Com o objetivo de diminuir o risco de acidentes envolvendo veículos e animais, além de proteger a fauna local, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-235/BA, realiza, a partir desta quinta-feira (25), a 21ª Campanha de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna nos Lotes 1, 2, 4 e 5, que totalizam 283, 3 quilômetros.
Somando as campanhas anteriores, foram registrados 648 animais atropelados. Um dos motivos que propiciam a colisão entre os bichos e os veículos é a velocidade do automóvel acima da média. Outro fator que deve ser levado em consideração é o clima, que ocasiona mudanças nas principais atividades diárias dos animais silvestres, alterando horários na busca de alimento e defesa de território, ficando mais vulneráveis à acidentes. O ideal é ficar atento às placas de sinalização, especialmente nos trechos onde não estão pavimentados.
Os bichos retirados da pista encontram-se, muitas vezes, em situação de desidratação e desnutrição. Alguns deles, ao atravessar a pista para procurar alimento e água, acabam sendo atropelados. A equipe percorre da cidade de Carira, em Sergipe, à Juazeiro, na Bahia, aproximadamente 1.700 quilômetros por campanha, numa velocidade padrão de 40km/h, ao longo de nove dias por mês.
Para quantificar a coleta dos bichos, as ocorrências levantadas são anotadas em planilha específica padronizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Neste documento são tabulados dados referentes à espécie, data e local, posição geográfica, características da vegetação, condições da pista e registro fotográfico. A identificação das espécies é feita diretamente em campo, e posteriormente, por meio do registro fotográfico.
O Monitoramento e Controle de Atropelamentos de Fauna Silvestre tem por objetivo acompanhar a resposta da fauna local às intervenções provenientes das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA. Através do número de ocorrências é possível subsidiar a implantação de dispositivos de transposição de fauna, além da adoção de medidas de controle. Sendo assim, minimizando os impactos ao meio ambiente da região – objetivo da Gestão Ambiental da rodovia, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA
2 comentários
25 de Feb / 2016 às 21h38
Gostaria de saber previsão de continuidade da obra na BR 235 (finalização), Pinhões à Juazeiro.
26 de Feb / 2016 às 09h45
Enquanto gastam dinheiro tangendo cobras o povo morre a migua nos hospitais eta Brasil!