A gestora da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Denise Lima, participou na manhã desta quinta (18), na sede do Ministério Público de Pernambuco neste município, de uma reunião com o promotor Lauriney Reis Lopes. O objetivo do encontro foi o de fortalecer cada vez mais a parceria com o MPPE, bem como outros órgãos públicos, no que diz respeito ao combate à poluição sonora. Participaram ainda da reunião o secretário Executivo da Ordem Pública, Jenivaldo Santos; além de Aionne de Souza e Daniel de Lima, representando a Vigilância Sanitária.
O promotor público sugeriu que fosse realizado um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais que são citados em denúncias de poluição sonora, para que os órgãos possam fazer ações conjuntas e coibirem esta que é uma das principais demandas observadas em Petrolina.
Denise Lima enfatizou que poluição sonora representa o maior número de denúncias que chegam à AMMA. “No ano passado, de todas as nossas demandas, esta representou 43% das reclamações. Dos estabelecimentos que deram entrada solicitando o alvará sonoro, que é o documento que permite a utilização de som de acordo com os parâmetros estabelecidos em lei, vinte conseguiram obter e trabalham dentro da legalidade. Quanto aos outros estabelecimentos, temos buscado dar orientações, sempre enfatizando que nosso trabalho não é o de proibir ninguém de utilizar som, mas sim, fazer com que cumpram as regras estipuladas na legislação ambiental”.
Uma nova reunião deve ser agendada para os próximos dias no sentido de deliberar ações que deverão ser desenvolvidas por órgãos como MPPE, AMMA, Ordem Pública, Polícia Militar, Polícia Civil.
Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
4 comentários
20 de Feb / 2016 às 13h09
A Gestora da AMMA Denise Lima e o Promotor Lauriney Reis Lopes e outros que participaram desse conversa/reunião estão totalmente equivocados ou tampam o sol com peneira, pois hoje não são somente o comércio(casas de shows,bares e etc) que praticam a poluição sonora em voga que além de irritar tira o sono de muita gente. O pior poluidor hoje são os FAMIGERADOS paredões(Carros com equipamentos de som que mais parece um trio elétrico), esses sim deveriam ser multados e retirados de circulação, pois não pagam os devidos impostos à Prefeitura Municipal de Petrolina ou de qualquer outra prefeitura. Pensem nisso SENHORES e SENHORAS que participaram dessa mistica reunião.
20 de Feb / 2016 às 14h34
gostaria muito que a cidade de juazeiro pudesse ter essa essa mesma posição que a cidade de petrolina tem
20 de Feb / 2016 às 20h20
No meu bairro, Cohab 05, os problemas não são os estabelecimento, mas , sim as residencias de pessoas mal educadas e sem respeito com sua vizinhança. Por favor, atentem para este ponto tambem. Tem dia que o som é tão alto, como nesse momento que não se pode nem abrir as portas. A punição para este tipo de abuso é muito branda, eles não temem.
21 de Feb / 2016 às 05h40
ENQUANTO ISSO DO LADO DE CÁ DA PONTE PRESIDENTE DUTRA AS NOSSAS LIDERANÇAS CONTINUAM ALHEIAS ÀS REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO QUE JÁ NÃO TEM MAIS SEQUER UMA GOTA DE TOLERÂNCIA PARA OS DECIBÉIS DE SHOWS SOB LIBERAÇÃO DA PREFEITURA, DE PAREDÕES E PAREDINHOS QUE TRANSITAM LIVREMENTE PELO CENTRO DA CIDADE E POR TODA A PERIFERIA SEM QUALQUER PUNIÇÃO. NINGUÉM AGUENTA MAIS ESTE INFERNO DO QUAL O CHEFE É OMISSO, É ABSTRATO!