O deputado estadual Zó (PCdoB) ao lado do também deputado estadual Bobô (PCdoB) participou nesta quinta-feira (18), na capital baiana, de uma reunião com a equipe da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) da Bahia. Na pauta, o reajuste da tarifa de água cobrado pela Mineração Caraíba aos produtores da adutora.
Presente há 40 anos na região, a Mineração Caraíba, através da adutora, bombeia água do São Francisco para a exploração de minérios. De toda a água captada, 30% é destinada pra a mineração, 50% é direcionada para os produtores e 20% abastece parte das cidades de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Andorinha, Jaguarari e Monte Santo, esta última com carro pipa.
"Toda a água fornecida é cobrada com taxa de mineração o que não é justo. O que queremos é que a taxa seja diferenciada. O preço cobrado atualmente é de 0,17 centavos o metro cúbico e querem aumentar pra 0,38 centavos o que inviabiliza o trabalho e a produção dos agricultores que dependem da água", ressaltou o deputado.
Ainda de acordo com Zó em outros projetos irrigados do Vale do São Francisco esta taxa não ultrapassa 0,10 centavos. "Temos quase mil produtores e precisamos abraçar esta causa", avaliou.
Segundo a equipe da secretaria, com os dados técnicos em mãos, uma solução será buscada. Na próxima semana Zó e Bobô esperam uma reunião com a direção da Mineração Caraíba, Embasa e setores relacionados ao assunto.
Ascom/Deputado Estadual Zó
2 comentários
19 de Feb / 2016 às 03h59
Muito bem copiado por outras cidades que viram o sucesso dessa adutora, Juazeiro a Mineração Caraíbas. O povo de Juazeiro e da Bahia devem lutar contra a sabotagem que fazem contra o desenvolvimento de nossa região. Devemos abrir os olhos contra os inimigos do povo baiano.
19 de Feb / 2016 às 07h44
E a questao das casas do minha casa minha vida envolvendo o nome de Zo deu em quê???