O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (16), por meio de nota oficial, a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff. "A Presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República", diz trecho da nota.
No mesmo comunicado, a Presidência anunciou a ida do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) para o comando da Secretaria de Aviação Civil, que estava, desde dezembro, sob uma chefia interina. Os anúncios foram feitos no início da tarde desta quarta. Pela manhã, Dilma e Lula acertaram, em uma reunião no Palácio da Alvorada, a entrada do ex-presidente no primeiro escalão. Eles já haviam se reunido na residência oficial na noite desta terça (15) para tratar do assunto, no entanto, não haviam oficializado a nomeação porque decidiram discutir alguns detalhes nesta manhã.
Nos últimos dias, ministros do núcleo político do governo têm repetido que o objetivo da ida de Lula para o ministério seria ajudar a presidente da República a recompor a base política no Congresso Nacional e tentar barrar o processo de impeachment. A consequência prática mais imediata da nomeação de Lula para um ministério, no entanto, é que o ex-presidente sai do alcance do juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.
Todos os ministros de estado têm foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF. Assim, o comando das investigações sobre Lula sairá de Curitiba e passará a ser do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Já o juiz do caso passará a ser o ministro do Supremo Teori Zavascki. O ex-presidente da República chegou a Brasília na tarde de terça e, poucas horas depois, iniciou uma reunião com Dilma por volta das 19h na residência oficial da Presidência.
O encontro durou mais de quatro horas, mas terminou sem uma definição sobre a ida de Lula para o ministério. Ele e Dilma, então, decidiram continuar a conversa na manhã do dia seguinte.
Investigações
A nomeação de Lula para ocupar um cargo no governo se dá em meio a investigações conduzidas pela Justiça Federal para apurar se o ex-presidente recebeu vantagens indevidas do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. O ex-presidente também é investigado por, supostamente, ter omitido das autoridades ser o dono de um apartamento triplex em Guarujá (SP) e de um sítio em Atibaia (SP), o que a defesa dele nega. Em razão das suspeitas, o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula na semana passada. Na segunda-feira (14), a juíza Maria Priscila Oliveira remeteu o pedido ao juiz federal Sérgio Moro.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:
Nota à Imprensa
A Presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Assumirá o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado Chefe Secretaria de Aviação Civil, o Deputado Federal Mauro Ribeiro Lopes.
A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao Dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.
9 comentários
16 de Mar / 2016 às 14h35
O Brasil se tornou o país da piada!! E viva os corruPTos!!!
16 de Mar / 2016 às 15h04
QUERO VER A JUSTIÇA PRENDER TODOS OS ERRADOS, INCLUSIVE AERCIO. AGORA, AMIGO, DEIXA DE CEGUEIRA. OS COMPANHEIROS DE LULA, OU ESTÃO DENUNCIADOS, PRESOS OU SAIRAM DO PARTIDO. COMO DIZIA LULA A ANOS ATRÁS "NO BRASIL, POBRE QUANDO ERRA VAI PRESO E RICO VIRA MINISTRO" VEJA QUE IRONIA DO DESTINO. ESTAMOS NUM BECO SEM SAÍDA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, DA CAMARA E DO SENADO, TODOS OU FORAM CITADOS OU ESTÃO DENUNCIADOS. MINISTRO DA EDUCAÇÃO, TENTANDO ATRAPALHAR A LAVA JATO E AGORA VEM LULA TODO ENROLADO NO ESQUEMA. AONDE VAMOS PARAR, GERALDO JOSE???
16 de Mar / 2016 às 15h07
É UMA VERGONHA, TENHO NOJO DE UMA COISA DESAS, SAI UM BABA DA CASA CIVIL, PARA ENTRAR UM FUTURO PRESIDIÁRIO, MAIS AINDA TEM A MULHERE O FILHO QUE LIMPAVA BOSTA DE ELEFANTE.
16 de Mar / 2016 às 15h51
Passou recibo de Covarde !...
16 de Mar / 2016 às 16h07
Que seja feliz, e vá com Deus, e que Deus também fique comigo. Ainda bem que os comunistas não acreditam em Deus. Nós estamos é fritado com a gordura de dendê, a preferida dos baianos nos quitutes de acarajé, com o recheio de vatapá e camarão. Haja Lava-Jato, que começou na Bahia, quando presidiram a Petrobras.
16 de Mar / 2016 às 17h04
Se nao deve no cartorio porque nao enfrentou de cabeça erguida? Mas tambem que leizinha barata essa nossa, é por isso que roubam descaradamente.
16 de Mar / 2016 às 18h22
Essa conversa de que vai para o ministério para ajudar a Dilma é história pra boi dormir e pra enrolar os fanáticos. Na verdade a jararaca correu do juiz Sergio Moro como o diabo correu da cruz. Ele que ficasse de bobeira que o juizão ia matar a cobra e mostrar o pau.
16 de Mar / 2016 às 18h34
É LULA ACEITOU SER MINISTRO E ASSUMIU QUE É CORRUPITO, NÃO VAMOS VOTAR NEM EM VEREADORES NEM EM PREFEITOS DO PT, POIS SÓ TEM...
16 de Mar / 2016 às 18h54
Raul Seixas em uma de suas canções dizia que tem que alugar este Pais para o Estados unidos.chega de tanta desordem nesse Pais.