Um grupo de dez dos 800 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil da Bahia protestou na manhã desta sexta-feira (19), em frente ao prédio sede da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Manoel Marques de Souza, inaugurada pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo governador Rui Costa, no bairro de Piranga. Eles cobram a convocação dos 800 classificados.
O concurso foi realizado em 2013 e acabou judicializado devido a equívocos da empresa organizadora, o Cespe/UnB. Nossa reportagem conversou com Tainara Valença que esclareceu que a turma concluiu o curso de formação em dezembro de 2015 e agora aguarda a nomeação. “O governador se comprometeu que iria nos convocar logo após o curso, porém isso até hoje nunca aconteceu” expressou.
Ele disse ainda que outros manifestos já foram realizados em Salvador e outras cidades baianas, todas elas necessitando de reforço no contingente da Polícia Civil. “Este é o primeiro manifesto em Juazeiro e a gente espera ter dois minutinhos com o governador para perguntar porque ainda não fomos convocados?” prosseguiu Tainara.
“Assim que fomos aprovados no concurso deixamos os nossos empregos e hoje estamos todos enfrentando dificuldades porque o Governador não cumpre o que prometeu” concluiu. Guiado pelos seguranças e assessores, o Governador Rui Costa passou muito próximo da manifestação e evitou falar com os manifestantes.
19 comentários
19 de Feb / 2016 às 18h28
Está sendo um esforço HERCULEO, nomear os aprovados do concurso de 2013, muita inrresponsabilidade
19 de Feb / 2016 às 20h22
Muita calma nessa hora! Também estou entre os aprovados nesse concurso e realmente é enorme nossa ansiedade. No entanto, é preciso ressaltar que o curso de formação acaba somente com a divulgação do resultado da avaliação final, prevista para 17/03. A partir daí, toda pressão é válida e necessária; antes disso é precipitação.
19 de Feb / 2016 às 21h59
Parabéns aos verdadeiros Guerreiros do concurso, que não se escondem, nem se omitem por trás das palavras. São 3 anos de humilhações nesse fatídico certame que se tornou uma saga interminável. Vamos a luta até o fim, na certeza que venceremos. Nomeação Já!!!
19 de Feb / 2016 às 22h29
O trâmite desse concurso é a mais evidente demonstração da maneira como a Segurança Publica é tratada pelo Estado. Há mais de 2500 vagas de investigador necessitando ser preenchidas na Polícia Civil, enquanto isso a violência ganha proporcoes Insuportáveis, vitimando policiais, vitimando jovens, pais de família... Não imagino o que leva um candidato a uma dessas vagas e pedir calma e paciência diante de um quadro endêmico e de absoluto descontrole. Talvez o equívoco de vislumbrar esse concurso apenas como uma vitória pessoal, desprezando a importância dele para a sociedade em geral. Diariamente são registrados diversos homicídios, sequestros, explosão de caixas eletrônico... Não se trata de mero trâmite burocrático mas sim de responsabilidade com a vida das pessoas. Na segurança Pública tempo não é dinheiro, tempo é vida. O governo desdenha do tempo e atenta contra a vida. Pouco importa se foram 800 ou 8 candidatos que fizeram esse protesto, eles estão levantando a bandeira de todos nós . Qualificar, Valorizar, reestruturar a segurança pública é de interesse de todos os policiais, de toda a sociedade. NOMEAÇÃO JÁ
19 de Feb / 2016 às 22h38
Também estou entre os mais de 800 aprovados do concurso da Polícia Civil da Bahia e me apresentei, juntamente com colegas, no democrático e pacífico manifesto de hoje em frente à creche do bairro de Piranga. Importante esclarecer à comunidade e interessados que nossa intenção em conversar pessoalmente com o governador é de receber deste a confirmação de data para nomeação, tendo em vista que data do resultado final da banca (17/03/2016) já consta no edital, é de conhecimento de todos! O embate gira em torno do governador Rui Costa aduzir hoje em Juazeiro que a nossa nomeação não tinha data prevista, que ainda dependia de aprovação orçamentária. Em contraponto, em sua última visita à Vitória da Conquista-BA informou aos manifestantes daquela cidade que apesar da crise e arrocho financeiro deveríamos ficar tranquilos pois o concurso já estava previsto no orçamento de 2016. O governador Rui Costa já demonstrou interesse e preocupação com uma Bahia oferecendo maior e melhor segurança pública e nós queremos trabalhar!!
19 de Feb / 2016 às 22h54
Ricardo, você só pode ser um pelego pra defender uma esculhambação dessas, um concurso de 2013 e ainda estamos falando em nomeação? Que prova é essa que necessita de três meses pra sair um resultado? Cada aluno realizou uma tese de PHD? Faça-me o favor...
20 de Feb / 2016 às 08h54
Precipitação???? Vc N deve estar falando do mesmo concurso!!! Nada que seja feito no sentido de cobrar nomeação pode ser visto como precipitação... Os prazos são alongados sem nenhum motivo coerente; pais de família estão desempregados há meses; famílias inteiras sem uma fonte de renda pois seus pais/mães tiveram que sair dos seus respectivos trabalhos para o Curso de Formação. Vc não deve ser aluno dessa turma de 2013, ou não teria a pachorra de fazer um comentário desse!!!
20 de Feb / 2016 às 09h57
Para vc tá falando isso "Ricardo" acredito q vc não é um aprovado do concurso, deve ser alguém do governo. Se estivesse a três anos esperando essa nomeação iria saber as dificuldades q todos passaram, pense nos q pediram exoneração dos seus empregos para participar do CF e estão desempregados...
20 de Feb / 2016 às 11h09
Pensar que não são apenas as centenas de candidatos, são centenas de famílias sofrendo junto com tamanha luta. Pessoas que largaram seus empregos (afinal havia aulas o dia todo), que saíram de suas cidades, gastando o.dinheiro que nem tinham com aluguel caríssimo, investimento em material, tempo e estresse dispensados em cada avaliação. Tudo isso para continuar na desesperadora incerteza! Além disso, é notória a necessidade desses servidores, a violência aprisiona os cidadãos, a Polícia é cobrada para resolver crimes, mas que sejam dado pelo menos o.básico para sua atuação! A sociedade precisa, e muito, de mais policiais!
20 de Feb / 2016 às 11h29
Ricardo, uma pena perceber que no mesmo concurso em que foram aprovadas tantas pessoas que lutam por uma segurança pública melhor, lutam por uma qualidade de vida melhor, esteja um cara conivente com o desdém do Estado como você. Se coloque no lugar dos outros antes de dizer o que pensa de maneira tão esdrúxula. Talvez seu lugar não seja na Polícia, já que demonstrou não se importar com a necessidade alheia.
20 de Feb / 2016 às 12h43
O concurso ocorreu em 2013, o curso de formação DOIS ANOS depois. O término do referido curso ocorreu em dezembro de 2015 e com ele o recebimento do auxílio bolsa. Um mês depois, janeiro de 2016, sem nenhuma razão para tanta demora, a prova final do curso. Agora fomos surpreendidos que o resultado final será apenas dia 17 de março! Qual a razão para esse enorme lapso temporal? Alguém acha esses prazos normais? Enquanto isso continuamos desempregados e sem receber nada! Para mim o curso findou no momento que pararam de pagar o pequeno auxílio bolsa (dezembro). Todos os trâmites, inclusive a prova, deveria ter ocorrido durante o curso. É assim que ocorre em todo e qualquer curso de formação. Por fim, não temos nenhuma previsão oficial de quando seremos nomeados. Alguém realmente acha normal essa demora toda? E que tem família, que foi obrigado a largar seus empregos para fazer o curso de formação que ocorreu em Salvador em tempo integral? Há coisas que só no Brasil acontecem e ainda tem gente que acha tudo isso normal...
20 de Feb / 2016 às 12h54
Os candidatos desse concurso esperam desde 2013; mais da metade deles pediu exoneração ou demissão de seus trabalhos para participar desse curso de formação, com a promessa de nomeação após sua conclusão, e agora encontram-se desempregados. Diante disso pergunto: pode-se falar em precipitação?
20 de Feb / 2016 às 13h05
Prezados policiais forrmados, mas desinformados. Esse governador do PT gastou o dinheiro da nomeação de vocês no patrocínio da Escola de Samba Mangueira, que ganhou o carnaval 2016 no Rio. Pois é... E nós precisando urgente do trabalho de vocês.
20 de Feb / 2016 às 14h23
INTERESSANTE SÓ VER O LADO DE VCS TEM MUITOS AINDA ESPERANDO DESDE 2009 PARA SER CHAMADO E NADA, QUEREM PASSAR NA FRENTE DELES. FIQUEM SABENDO QUE O ACORDADO VCS SÓ VÃO SER CHAMADO DPS QUE TODOS DA TURMA DE 97 ENTRAREM, NIGUÉM VAI PULAR O MURO VIU.
20 de Feb / 2016 às 21h50
E enquanto isto centenas de delegacias sem polícias para investigar os milhares de homicidios e e milhares de outros crimes, como estupros, roubos e furtos que ocorrem anualmente na Bahia,tendo ainda Salvador como a terceira cidade mais violenta do Brasi, estando entre as 20 mais violentas do mundo.
20 de Feb / 2016 às 23h38
Nomeação! era pra ontem...
21 de Feb / 2016 às 09h24
Fui remanescente do concurso de 1997, graças a DEUS, a Justiça da Bahia e a Dr. GUSMÃO estou PC da Bahia, através de mandado de segurança, foi uma saga com manifestações panfletagens, apoio da população e imprensa até que houve algumas nomeações via administrativa, muitos colegas se beneficiaram de poucos que suaram a camisa, vamos para a luta NOMEAÇÃO JÁ, apoio totalmente esta manifestação ordeira, pacifica e técnica. Vejam quantos REDAS, X9, e agentes públicos das prefeituras estão usurpando as funções de policia judiciária dentro das delegacias do pais a exemplo do desenhista do retrato falado do DPT e Justiça neles,o Judiciário da Bahia e o MP estão atentos.
22 de Feb / 2016 às 10h15
As injustiças prosseguem na Bahia, lamentavel.
22 de Feb / 2016 às 14h39
Ser nomeado é um Direito Líquido e certo dos aprovados no concurso da polícia civil da Bahia. É um Direito Constitucional nosso.Nossa luta é legítima e só findará com a posse.