Situação dos aprovados no concurso público da Polícia Civil baiana em 2013
A PC BA há muito tempo agoniza com um efetivo defasado e com uma média alta de idade dos seus servidores, pois o último concurso da polícia civil do estado ocorreu, no século passado, em 1997. Isso mesmo são 19 anos sem um novo concurso público para reforçar o efetivo da Polícia Civil da Bahia. Enquanto isso, os índices de criminalidade crescem assustadoramente em todo o estado. A Bahia vive um momento crítico na segurança pública, possui um dos maiores índices de homicídios do Brasil. As pessoas estão apavoradas com tanta violência e com a falta de resposta do Governo. Esta situação se agrava, pois a falta de efetivo da polícia investigativa faz com que a maior parte dos crimes praticados no estado fique sem solução e seus autores impunes. É notório que a sensação de impunidade contribui para o aumento da criminalidade.
A esperança do início da mudança desse cenário, na polícia civil, vem com os mais de 750 policiais civis aprovados no concurso de 2013, oriundos de todos os lugares do Brasil,que aguardam nomeação na Bahia: delegados, escrivães e investigadores. O curso de formação foi realizado ao longo de quase cinco meses – de agosto a dezembro de 2015 – ou seja,em tempo integral e com a última avaliação finalizada nos dias 23 e 24 de janeiro de 2016. Porém, o resultado final do concurso e do curso de formação foi publicado dia 18 de Março de 2016 no Diário Oficial do Estado. Esse concurso se arrasta por inacreditáveis três anos com prejuízos financeiros e emocionais para os candidatos e seus familiares. Ainda assim, não existe um prazo definido para nomeação. São famílias inteiras afetadas com esta morosidade do certame, em que pais e mães, maridos e esposas, tiveram que largar empregos e ocupações para se dedicaremao curso de formação. Na sua maioria, saíram dos seus estados e cidades de origem e fixaram residência temporária em Salvador, com todo o ônus que isso acarreta.Mesmo assim, devido às promessas do governador, os candidatos estavam confiantes que começaria a trabalhar o quanto antes e com isso recuperar suas rendas. Os números de aprovados nesse certame são insuficientes para resolver a carência de pessoal na PC. Porém, esses policiais trabalhando já contribuiriam na investigação dos crimes e no combate à criminalidade no estado que só faz crescer.
Os candidatos acreditaram nas promessas de nomeação feitas, até então, pelo Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, que em diversas entrevistas aos vários meios de comunicações, afirmava categoricamente que "logo após a finalização do concurso todos os aprovados estariam trabalhando." Um exemplo disso foi uma entrevista dada em Vitória da Conquista, no dia 29 de Janeiro de 2016, quando questionado sobre a nomeação dos aprovados no concurso de 2013, e mesmo sabendo que o estado já estava no limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal, afirmou que "todos os policiais seriam contratados logo após o carnavale que os aprovados ficassem tranquilos, pois o anuncio feito de cortes de gastos públicos com novas contratações de servidores não atingiriam os aprovados da PC BA 2013". Segundo o governador, "o custo com a contratação dos novos policiais civis já estaria no orçamento e com isso queria tranquilizar os candidatos aprovados, pois todos seriam chamados para reforçar a segurança pública no estado."
Contudo, em entrevista no dia 17 de março de 2016, o Governador volta atrás nas suas promessas jogando um verdadeiro balde de água fria na cabeça não só dos aprovados, mas de todo cidadão baiano, com notícia que o Estado não terá condições de nomear todos os aprovados no concurso da Polícia Civil da Bahia. Cuidar da segurança públicade um estado vai além do dinheiro e passa a ser uma questão de vida. Ela, hoje, é um dos temas que mais preocupam o cidadão brasileiro, principalmente o baiano! Por isso, qualificar, valorizar e reestruturar a Segurança Pública é de interesse máximo não só dos seus atores, mas de toda a sociedade. Sabendo da sensibilidade do governador, para o tema, acreditamos que se esforçará para nomear todos os aprovados, ainda em Abril de 2016.Por favor, Governador não decepcione o povo baiano que tanto confiou no senhor, pois a Bahia pede socorro!
Atenciosamente,
Formandos do concurso da PC BA/2013
15 comentários
22 de Mar / 2016 às 23h39
esses enchem a paciencia.
22 de Mar / 2016 às 23h45
Quantos aí votaram no PT? Pois é, né? Então aprendam. PT nunca mais. Eles não querem nem Ordem nem Progresso. Só corrupção.
23 de Mar / 2016 às 09h02
Vamos aderir a campanha da renovação 100% da Câmara de vereadores de Juazeiro, é simples divulguem nos blogs, face e no SAP, essa campanha da renovação da câmara não de nenhum político ela é sua que ama a sua cidade, essa será a nossa arma contra os vereadores que nunca fizeram nada pela nossa cidade, eles passaram 4 anos sem fazer nada por ninguém e nem pela nossa cidade, agora chegado a época da política eles querem aparecer mentindo pra todo mundo, e prometendo empregos que não existem, e melhorias que nunca acontecerá na sua cidade. RENOVAÇÃO 100% DA CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO. ADIRA VC TB.
23 de Mar / 2016 às 09h18
Esses aí estão lutando para TRABALHAR e para ajudar a SOCIEDADE a investigar CRIMES. Nada tem a ver com PT ou "encher o saco". São cidadãos aprovados em concurso público, estão lutando por diretos legítimos, num Estado Democrático de Direito. Repensem suas opiniões...
23 de Mar / 2016 às 09h47
"Encheremos a paciência" até os nossos direitos serem reconhecidos. NOMEAÇÃO JÁ!
23 de Mar / 2016 às 10h22
Enchemos a paciência e continuaremos enchendo, sabe porque? Pq a sociedade baiana merece respeito e segurança, e nos estamos aqui disposto a arriscar nossas vidas para garantir esse direito.
23 de Mar / 2016 às 10h23
Encheu a paciência? Reclame com Rui Costa! Este cidadão, Mizael Alberto, deve estar satisfeito com a segurança pública praticada no "mundo encantado" dele. É cada um que aparece...
23 de Mar / 2016 às 10h32
olá vc que disse que enchemos a paciência. espero que se um dia precisar vc tb tenha paciência de esperar ser atendido numa delegacia que n tem servidores suficientes para lhe servir.
23 de Mar / 2016 às 10h38
Parabéns pela matéria. Mizael esses quem você diz que enchem o saco são os que poderão ajuda-lo na hora que você mais precisar (quando for assaltado, quando tiver uma violência praticada com ti ou contra um parente seu...), portanto não estão pedindo emprego, nem cargo político, estão pedindo somente o que lhe são de direito, pois passaram com todos os méritos pessoais em várias etapas do concurso, e querendo trabalhar para ajudar a sociedade baiana como um todo.
23 de Mar / 2016 às 11h30
Só terão vitoria quando o aparelhamento do estado cair, o desgoverno da Bahia não obedece nem ao supremo tribunal federal, veja o caso do pagamento da U R V
23 de Mar / 2016 às 11h31
Só terão vitoria quando o aparelhamento do estado cair, o desgoverno da Bahia não obedece nem ao supremo tribunal federal, veja o caso do pagamento da U R V
23 de Mar / 2016 às 11h39
Isso é uma vergonha para o Estado da Bahia e para o Brasil, como pode esses policiais formados, prontos para trabalharem terem que ficar implorando ao governador para serem nomeados, isso mostra que esse governo da Bahia não têm nehum compromisso, nem com esses policiais que estão aí passando por necessidades, pois largaram tudo para se dedicarem de forma integral a esse curso de formação e muito menos com o cidadão de bem do nosso estado que clama por segurança, parabéns governador, como cidadão baiano só posso dizer que perdi o voto de confiança que depositei no senhor.
23 de Mar / 2016 às 11h48
Governador Rui Costa, a nomeação de todos os Policiais Civis já estava prevista na programação financeira e orçamentária do Estado, segundo palavras do senhor, ocorreria logo após o carnaval! Não desaponte os baianos! Nomeação de todos os Policiais Civis já!
23 de Mar / 2016 às 12h41
Parabéns pela matéria. A sociedade baiana clama pela nomeação dos aprovados do concurso da POLÍCIA CIVIL de 2013.
24 de Mar / 2016 às 18h55
Se o concurso ainda estiver na validade, paciência é a palavra chave. A vida continua. Corram atrás de seus sustentos enquanto a nomeação não sai. Com certeza, o governador já teria chamado se houvesse a possibilidade. Se ficarem pressionando,não vai ajudar. Pelo contrário, o jogo pode virar contra vocês. Não estamos falando de sul e sudeste,onde esse tipo de pressão costumar surtir efeito.