O programa Geraldo José desta quinta-feira (17) entrevistou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Juazeiro, Jorge Barbosa. Na oportunidade, o secretário esclareceu o andamento de várias obras que estão acontecendo pela cidade e também respondeu questionamentos dos ouvintes. Confira trechos da entrevista a seguir.
Travessia Urbana
Jorge Barbosa - Ela foi retomada. O que aconteceu é que a empresa fez o desvio para ser feito o alargamento na ponte no riacho João Freitas. Mas ocorreram as chuvas e o volume de água que passou pelo riacho foi acima do normal. O DNIT fez um ajuste na planilha e nós estamos esperando uma resposta para a obra ser retomada. Em paralelo a isso, a equipe de engenharia do Shopping, pela BR-407, já está fazendo a interligação com a BR-235. Foi feita toda licitação da Travessia Urbana, mas ela é demorada. Estamos esperando o DNIT com essa nova planilha de obras. O prefeito Isaac recebeu a obra como a gente chamava de obra picolé. No primeiro mandato, através do governo federal, foi feita uma parte da obra na Ponte Eurico Gaspar Dutra e depois o prefeito foi atrás do recurso. Em nenhum momento nós vendemos ilusão a população.
Obras nas Avenidas Shefi Khoury e Manoel Borges
Jorge Barbosa - Eu repassei para o secretário Fernando Dantas toda a demanda na questão da recuperação da avenida Shefi Khoury. Com relação a Avenida Manoel Borges, a empresa está recuperando toda a lateral do borrachudo e já está fazendo a intervenção. A empresa que fornece a massa asfáltica retornou a operação tapa-buracos. Fizemos a interligação e em breve vamos entregar a rua da UBS. Fiz uma solicitação a CSTT para a questão de lombadas e faixas elevadas. Já estamos montando uma estrutura para a entrega da Avenida Manoel Borges.
Obras entregues
Jorge Barbosa - Nós terminamos de entregar seis avenidas, sendo três recuperadas e três novas. Não se pode dizer que nós não estamos fazendo nada. Eu sei que ainda é pouco pela demanda que Juazeiro precisa. Nós estivemos no Itaberaba onde foi dada a duplicação da BR-235. Estamos com o projeto pronto e já conversamos com a Caixa Econômica para fazermos a Rodovia Salitre, a complementação da Avenida Giuseppe Muccini. O governo já gastou mais de R$ 3 milhões de recursos nessa licitação que envolvem os bairros Jardim Flórida, João Paulo II, João XXIII, Piranga na entrega de ruas pavimentadas.
Construção de Ciclovias
Jorge Barbosa - No passado as pessoas invadiam as áreas em Juazeiro e tem avenidas que quando nós chegamos para fazer a obra temos que fazer 2m de cada lado de calçadas e sobram 8m para fazermos a avenida. Não tem como, infelizmente, colocar ciclovias. Nós gostaríamos muito de colocar. Tem uma área depois da Avenida Girassol que o prefeito determinou fazer um projeto de ciclovias.
Obras previstas
Jorge Barbosa - Nós estamos finalizando, na segunda etapa da Intervenção Urbana, mais 139 ruas pavimentadas. Estamos concluindo com a caixa Econômica todo recapeamento asfáltico do bairro Piranga, nós temos a Praça da Feirinha do Piranga II, Praça da Igreja do Piranga II, duas praças no Argemiro, o Parque Linear e a praça do Colégio Codefas, na Piranga. São 11 bairros que estamos atendendo pela Intervenção Urbana. O SAAE está concluindo toda a parte do saneamento nesses bairros e nós vamos finalizar essas ruas após essas obras.
Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
4 comentários
18 de Mar / 2016 às 06h09
Meu Deus, eu desisto, passei por essas novas mini"avenidas" e ja estao esburacando. A TU esta paradissima, da para ver que nao vai acontecer, ja fazem o passeio e o ponto de onibus na BR 407, e vsi parar por ai, a rua lateral do shoppin vai ser na terra mesmo.
18 de Mar / 2016 às 07h48
Caro Secretário, é com tristeza que vejo que para o esquecido bairro Parque Centenário, pra variar, nem uma pedra será movida. Aqui nunca tivemos nada de benfeitorias, aqui nao tem meio fio, por isso nao se obedece nas construções o alinhamento das ruas, rede de água chega a passar por baixo das casas. Nada de obras ou ordenação. E para complicar ainda mais, o bairro é baixo e as duas comportas da barragem do São Geraldo são muito estreitas para dar vazão as águas das chuvas que se juntam aos esgotos que ali já correm para o coitado "Velho Chico".
18 de Mar / 2016 às 08h14
Essa amizade aí é das antigas. Duas pessoas que conheço e que sempre lutaram através do conhecimento para o crescimento profissional. Geraldo José e Jorge Barbosa.
18 de Mar / 2016 às 09h53
Meu caro Secretário o que se tem mais discutido no mundo todo é justamente a questão da Mobilidade Urbana, por se tratar de uma questão crucial e garantido na Constituição Federal que é o direito de ir e vim. Esse direito deve ser garantido a toda comunidade sem exceção. Quando vejo se construir Avenidas tão carentes em nossa cidade, principalmente àquelas que ligam os bairros periféricos ao centro da cidade sem a implantação das ciclovias que iria desafogar o trânsito e ajudar os moradores daquela região, pois eles tem a bicicleta como meio de transporte mais utilizados me entristece. Concordo até que algumas Avenidas pelo estreitamento do local fica inviável a construção da ciclovias, mas todas às avenidas que estão sendo feitas em nossa querida cidade não contempla os praticantes de ciclismo nem a comunidade mais carente com as ciclovias. Custa-me acreditar que os projetos de Avenidas em nossa cidade não comtempla a construção de ciclovias, uma vez que a mesma só trás benefícios tanto para o trânsito como para saúde e bem estar da população Juazeirense.