Mutirão de prevenção ao Glaucoma foi um sucesso em Juazeiro

Foi um sucesso o Mutirão de Combate ao Glaucoma ocorrido nos dias 25 a 27 de fevereiro, em Juazeiro. Cerca de 700 pessoas foram atendidas. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado e a Policlínica Moisés Andrade.

Consultas médicas e exames específicos foram realizados, gratuitamente, em homens e mulheres acima de 40 anos. Dos 700 atendimentos, 291 foram diagnosticados com a doença, 86 casos suspeitos e 312 pessoas não apresentaram a doença. O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil e a detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença.

O comerciante José Wilson, de 42 anos, já teve casos da doença na família e procurou o mutirão para ver o diagnóstico da doença. "Busquei o atendimento no mutirão porque minha avó teve glaucoma, e acho bom ver as possibilidades do diagnóstico logo cedo. Fui muito bem atendido, tive apenas uma suspeita e vou refazer o exame novamente daqui a uns meses", disse o morador do bairro Novo Encontro.

De acordo com o oftalmologista Renan Campos, a prevenção é vital para combater a doença: "Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina constantes para uma possível detecção. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta no início, as chances de controle são maiores, minimizando os riscos a visão".

Além dos exames realizados, os pacientes que foram diagnosticados como portadores do glaucoma receberam gratuitamente o colírio determinado para o tratamento e os casos específicos que precisavam de cirurgias foram encaminhados à Secretaria de Saúde para que possam marcar o agendamento da cirurgia.

A aposentada Maria Luzia, 65 anos, agradeceu à Secretaria de Saúde por trazer o mutirão para Juazeiro. "O oftalmologista descobriu que eu tenho a doença e me encaminhou para fazer todos os exames necessários e já sai daqui com o colírio e fui inserida no projeto para continuar a receber os colírios pelo SUS. Estou feliz porque vou começar meu tratamento. Juazeiro precisa de mutirões como esse", disse.

De acordo com o superintendente de Regulação a Saúde, Mário Machado, o mutirão foi importante para diagnosticar pessoas com essa doença que pode levar à cegueira.  "A campanha foi um sucesso tanto em atendimentos quanto pela organização. As pessoas que vieram foram atendidas de forma bastante rápida e com tranquilidade. Terminamos este mutirão com a sensação de dever cumprido e a Secretaria de Saúde de Juazeiro irá continuar acompanhando os casos diagnosticados com a doença", destacou Machado.

Ascom/Juazeiro