Cumprindo mais uma agenda do programa ‘Toda Quinta Tem Educação Nota 10’, em prestigiada solenidade no Paço Municipal na manhã desta quinta-feira, 17, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário Clériston Andrade lançaram o projeto ‘Minha Escola, Minha Vida’, com assinatura da ordem de serviço de dez escolas e creches para Juazeiro.
Isaac falou sobre a importância do Programa para o município por estimular ainda mais o desenvolvimento educacional, ajudando a diminuir a evasão escolar e melhorando os índices de aprovação. “Este é mais um reforço que trazemos para a Educação. Já avançamos bastante nessa área, cuidando da infraestrutura das unidades da rede e valorizando nossos professores e gestores. Mas não vamos parar por aí. Nossa meta é chegar às 100 escolas e creches construídas, reformadas, ampliadas e climatizadas e com as dez de hoje estamos muito próximos de alcançar ou até de ultrapassar essa meta”, informou Isaac.
O prefeito assinou a ordem de serviço para a construção de duas escolas e duas creches nos residenciais Juazeiro 1 e Juazeiro 2 – localizados no ‘Minha Casa, Minha Vida’ do bairro Iteberaba – que atenderão a 600 crianças, além da reforma, ampliação e climatização de mais seis escolas municipais localizadas nos bairros Lomanto Júnior, São Geraldo, Passagem do Sargento, Itaberaba, Quidé e Campo dos Cavalos/Salitre.
O secretário de Educação e Esportes do município, Clériston Andrade, explanou sobre o projeto ‘Minha Escola, Minha Vida’. “Uma das grandes revoluções implantadas pelos governos Lula e Dilma foi levar moradia digna para a população de baixa renda. Juazeiro foi beneficiada com 11 mil casas, um recorde em toda a história do município. Algo para ser comemorado sim, mas estes residenciais também precisam ser supridos com equipamentos que complementem a qualidade de vida dos seus moradores. E após reuniões com essas comunidades chegamos ao entendimento de que os residenciais necessitavam de escolas e creches”.
Clériston explicou ainda que os dois conjuntos habitacionais do Itaberaba foram escolhidos por contarem com o maior número de estudantes que precisam se deslocar até escolas e creches de outros bairros. “Uma situação muito difícil, na qual detectamos crianças tendo que se deslocar uma distância muito grande. Depois também vamos estender a todos os residenciais que tenham equipamentos adaptáveis e, mesmo os que não dispõem dessa estrutura preliminar, solicitaremos escolas e creches para os mesmos ao governo federal com a autoridade de um prefeito que pediu 60 creches, recebeu 15, já entregou 14 e completará as 15 no próximo mês”, destacou.
O evento contou com forte presença dos gestores da rede municipal de ensino, numa demonstração de agradecimento pelas melhorias na educação. “Sabemos que a luta foi grande para chegarmos a essas conquistas. Apesar de alguns momentos de questionamentos porque são muitas as demandas, perseveramos na confiança e hoje somos só agradecimento”, atestou Solange Almeida, diretora da Escola Edualdina Damásio, de Campo dos Cavalos/Salitre, contemplada no projeto.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Francisco Oliveira, os secretários Pedro Alcântara (Relações Institucionais) e Edvan Gonçalves (Finanças), os vereadores Mitonho Vargas, Pedro Alcântara Filho, Tiano Félix e Anderson Alves, além do representante da empresa MVC, Marcelo Cordeiro.
Luiz Hélio/Ascom-PMJ
3 comentários
18 de Mar / 2016 às 00h19
Gostaria de saber do secretário de Educação ou do próprio Gestor de Juazeiro-BA, o porque do CAIC, escola localizada na Malhada da Areia que atende praticamente a 6 ou 7 bairros periféricos da cidade não está incluído nesse projeto de reforma e climatização que foi agora divulgado já que estamos a tempo na lista de espera. Quero ressaltar aqui que a referida escola precisa urgentemente de grandes reparos em todos os setores, não vou aqui citá-los pois não me cabe, pois a secretária de Educação tem conhecimentos do problemas da escola. A escola CAIC além dessa reforma precisa também da climatização , visto que a escola está inserida em um espaço que incide sol o dia todo proporcionando um calor insuportável aos alunos durantes sua estádia na escola. Quero lembrar também que a gestão atual já esteve várias vezes na escola e prometeu essa reforma, afinal de contas o CAIC seria a menina dos olhos do gestor municipal. Tenho certeza que o gestor municipal terá sensibilidade pra rever a questão da escola CAIC e cumprir com sua promessa aquela comunidade tão carente que precisa do mínimo de conforto e qualidade no seu ambiente escolar.
18 de Mar / 2016 às 07h37
QUANTOS ANOS ESSE PREFEITO ESTUDOU?FORMADO EM QUE?
18 de Mar / 2016 às 08h25
SENHOR PREFEITO CADE O REAJUSTE DOS TRABALHADORES DO NOSSO MINICIPIO QUE ATE AGORA NADA MEU JOVEM JÁ VAI ENTRAR O MES DE ABRIL E ATE AGORA NADA DE POSITIVO AFINAL TEMOS O QUE MERECEMOS E SEM CONTAR O RETROATIVO SI VAI SER PAGO OU NÃO TODOS SABEM QUE TEMOS DIREITO AGORA O GESTOR DEIXA DE LADO PODEM APOSTAR QUE O TROCO VEM........