Quem passa pelas ruas do centro de Juazeiro já notou a presença dos parquímetros, equipamentos que serão utilizados pelos condutores de veículos para o pagamento do estacionamento Zona Azul na cidade.
Nessa primeira etapa de instalação da Zona Azul toda a área central está sendo contemplada. A princípio estão implantados 33 parquímetros e 16 monitoras irão realizar o trabalho de fiscalização e orientação nas ruas. A segunda etapa das obras será estendida para o Mercador do Produtor. Ao todo serão 3329 vagas destinadas a motos e carros em toda cidade. No momento, estarão disponíveis 1200 vagas, sendo 730 para carros e 470 para motos. Obedecendo a lei do Conselho Nacional de Trânsito 5% do total de vagas serão destinadas para idosos e 2% do total para pessoas com deficiência.
Os condutores deverão ficar atentos aos valores da Zona Azul definidos em R$ 1,50 para carros e R$ 0,75 para motos, por hora.
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes de Juazeiro (CSTT), em contato com o Blog Geraldo José através de nota, ressaltou que acredita que a implantação da Zona Azul irá trazer mais comodidade para os motoristas e constribuirá para a organização do trânsito na cidade. “Antes da implantação da zona azul, uma pessoa estaciona o veículo em uma vaga e permanece praticamente o dia todo naquela vaga. Com a Zona Azul não. O condutor terá um prazo máximo de 2h para permanecer naquela vaga. Com isso terá um fluxo nos estacionamentos e os demais condutores não precisarão ficar trafegando todo o centro para encontrar uma vaga”.
Segundo a CSTT, nos próximos dias terá início a campanha educativa que orientará os condutores nessa primeira fase da instalação da Zona Azul. Durante esse período, as monitoras vão explicar como deverá ser utilizado o parquímetro, onde inserir as moedas ou como fazer o pagamento com o cartão de recarga.
A CSTT também esclareceu sobre o procedimento que será adotado para os moradores que não possuem garagem e residem em ruas onde funcionará a Zona Azul. “Perante a Lei não existe nenhuma previsão legal sobre reserva de vagas para moradores, tendo em vista que se trata de uma via pública. Porém a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte estará realizando estudos sobre o caso após o início da cobrança de zona azul”.
O serviço da Zona Azul em Juazeiro funcionará das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 08h às 13h aos sábados. Caso os condutores desrespeitem os horários de estacionamento, a CSTT explicou que monitoras estarão circulando pelas áreas centrais e caso seja notada alguma irregularidade os Agentes de Trânsito serão acionados para realizar a multa, no caso de estacionamento destinado a idoso e deficiente. Se não possuir o cartão de identificação (idoso ou deficiente), o veículo será multado e retirado com guincho do local.
Da redação
4 comentários
18 de Mar / 2016 às 07h55
Vai dar certo nao
18 de Mar / 2016 às 08h19
O projeto do zona azul de Juazeiro está sub judici, por várias razões uma delas é falta de transparecia preceituada no art 37 da C F
18 de Mar / 2016 às 08h42
O interessante das coisas só acontece em Juazeiro. OLha onde estão sendo instalados os parquimetros!! Estão no meio fio da rua. OLha o absurdo. Sabe pq isso acontece? Pq as calçadas em Juazeiro são estreitas. Ai a solução é colocar na rua esses instrumentos. O Juazeiro que só é governado por pessoas "intelegentissimas"...
18 de Mar / 2016 às 14h54
Se meu carro for roubado ou acontecer algum dano a ele no horário q estiver na zona azul, quem é o responsável? E quem assume os danos? Já q eu estou pagando p estar naquele local!