Projeto cultural promove oficinas e shows instrumentais, em Juazeiro

Será realizado, em Juazeiro (BA), entre abril e junho, o projeto “Instrumental Velho Chico 2016”. Apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital Agitação Cultural, lançado em 2015 pela Secult e Governo da Bahia, a iniciativa engloba uma série de três eventos mensais dedicados ao violão, contrabaixo e guitarra, respectivamente, com seis artistas consagrados do cenário instrumental brasileiro, que ministrarão aulas e se apresentarão como convidados do guitarrista Edésio César, no Centro de Cultura João Gilberto.

No dia 1° de abril, o evento será dedicado ao violão e receberá os violonistas Zé Paulo Becker e Adherbal Duarte. O segundo, direcionado ao contrabaixo, acontecerá no dia 29 de abril, com os instrumentistas Geisan Varne e Luciano Calazans. Em 17 de junho, as atividades do projeto serão voltadas à guitarra, com a participação dos guitarristas Luciano Magno e Mou Brasil.

No início da tarde, às 13hs, os instrumentistas convidados realizarão uma master class para músicos locais e participarão de um debate sobre o instrumento, citando tendências, instrumentistas relevantes, e demonstrando as técnicas utilizadas por cada um. À noite, apresentam-se no palco da sala principal do Centro de Cultura, no show do guitarrista Edésio César, que executará músicas instrumentais autorais e clássicos do cancioneiro nordestino.

De acordo com Edésio, diretor musical e proponente do projeto, a iniciativa possibilita um momento de intercâmbio cultural entre os instrumentistas convidados e os músicos da região. “As interações ocasionadas pelos encontros musicais provocarão diálogos necessários e, certamente, suscitarão ferramentas e ânimo para trabalhos futuros protagonizados pelos músicos do Vale”, enfatiza.

Para o músico e produtor Celso de Carvalho, o evento favorece, também, a comunicação entre os artistas e o público, provocando o interesse pela música e seus diferentes estilos. “Um dos objetivos é oferecer, à população juazeirense e das cidades circunvizinhas, informações musicais de qualidade”, salienta. Os shows de culminância mensal, que acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto, serão realizados a preços populares (R$20,00 inteira/R$10,00 meia). As demais atividades são gratuitas.

Ascom