Fatos intrigantes, revoltantes e curiosos marcaram os primeiros quinze dias do mês de fevereiro. Certamente serão marcados como, se não os mais importantes, acontecimentos dignos de retrospectivas editoriais da imprensa mundial neste ano de 2016.
Crime - Na madrugada do dia 9 de fevereiro, uma quadrilha de assaltantes arrombou o Banco do Brasil de Jacobina pelos fundos. A ação durou quase 2 horas e os elementos efetuaram disparos de fuzis em vários pontos da cidade, aterrorizando a população. De acordo a informações policiais, depois do roubo do Banco Central de Fortaleza, o ataque aos cofres do Setor Regional de Tesouraria (Seret), da agência do BB de Jacobina, responsável em guardar dinheiro de todas as agências pública e privadas de 23 municípios da região, foi um dos mais ousados do país.
Festa - Na tarde do dia 10 de fevereiro a Mangueira é escolhida como a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio em 2016. A escola verde e rosa não vencia desde 2002. O desfile que pôs fim ao jejum de mais de uma década homenageou a cantora baiana Maria Bethânia, com o enredo "Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá".
Enquanto na Bahia, a "Paredão Metralhadora", da banda "A Vingadora", recebeu o troféu de melhor música do Carnaval 2016. O hit que foi bastante criticado e acusado de incitar a violência metralhou um monte de música de artistas renomados.
Blasfêmia - Até o santo papal João Paulo II foi vítima de notícia depreciativa. No dia 15, a Rede de Televisão Britânica BBC tornou público o conteúdo de algumas cartas supostamente escritas pelo ex-Sumo-Pontífice da Igreja Católica para uma "amiga bem próxima". O bastante para a imprensa do mundo todo, inclusive a brasileira, que não gosta de fofoca e factoides, insinuar que Karol Jósef Wojtyla, canonizado em abril de 2014, poderia ter um relacionamento amoroso, com o agravante de que a pessoa citada seria casada. Segundo a BBC, mais de 350 cartas escritas por João Paulo II à filosofa americana de origem polonesa Anna Teresa Tymieniecka foram encontradas na biblioteca polonesa à qual a filosofa as legou em 2008.
A atual autoridade máxima da Igreja Católica, o Papa Francisco também virou notícia neste mês. Durante visita ao México, sua quarta viagem ao continente americano, entre outras coisas, o Papa alertou religiosos sobre a tentação da resignação (submissão à vontade de alguém ou ao destino), mas o que chamou atenção foi quando o pontífice se 'retou' com um fiel depois de ter sido puxado e quase caído sobre um cadeirante. Durante seu pontificado, ele já esteve no Rio de Janeiro, em julho de 2013; Equador, Bolívia e Paraguai,(julho de 2015 e Estados Unidos e Cuba, setembro de 2015.
Política - No dia 17, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), sofre uma das suas maiores derrotas na Casa. Em eleição para a escolha do líder do seu partido o candidato apoiado por ele foi vencido pelo deputado Leonardo Picciani. Em votação secreta, Picciani foi reconduzido ao cargo com 37 votos, enquanto seu concorrente Hugo Motta teve 30. "Angélica", epônimo (para não dizer que a autoridade possui apelido ou alcunha) dado a Cunha por agentes da Polícia Federal que realizaram uma operação na investigação da Operação Lava-Jato em suas residências. Segundo a coluna "Painel", da "Folha", do jornal Folha de São Paulo, Cunha é chamado de Angélica, que teve a música "Vou de táxi" como sucesso nos anos 80. A referência é devido ao táxi encontrado na casa do presidente da Câmara no Rio.
Outro fato político de elevada notoriedade foi a polêmica entrevista da ex-concubina do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). À revista BrasilcomZ, a jornalista Miriam Dutra, que até 31 de dezembro do ano passado foi colaboradora da TV Globo por 35 anos, fez denúncias contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de comentar sobre relacionamento extraconjugal que manteve com ele entre os anos de 1985 e 1991, a ex-amante de FHC revelou que o mesmo a obrigou a conceder uma entrevista a Veja, dizendo que o pai da criança que garante ser fruto do relacionamento era um biólogo. A jornalista acusou FHC ainda de ter incentivado a praticar abortos.
Cúmulo da Imbecilidade - No dia 16, um golfinho do tipo franciscana, um dos menores do mundo, que mede entre 1,30 e 1,70 metro, morreu na cidade de Santa Teresita, na província de Buenos Aires, na Argentina, após ter sido removido da água por turistas para que tirassem fotos. Pouco depois da irracional e ignorante atitude o corpo do pequeno mamífero marinho foi deixado na areia. A idiotice dos banhistas por uma ridícula mania de autorretrato chamada de 'selfie. O golfinho franciscana, ou golfinho-do-rio-da-prata, é uma espécie em extinção e só é encontrado na Argentina, Uruguai e Brasil.
"Quando fevereiro chegar
Saudade já não mata a gente
A chama continua no ar
O fogo vai deixar semente
A gente ri, a gente chora
Ai ai ai ai
A gente chora ..."
Quando Fevereiro Chegar – Geraldo Azevedo
Por Gervásio Lima Jornalista e Historiador
1 comentário
19 de Feb / 2016 às 07h35
Como sempre, mais um exímio texto do Jacobinense Gervásio Lima, contextualizando criticamente fatos marcantes do mês que ainda corre a se findar. Parabéns meu velho, competência é pra quem a possui e não para quem quer. Abração!