"A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais.
Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika. Depois de insistentes cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima.
"O governo do PT que anunciou uma espetacular operação de guerra contra o Aedes aegypti só forneceu 20 pacotinhos do produto, o que não deu nem para dar um a todos os 23 agentes de saúde de Retirolâdia. Depois de 60 dias, segundo o prefeito, o larvicida fornecido não durou nem um dia", assinala Aleluia.
De acordo com o líder democrata, a solução dos servidores da prefeitura foi pescar piabas e soltar nas cisternas infectadas. Pra piorar a situação, a Dires/Funasa já informou ao prefeito que não há previsão para nova remessa do larvicida. "O que está acontecendo em Retirolândia vem se reproduzindo em toda a Bahia e Brasil. O governo do PT não tem compromisso com a realidade nem com a verdade. Eles vendem sonhos recheados de mentiras, a exemplo do confeiteiro Rui Costa", afirma Aleluia.
Ao perceber várias lacunas na Medida Provisória de combate ao Aedes aegypti, da Presidência da República, o deputado democrata apresentou uma série de emendas. Entre elas, a que cria um dispositivo que pune por crime de responsabilidade o agente público que se omitir em aplicar as medidas previstas na MP. "Na Bahia, convivemos com a omissão frequente da Embasa em resolver problemas criados pela própria empresa".
Outro aspecto previsto nas emendas de Aleluia é quanto ao estabelecimento de prazo para adoção de medidas, quando constatada a existência de criadouros do mosquito em estabelecimentos privados. "Propomos o prazo máximo de 10 dias, sob pena de criminalização e multa". O parlamentar baiano também propôs a revogação do entrave legal no compartilhamento de material genético dos vírus das doenças com instituições de pesquisas. "É inadmissível que, num momento de esforço mundial para a erradicação de agentes patológicos, o Brasil queira criar dificuldades à solução do problema".
Ascom/ Deputado Federal Aleluia
8 comentários
13 de Feb / 2016 às 06h01
Tenho que concordar com o deputado, não temos larvicida, nem tão pouco material de trabalho. Estamos trabalhando na raça, governo de mentiras e enganações, o agente de endemias em juazeiro é tratado como um monte de lixo pela atual gestão. Somos efetivos do município, caso contrário o prefeito já tinha demitido todos tá louco para acabar com esse programa.
13 de Feb / 2016 às 08h31
As prefeituras estão cheias de dinheiro, por isso que a corrida e disputa e grande, acho que a vaca profana e boa de leite. Tudo de bom neste país foi Lula e Dilma que fez. Os prefeitos dividem o dinheiro com os cantores de carnaval e deixam as escolas sem merenda
13 de Feb / 2016 às 10h48
COM TOTAL CERTEZA NOBRE DEPUTADO ESSA E A MAIS PURA VERDADE QUE ESTA ACONTECENDO NOS MUNICIPIOS POIS O SALARIO AUMENTOU E ATE AGORA NADA DE SAIR O REAJUSTE DOS TRABALHADORES DA ÁREA?????????
13 de Feb / 2016 às 12h01
CALA A TUA BOCA. SEM MORAL PARA FALAR NADA. NO SEU TEMPO E DE ACM ERA UMA DESGRAÇA. AS ESCOLAS SOMENTE PARA OS RICOS. A SAUDE NAO EXISTIA. NÃO TINHA AMBULANCIA. INAMPS MATAVA. CASAS PARA O POVO MORAR NADA. NA SECA CESTA BÁSICA E OPERAÇAO TAPA BURACO. E AINDA VEM COM ESSA CONVERSA MOLE DE PELO POOVO. SOMENTE OS COXINHAS IDIOTAS PARA ACREDITAR NAS PROMESSAS DO DEM E DO PSDB.
13 de Feb / 2016 às 12h58
Tudo de ruim e podre nesse país foi o PT quem fez, chefiado pelo Pai do Pobres, que mora num Triplex, o Lularápio, e sua sucessora, Dilmentira. Vc sabe onde foi parar o tesoureiro desta quadrilha? Na cadeia!
14 de Feb / 2016 às 01h53
O problema são os gestores, gente de péssima qualidade, sem qualquer tipo de preparo, como esse vaqueiro aboiador aqui de Juazeiro, pessoa de péssima qualidade administrativa, não sabe administrar uma casa, vai administrar uma cidade? dá nisso. Joga dinheiro fora com carnaval e a cidade entra em colapso com funçoes básica do municipio, como a coleta de lixo. Oposição em Juazeiro? somos nós que colamos esse prefeito zé mané e vamos tirá-lo para colocar outra pessoa, se aparecer...
14 de Feb / 2016 às 16h41
Quem te viu antigamente. Quem te ver agora. Você não é figura estranha no cenário político da sofrida Bahia, com tanta gente ruim, meu caro deputado Aleluia.
09 de Mar / 2020 às 20h16
QUEM É ALELUIA NO JOGO DO BICHO. O VELHO BABÃO DO VELHO MALVADEZA?