver essa cena e não se revoltar. Sei que ele está cumprindo o seu dever mas deveria ser de outra forma porque ela não merecia isso.
24 de Mar / 2016 às 18h27
Estão todos procurando um meio de sobrevivência, o desemprego só aumenta a cada dia.
24 de Mar / 2016 às 19h17
Hipócritas, ando em Juazeiro de Norte a Sul de Leste a Oeste e nunca ambulantes obstruíram minha passagem , é só questão de bom senso , se um local está obstruído , existe outros lugares para passar, a classe inferior tem que entender que, políticos só enxergam igualdade de condições em época de eleições. E o pior é que, quando chega essa época, a pobreza toda sai pra babar esses filhos da "P"
24 de Mar / 2016 às 19h43
O POVO ERA FELIZ E NÃO SABIA
24 de Mar / 2016 às 20h15
olá, Geraldo e blogueiros! A lei orgânica do município Nº 921/82 em seu Art. 122 parágrafo único diz: O VENDEDOR AMBULANTE NÃO LICENCIADO PARA O EXERCÍCIO OU PERÍODO EM QUE ESTEJA EXERCENDO A ATIVIDADE FICARÁ SUJEITA À APREENSÃO DA MERCADORIA ENCONTRADA EM SEU PODER. É LEI... A priore, a orientação para os fiscais é: º Repreensão verbal ( orientação ) ° Notificação lavrada em um formulário apropriado ° Auto de infração ( multa ) E no último caso à apreensão. Todos os vendedores ambulantes que atuam na cidade e que são daqui estão ciente disso. O ATO não é proibir as pessoas de ganharem (pão) como muitos chamam e sim proibir a irregularidade do comercio, uma vez que, vendedores ambulantes irregulares comercializam meias, cintos, panos de prato, sorvetes, picolés, água mineral,dolces, salgados e etc., os logistas licenciados e legalizados que pagam impostos tais como: ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO, CORPO DE BOMBEIROS, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, para tal comércio, também disponibilizam dos mesmos produtos. É justo? O caput do Art. 121 da mesma lei citada a cima diz: O EXERCÍCIO DO COMÉRCIO AMBULANTE DEPENDERÁ SEMPRE DE LICENÇA ESPECIAL, QUE SERÁ CONCEDIDA DE CONFORMIDADE COM AS PRESCRIÇÕES DA LEGISLAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO E COM O QUE PRECEITUA ESTE CÓDIGO. Eles querem se regularizarem? Nunca pense! preferem que o centro da cidade vire bagunça; Vale ressaltar as condições atual da Oscar Ribeiro e Terminal de Ônibus. Será que vai ser tão difício se adaptar a uma NOVA CIDADE QUE ESTÁ NASCENDO?
24 de Mar / 2016 às 20h43
É...., a máscara caiu, se fazendo de besta, hem, e cumendo por baixo do pano. Ninguém mais acredita, o povo já sabe, a casa caiu.
24 de Mar / 2016 às 20h44
É...., a máscara caiu, se fazendo de besta, hem, e cumendo por baixo do pano. Ninguém mais acredita, o povo já sabe, a casa caiu.
24 de Mar / 2016 às 22h35
As pessoas conseguem ser bastante intolerantes e insensíveis, quando estão em situação mais cômoda financeiramente. Esses ambulantes que nas ruas se encontram,para angariar o pão de cada dia, são pessoas de bem, que pagam tributos caríssimos e estão desempregados. São pais trabalhando para levar alimentos a seus filhos e são tratados como marginais. Enquanto os verdadeiros marginais,ladrões circulam por ai, bonitinhos, bem vestidos, nos seus carrões, roubando e assaltando.
24 de Mar / 2016 às 22h37
As pessoas conseguem ser bastante intolerantes e insensíveis, quando estão em situação mais cômoda financeiramente. Esses ambulantes que nas ruas se encontram,para angariar o pão de cada dia, são pessoas de bem, que pagam tributos caríssimos e estão desempregados. São pais trabalhando para levar alimentos a seus filhos e são tratados como marginais. Enquanto os verdadeiros marginais,ladrões circulam por ai, bonitinhos, bem vestidos, nos seus carrões, roubando e assaltando.
24 de Mar / 2016 às 22h43
Vamos aderir a campanha da renovação 100% da Câmara de vereadores de Juazeiro, é simples divulguem nos blogs, face e no SAP, essa campanha da renovação da câmara não de nenhum político ela é sua que ama a sua cidade, essa será a nossa arma contra os vereadores que nunca fizeram nada pela nossa cidade, eles passaram 4 anos sem fazer nada por ninguém e nem pela nossa cidade, agora chegado a época da política eles querem aparecer mentindo pra todo mundo, e prometendo empregos que não existem, e melhorias que nunca acontecerá na sua cidade. RENOVAÇÃO 100% DA CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO. ADIRA VC TB.
25 de Mar / 2016 às 00h20
Pelo amor de Deus, Davi Lina. O povo era feliz com quem.clmos bandidos da direita que você acompanha. Tomé o remédio
25 de Mar / 2016 às 07h12
Estes fiscais deveriam fiscalizar construções bem na beira de canais, carros e motos por cima de calçadas, lixos e mais lixos sendo despejados e colocados nas margens dos canais, mas eles tem C# e tem medo pois se forem se meter com esta gente levam pau, por isso preferem mostrar trabalho avançando de forma covarde sobre os mais fracos.
25 de Mar / 2016 às 08h49
Fico aqui a imaginar... temos tantas pessoas entendidas aqui no grupo que me vejo como uma simples feirante que busca sua sobrevivência comercializando sua mercadoria. Ora veja só, temos o prefeito envolvido na operação lava jato (300 mil em três vezes)! Ficamos aqui trocando farpas sobre o passado dos nosso governantes. Veja que essa podridão que está instalada em nosso governo federal que reflete aqui no municipal (coisa do PT). Um busca pelo que é legal e o outro pelo que é aceitável. Meu recado é que quero ver nosso Delegato Charles Leão assumir nossa prefeitura e criar a Lava Jato Juazeirense, prendendo esses usurpadores do poder. O Choro é Livre.
25 de Mar / 2016 às 19h36
Não sou contra organizar os feirantes, agora primeiro deve ser construido pela prefeitura um espaço coberto para os ambulantes e só depois retira-los da rua, e não retirar antes de construir, fico aqui imaginando o prefeito Isaac tem comercio que vende produtos agricolas para os produtores da região que esses mesmos produtores vendem para esses ambulantes que o prefeito mandou retirar da rua rsrsrs cuidado Isaac a crise pode chegar no seu comercio também rsrsrsrsrs efeito dominó rsrsrs construa um local adequado que você ganha mais e o povo fica feliz.
26 de Mar / 2016 às 15h06
NONATO,antes de chamar de Hipocritas pessoas que voce não conhece,avalie bem as idiotices que estas proferindo quando diz que andas por Juazeiro de Norte a Sul e Leste a Oeste e nunca ambulantes obstruiram a tua passagem.Olha Amigo,das tres,uma :Ou voce é mentiroso,ou so se desloca de carro ou de Moto,ou a cidade de Juazeiro da qual voce fala é outra e não esta aqui,ou ainda,voce nunca caminhou pelas calçadas de Juazeiro.Saia,va a pé conhecer as calçadas de Juazeiro,a realidade desumana dos pedestres e depois venha nos dizer o que encontrou.Uma sugestão,começe pelos arredores do Posto Ipiranga,cercado por tapumes,em frente ao Camelódromo no horario da tarde,depois a Oscar Ribeiro a a Adolfo Viana ...