O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que jamais se recusou a dar depoimentos à Polícia Federal nas investigações da Operação Lava Jato. "A minha bronca é com o MP Estadual [Ministério Público Estadual]. Não precisaria levar uma coerção à minha casa, dos meus filhos. Não precisava, era só ter me comunicado. Antes dele, já fazíamos a coisa correta nesse país. A gente já lutava para fazer a coisa certa nesse país. Lamentavelmente preferiam usar a prepotência, a arrogância, o show de pirotecnia. É lamentável que uma parte do Judiciário esteja trabalhando com a imprensa", disse em entrevista coletiva, na sede do PT, em São Paulo. O ex-presidente depôs hoje (4) por cerca de três horas no escritório da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulistana. Depois do depoimento, o ex-presidente foi para a sede nacional do PT. A PF deflagrou hoje a 24ª fase da Lava Jato.
Lula foi levado de sua casa, em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, sob um mandado de condução coercitiva, para o aeroporto. De acordo com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), foram abordados diversos assuntos durante o depoimento, como as palestras que o ex-presidente concedeu após deixar o Palácio do Planalto e a ligação com um sítio em Atibaia, no interior paulista.
Além da condução coercitiva, foram expedidos mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, como parte da 24ª fase da Operação Lava Jato. Segundo o procurador da República, Carlos Fernando Lima, da Operação Lava Jato, há indícios de que Lula recebeu pagamentos, seja em dinheiro, presentes ou benfeitorias em imóveis das maiores empreiteiras investigadas na operação policial. De acordo com o procurador, foram cerca de R$ 20 milhões em doações para o Instituto Lula e cerca de R$ 10 milhões em palestras de empresas que também financiaram benfeitorias do sítio em Atibaia e de um apartamento tríplex no Guarujá.
Agência Brasil
9 comentários
04 de Mar / 2016 às 16h08
E pq não foi da outra vez que foi intimado?
04 de Mar / 2016 às 16h20
Sua casa está caiando PT e junto vão seus aliados. O mal no Brasil tem que acabar. Chega!! Já são mais de 12 anos o BRasil sendo surropiado por essa corja.. O Brasil tem que se livrar logo disso. Cadeia neles...
04 de Mar / 2016 às 16h41
Durante os últimos dez anos, a cartilha petista, gerada nas artimanhas de João Santana, mandava repetir à exaustão que os fatos criminosos da esfera política estavam se tornando conhecidos "porque o PT não engavetava processos e não impedia investigações". Cansei de ver essa frase emergindo de peitos petistas estufados de fingido orgulho. Com o PT era tudo às claras, proclamavam das janelas. Na cozinha, porém, a artimanha era ensaiada sob orientação técnica de João, o matreiro publicitário do partido.Aliás, inúmeras vezes, nos últimos anos, a imprensa noticiava reações iradas de Dilma por não ser notificada com antecedência das operações da Polícia Federal
04 de Mar / 2016 às 18h38
Ainda tem gente com dúvida sobre a culpa desse indivíduo? Só os petistas fanáticos mesmo!
04 de Mar / 2016 às 18h52
Lição de Cinismo explicito ! Lula queria o que ? Foi intimado para prestar esclarecimentos e o que o fujão fez ?Fugiu da lei,fugiu da justiça,criou caso,sendo assim,ele pediu,a Federal não se fez de rogada !...Não foi por bem,foi na marra !...
04 de Mar / 2016 às 19h04
Ele agora sabe que para o Juiz Sergio Moro, não existe ninguém acima da Lei. Ele o Lula é que poderia ter evitado, se ele não tivesse entrado com pedido de liminar quando foi convidado. Acontece que esse analfabeto desconhece que a lei funciona assim, quando convida e não vai, ai o Japa vai atrás, e o intimado na frente.
04 de Mar / 2016 às 23h12
Lula não merece confiança. Ex presidente fujão. A casa caiu. Não temos políticos que nos represente com dignidade, aqui em juazeiro então nem se fala. Cada qualidade que temos, só vereadores fracos.
04 de Mar / 2016 às 23h23
Esse senhor de codinome Lula que, ultimamente, só os tolos lhe dão atenção, já provou e comprovou que quer mesmo nivelar o Brasil por baixo. Hoje, ao se comparar com um animal rastejante, a cobra, quando falou, em rede nacional, tentando se defender, parecia mais um ogro. Que cena patética! Acorda, Brasil!
05 de Mar / 2016 às 07h33
Esta parece ser uma nota em defesa da impunidade. O ex-presidente faz de tudo para não depor ao MP-SP, utilizando-se do CNMP e da justiça. Com Sérgio Moro ele faria o mesmo se tivesse oportunidade, mas não teve. Kkkk A hora do Lula vai chegar.