Entre as diversas especialidades ofertadas a comunidade pelo programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro está o Eletrocardiograma. No acumulativo de janeiro até agora a Secretaria de Saúde do município já totaliza 300 exames.
O vendedor Bruno Santos, de 45 anos, morador de Campos dos Cavalos, comunidade do Salitre onde nesta quarta-feira, 17, foi realizada a 6ª edição do programa foi um dos pacientes submetido ao exame. Ele apresentou problemas nos batimentos cardíacos, segundo diagnosticou o médico. "Graças a Deus consegui me consultar e fazer meu exame. A prefeitura está de parabéns. Juazeiro necessitava de uma ação como esta", disse o comunitário.
De acordo com o cardiologista, Vitor Borges, o eletrocardiograma deve ser realizado, principalmente em homens acima de 40 anos e em mulheres na fase do climatério, período em que aumentam os índices de infarto. "A caravana é de suma importância para agilizar o atendimento à população, de forma que os pacientes tenham suas demandas diagnosticadas o quanto antes para se dar o tratamento devido", expôs o profissional.
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do coração são amplificados e registrados em um pedaço de papel.
A avaliação cardiológica de rotina e o acompanhamento são obrigatórios para àqueles que já detectaram alterações como colesterol alto, hipertensão, diabéticos, e para quem já teve infarto. Tais doenças não têm cura, porém, podem ser controladas. Caso essas doenças não sejam controladas, o risco de complicações graves é alto, como derrame (acidente vascular cerebral) e infarto, o que afeta de forma brusca a qualidade de vida das pessoas.
Ascom/Juazeiro
0 comentários